Visitamos o Parque Belém, que tem o nome oficial de Manoel Pitta, numa terça-feira, que fica localizado na Avenida Celso Garcia, 2431 (veja no mapa), no bairro do Belém, na zona leste de São Paulo e tem 210.400 m² de área. O parque foi inaugurado em 2012 e ocupa a área que por 103 anos foi do Instituto Disciplinar, Colônia Correcional e a FEBEM, sendo totalmente reformada, transformando-se num bom espaço de lazer e cultura.
Parque Belém
Horário de funcionamento
6h às 18h
|
Telefone 11 3279-7280 |
Localização
Avenida Celso Garcia, 2531, Belém
Ver no mapa |
- Ônibus - há várias linhas de ônibus, entre as quais a 702P-10 x Term. Penha x Term. Pinheiros e a 2291-10 Term. S. Mateus x Praça República. Para informações sobre demais linhas que servem o parque, ligue 156 ou consulte o site da Sptrans (clique aqui).
- Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro.
Estacionamento
Há um pequeno estacionamento gratuito para veículos com entrada pela Av. Celso Garcia, 2.231, em frente a Portaria 1.
Infraestrutura do Parque Belém
A população tem à disposição uma estrutura com 6 quadras poliesportivas, 1,5 km de ciclovia, 1,5 km de pista de corrida, pista de skate, duas áreas para ginástica, praças de estar e com equipamentos para ginástica para a terceira idade e dois playgrounds.
Num prédio onde na década de 1930 era o "reformatório das meninas", está instalada agora a Fábrica de Cultura Parque Belém. O edifício está estruturado em vários espaços para receber atividades culturais, tais como dança, teatro, música, circo, xadrez, além de ter salas de múltiplo uso, artes plásticas e outras atividades (clique aqui para mais informações e cursos disponíveis). Também há uma biblioteca disponível para os frequentadores. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados e feriados, das 10h às 17h.
No parque, a população conta com o Teatro - Café Concerto e com uma Escola Técnica Estadual - Etec (telefones para informações de cursos 11 2292-0742 e 2291-9293).
Não há lanchonetes no parque.
Os sanitários estavam limpos e cuidados no dia da visita.
Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias ou focinheiras, para os maiores ou bravos.
Soltar pipas, fazer churrascos e fogueiras e comércio de ambulantes estão proibidos no interior do parque.
Há vários vigias no parque, conferindo-lhe segurança.
A flora está se desenvolvendo aos poucos, pois quando foi inaugurado, o parque tinha na sua maioria mudas plantadas para a ocasião, principalmente de árvores nativas da mata atlântica, entre elas, araçá-amarelo, gabiroba, araçá-roxo, tarumã, uvaia, araticum, grumixama, ingá e o cambuci – árvore símbolo da cidade de São Paulo e ameaçada de extinção.
História do Parque Belém
O parque ocupa uma área que num período de 103 anos (1902 a 2005) foi do Instituto Disciplinar, Colônia Correcional e FEBEM. Uma profunda reforma foi feita no local, tendo sido gasto pelo Governo do Estado cerca de R$ 37,3 milhões entre o projeto e sua execução, baseada nos princípios da sustentabilidade ambiental, com a utilização de técnicas construtivas alternativas.
Vale a pena no Parque Belém
- Caminhar e correr pelas boas pistas existentes destinadas para cada fim;
- Utilizar bicicletas na ciclovia disponível e
- Participar de eventos (todos gratuitos) na Fábrica de Cultura Parque Belém, inscrevendo-se no local (informações pelo telefone 11 2618-3447).
Veja vídeo do Parque Belém feito durante nossa visita (clique no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização):
Que beleza, tomara que tenhamos manutenção em todos esses parques que estão sendo formados de um tempo pra cá.
ResponderExcluirSeria bom se não tivessem alguns "poréns". O Governo sempre diz: "Estamos fazendo áreas para as comunidades carentes que não tem onde se divertir...", mas vemos no parque a depredação (placas, arvores, pichações, quebra das tabelas de basquete - muitas já foram trocadas e outras não repostas - , etc). Aa reuniões de jovens e crianças da comunidade que existe ao lado, usam drogas para qualquer um ver; Pipas (que são proibidas) são usadas com o cerol; Equipamentos como os bancos e mesas de madeira se deterioraram com o tempo; A iluminação das pistas de cooper e ciclismo não funcionam (já há muito tempo) e o administrador afirma que roubam os fios. A grade, na divisa com a comunidade já está alargada, passando por ela mesmo com o parque fechado. Nem os pássaros, que ali se reproduzem tem sossego, pois tentam matá-los a pedradas. A vigilância é caótica. Enfim, o poder público fez, mas não mantém nem organiza e nem vigia. O parque é bom, mas infelizmente tende a ficar ruim. Ah, no estacionamento gratuito, já tem flanelinha, a ai de quem não pagar.
ResponderExcluirExcelente parque para quem quer andar de bicicleta, patinete ou patins. O asfalto da ciclovia e da pista de cooper está em excelente estado, e a pista de skate, apesar de alguns probleminhas na conservação, também garante diversão. Aos sábados depois das 14 é possível estacionar no entorno sem pagar zona azul, e não notei flanelinhas. Recomendo.
ResponderExcluirNao atendem o telefone parar dar maiores informações!!!! Temos um projeto bacana para tentar montar no parque. Quase impossível falar com a direção do parque.
ResponderExcluirMeu e-mail merustes@hotmail.com
Em atenção ao seu comentário, ressaltamos que o site Áreas Verdes das Cidades se trata de uma iniciativa privada, sem vínculos com o poder público, que administra os parques em sua grande maioria, que é o caso do Belém. O telefone da assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP, a qual está vinculada a administração do Parque Belém, é o (11) 3133-3369. Talvez possam ajudá-lo (a).
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirGostaria do link do regulamento do parque ou da lei que legisla o mesmo. Dizendo o que pode ser feito no parque e o que é proibido.
ExcluirObrigado
Um bom parque, mas com um problema sério: apesar de proibido por lei, grande parte dos frequentadores passeiam com seus cães sem guia. Só em 2015, fui atacado cinco vezes enquanto corria.
ResponderExcluirEm uma das ocasiões, cheguei a questionar um segurança do parque sobre a total falta de fiscalização, e ele então sugeriu que eu fosse a uma delegacia prestar queixa.
O parque é novo e a pista de cooper também,aliás o parque tem como destaque a pista,que é estreita,mas adequada para corrida e pra andar de bike,há uma favela que se ergueu bem ao lado do parque e há muitos garotos empinando pipas dentro do parque o que pode ser perigoso.
ResponderExcluirPq relativamente novo e com vários problemas. Paraim o pior é o descaso do gov estadual e da prefeitura. A prefeitura não limpa a área externa, calçadas etc dizendo q é o gov estadual. O estado não limpa pq é obrigação da prefeitura. Tem luxo, criador de mosquito da dengue. Aparelhos deteriorados, sem segurança.
ResponderExcluirPq relativamente novo e com vários problemas. Paraim o pior é o descaso do gov estadual e da prefeitura. A prefeitura não limpa a área externa, calçadas etc dizendo q é o gov estadual. O estado não limpa pq é obrigação da prefeitura. Tem luxo, criador de mosquito da dengue. Aparelhos deteriorados, sem segurança.
ResponderExcluirRealmente é uma opção maravilhosa para quem gosta de ciclismo e prática de corrida também,porém, é uma pena vermos pessoas soltando pipas com cerol próximo à pista de ciclismo e crianças depredando as árvores e plantas catalogadas no local, isso é lamentável. .!
ResponderExcluirAcho que a segurança privada tem que ser um pouco mais ativa, pessoal solta pipas na frente deles...arrebentam as árvores e eles estão vendo só não fazem nada...Isso é uma pena.
ResponderExcluirO local é maravilhoso,mas,volto ao ponto crucial para quem anda de bicicleta,as pipas cpm cerol ainda vão causar acidentes graves! Por favor tomem providências antes que seja tarde!!
ResponderExcluirFalta de manutenção dos brinquedos, e lixeiras novas pois parace que parque esta abandonado.
ResponderExcluirParque Belém ao som de tiros.
ResponderExcluirO pipocar é constante. Em certos períodos é intenso. Os estampidos podem levar horas sonorizando o parque e ecoando pelos quarteirões do bairro.
Assim é o cotidiano do Parque Belém, uma benção dada aos moradores da região carente de boas áreas de lazer. Ao transformarem a antiga FEBEM em ponto verde de recreação foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores benefícios já feitos no bairro, comparável apenas ao Metrô.
O Clube da polícia militar, um dos vizinhos do parque, promove exercício de tiros. Pelo som da artilharia, são de armas de diversos calibres. Pelo volume do som dos tiros, isso é feito bem ao lado das pistas destinadas para caminhada, corrida e ao ciclismo.
Sei da importância do exercício. Entendo a necessidade de bem preparar quem irá manusear tais armas. Mas, por que fazer isso tão próximo a um lugar destinado ao relaxamento e ao lazer? Será que não existe outro ponto dentro da área militar para isso? Blindar, inclusive sonoramente, o espaço destinado ao exercício de tiros nunca foi levado em consideração?
Imagine-se num parque e o pá-pá-pá-pá de tiros. Uma mãe se sente segura em levar seus filhos? Um pai fica tranquilo com sua família em tal ambiente? Num país onde praticamente todos os dias um brasileiro morre por bala perdida ou em tiro intencional, como se sentir num parque que tem artilharia como trilha sonora?
Moro no bairro deste que nasci há mais de 60 anos. Amigo da minha família, Manuel Pita, que dá nome ao parque e que foi um dos maiores incentivadores por sua existência, ficaria muito triste com o que se ouve no parque. Tenho por mim que o som dos tiros é um dos motivos pelo qual o parque é tão vazio, sem vida, durante a semana. É receoso. É temeroso. É uma pena que tenha que ser assim.
Falta de segurança; aparelhos de ginástica praticamente inexistentes, pois quebraram quase todos; os vigias tem medo de repreender os maus frequentadores.
ResponderExcluirvou conhecer achei muito lindo o lugar com ares bem abertas e interesante vou dar umas voltas para conhecer 😉👣👣👣👣uma caminhada 👍👌👏👏👏
ResponderExcluirvou conhecer achei muito lindo o lugar com ares bem abertas e interesante vou dar umas voltas para conhecer 😉👣👣👣👣uma caminhada 👍👌👏👏👏
ResponderExcluirvou conhecer achei muito lindo o lugar com ares bem abertas e interesante vou dar umas voltas para conhecer 😉👣👣👣👣uma caminhada 👍👌👏👏👏
ResponderExcluirO Parque Belém é bem grande e pode ficar maior, se anexarem o terreno da fábrica demolida, mais o terreno do kartodromo e mais o terreno da penitenciária do lado da Marginal Tietê, com as estruturas de pista, ciclovias e com muita área verde viraria uma espécie de "Parque do Ibirapuera" da região.
ResponderExcluirOla, sou o Francisco 71 anos, eu me decepcionei ao visitar este parque, hoje dia 23 de março de 2024, fui levar meu neto, ele joga futebol neste parque aos sábados pela manhã .chovia muito e no local não tem lugar para acomodações, nem local para sentar, deixei meu neto fazendo aula e fui até ao meu carro que estava fora do parque porque o parque não tem estacionamento, fui pegar uma cadeira plastica para que eu pudesse sentar embaixo de uma sacada, pois chovia muito, quando eu retornei ao parque com a cadeira o porteiro ou a pessoa que estava na portaria não deixou eu entrar no parque com a cadeira, e ele me disse que que não é permitido a entrada de nenhum tipo de cadeira no parque, ( imagino que um cadeirante não pode frequentar este parque? ) então retornei ao meu carro que estava na rua para guardar a cadeira, e quando eu voltei ao parque o porteiro me disse o senhor não pode entrar porque o parque acabou de fechar, isso era mais ou menos umas 11:30 da manhã, um parque fexar as 11:30 da manha num sábado?
ResponderExcluirPergunto aos administradores do parque e o sr. prefeito vocês fariam o mesmo com seu pai ou sua mãe se tivessem na portaria no lugar do porteiro? Eu considero isso um desserviço ao usuário.
É lamentável isso acontecer.