quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Parque Ecológico Chico Mendes em São Paulo

Visitamos numa sexta-feira (feriado) o Parque Ecológico Chico Mendes, que fica na rua Cembira, 1201 (ver no mapa), na Vila Curuçá Velho, subprefeitura Itaim Paulista, zona leste de São Paulo. O parque tem área de 61.600 m² e tem um lago artificial com mata remanescente, que protege nascentes e acompanha o córrego até o lago.


Parque Ecológico Chico Mendes SP

Horário de funcionamento:
7h às 18h
Telefone:
(11) 2035-2270
Localização:
Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho
Ver no mapa

Como ir ao Parque Ecológico Chico Mendes em SP


  1. Ônibus - linhas de números 2583-10 – Vila Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II, 273R-10 – Jd. Robru, 2704-10 – Jd. Robru, 273N-10 – Cidade Kemel II, 2756-10 – Guaianases, 2755-10 – Guaianases e 2756-10 – Metrô Patriarca. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Carro, clique em mapa para traçar seu roteiro.


O que fazer no Parque Ecológico Chico Mendes em SP

O parque tem uma área de proteção a nascentes e a um córrego que deságua em um lago artificial. Duas trilhas percorrem a área de vegetação no entorno do pequeno rio e são um passeio agradável para os visitantes. 

Para o lazer, o local tem churrasqueiras e quiosques. As quadras de futebol, pista de caminhada e corrida são ótimas opções para exercícios físicos. Para as crianças, há playground com diversos brinquedos. O parque também tem um casarão para reuniões e exposições, com atividades culturais e esportivas programadas.

É proibido andar de bicicletas, patins e outros.

Não há lanchonetes no interior do parque.

Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. 

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, dando-nos tranquilidade.

Fauna

De acordo com levantamento da Prefeitura de São Paulo, local reúne 74 espécies de animais (56 são aves): guaracava-de-barriga-amarela, bem-te-vizinho-penacho-vermelho, joão-teneném, pitiguari, saí-canário, figuinha-de-rabo-castanho e pula-pula. As rapinantes como quiri-quiri, gavião-carijó e coruja-orelhuda se refugiam no bosque. Além disso, o parque conta com a presença de caranguejo-de-água-doce, saguis e gambás-de-orelha-preta.

Flora

Sua flora é composta por remanescente de Mata Atlântica que acompanha o córrego até o lago, áreas ajardinadas, pomar e eucaliptal. Destacam-se canelas (Endlicheria paniculata e Ocotea lanata), canjerana, cafezinho, castanha-portuguesa, gameleira-brava, guapuruvu, ipê-rosa, jambolão, jatobá, mamica-de-porca, paineira, patas-de-vaca (Bauhinia longifolia e B. variegata), pitangueira e tapiá-guaçu.

História do Parque Ecológico Chico Mendes em SP

Conforme site da Prefeitura de São Paulo, o parque está localizado em uma região carente de áreas verdes, sendo que a área pertencia à antiga Fazenda Chácara Figueira Grande desapropriada em 1987 para a implantação do parque público.

Aberto ao público em 1989, o parque recebeu o nome de Francisco Mendes Filho – Chico Mendes (1944 a 1988) – seringueiro, sindicalista, ecologista e ativista ambiental acriano, tendo sido definido como de uso cultural, de lazer passivo e voltado para pesquisa e conhecimento do meio ambiente.

Vale a pena nParque Ecológico Chico Mendes em SP

  • Utilizar os quiosques para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido e
  • Caminhar pelas várias trilhas, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor.
Veja vídeo feito no local, quando da visita.


Fotos do História do Parque Ecológico Chico Mendes em SP

Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

3 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site