terça-feira, 27 de outubro de 2020

Parque Sabesp Cangaíba em São Paulo


Visitamos num feriado o Parque Sabesp Cangaíba, que fica localizado na Zona Leste da capital paulista. Tem 12.300 m² de área no total, tendo sido inaugurado em 21/03/2015. É administrado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo S.A.), que é uma empresa de economia mista, de capital aberto e tem ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York. A Sabesp atua em serviços de água e esgotos em 364 dos 645 municípios paulistas, inclusive na Capital (dados de maio/2009). Vinte e seis milhões de habitantes são beneficiados por atendimentos de serviços de água e esgoto.

PARQUE SABESP CANGAÍBA

Horário de funcionamento:

De terça a domingo
das 7h às 17h 
Telefones:
Não há disponível
Localização:
Avenida Cangaíba esquina com Rua Engº Costa Ourique, Cangaíba
Ver no mapa

Para chegar ao parque utilize, entre outras, as linhas de ônibus de números 211V-10 (Vila Paranaguá/Penha, 2363-10 (Jardim Danfer/Terminal Pq. D. Pedro  II), 2728-10 (Jardim do Castelo/Metrô Penha), 2765-10 (Vila Cisper/Metrô Tatuapé), 3901-10 (Jardim Danfer/Metrô Penha), N335-11 (Terminal Penha/Ermelino Matarazzo), N342-11 (Terminal Penha/Jardim Danfer) e N344-11(Terminal Penha/Vila Cisper).
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De carro, vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 

Não há um estacionamento no parque, mas encontram-se vagas nas ruas que o circundam, devendo atentar para a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura
Sua infraestrutura é composta por quadra de esportes e arquibancada, playground, bancos e mesa para jogar dama/xadrez, praça com mirante, bicicletário, equipamentos de exercício físico para a terceira idade, sanitários (limpos no dia da visita) e rota de passeio que segue o percurso da tubulação de água já existente. Há também painéis que orientam sobre o uso racional da água. O parque tem rampas para garantir a acessibilidade a portadores de deficiência.

Quanto a flora do local, houve a preservação de 470 árvores (remanescentes da Mata Atlântica) e o plantio de outras 120, das mais variadas espécies, além de 2.078 espécies arbustivas e trepadeiras.

Quanto a avifauna, observamos pássaros presentes no parque, principalmente nas árvores remanescentes do local, preservadas pelas obras de sua criação.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas nas ruas próximas existe um pequeno comércio, que pode vender alimentos e bebidas.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas acima de aro 14 são proibidas, como também os skates. 

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, transmitindo tranquilidade para os usuários.

O parque recebeu investimentos de mais de R$ 5,5 milhões e foi criado a partir de uma série de obras que criaram espaços de acesso ao público no terreno onde já funcionava o Reservatório Cangaíba da Sabesp, e tem como objetivo aproximar a empresa da população por meio de práticas de conscientização ambiental, culturais e de convivência, voltados a todas as faixas etárias, resgatando a história da companhia e dos bairros atendidos, sempre com foco no uso racional da água.

O novo espaço de lazer e de prática de exercícios físicos objetiva atender, principalmente, os moradores dos bairros Cangaíba, Jardim Danfer, Engenheiro Goulart, Parque Boturussu, Vila Cisper, Vila Paranaguá e Vila Sílvia.

As obras do parque utilizam materiais ecologicamente sustentáveis (sistemas pré-fabricados e o conceito de obra seca), com pisos drenantes, que propiciam a absorção da água das chuvas pelo subsolo, alimentando o lençol freático. 

Vale a pena
  • Utilizar o quadra/campo de futebol de grama sintética para a prática do esporte;
  • Atentar para o grande painel que existe sobre o "Ciclo do Saneamento", que mostra as interessante etapas de como tratar a água e o esgoto e
  • Caminhar pela rota acessível, trilha e pista do parque.
________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte: Website da Sabesp (http://www.sabesp.com.br).
_________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

5 comentários:

  1. Bacana. Bela iniciativa da Sabesp.

    ResponderExcluir
  2. bom dia a todos,esse parque dá Sabesp do Cangaiba, está sempre fechado esse é o segundo domingo 22/01/2017 que está fechado para o lazer dá populaçã, sinceramente não sei porque gastaram verba pública,nesse parque se nós final de semana está interditado,eu esperava um pouco de conservação dos responsáveis pelo local.não tem nem um contato para reclamar ou pedir informações

    ResponderExcluir
  3. quería dizer que tem um filhote de gato aí no parque , na parte do portão da saída onde a quadra , ele já está aí a 2 dias e agora o parque está fechado

    ResponderExcluir
  4. se caí uma GOTA de chuva, já fecham o parque pro resto do dia, mesmo que saia um sol de rachar. me poupem, não é como se vcs tivessem muito trabalho com o parque a aberto pra quererem ficar com a bundinha pra cima sem trabalhar o dia todo com ele fechado. parem com isso. vou começar a procurar onde reclamar. obrigado.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site