terça-feira, 21 de maio de 2013

Parque Barragem do Guarapiranga em São Paulo

A visita ao Parque Barragem do Guarapiranga foi feita num domingo no Jardim Guarapiranga, zona sul da Capital. Sua área compreende cerca de 88.600 m², sendo cercado por 2 Km de gradil vazado, que permite boa visão da água da represa. Foram investidos por volta de R$1,4 milhão na construção, iniciada em 2008, tendo sido inaugurado em 19 de dezembro de 2010. Toda a área é contornada por ciclovia e calçada ecologicamente correta, com piso de blocos intertravados.
Horário de funcionamento:
6h as 19h
Localização:
Rua Dr. Caetano Petráglia Sobrinho, 41, Jardim Guarapiranga
Ver no mapa

Avaliação do parque (0 a 5) é 2,3.

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 5362-10 Pq. Res. Cocaia - Pça. da Sé, 5362-21 Grajau - Pça. da Sé, 5362-22 Jd. Eliana - Pça. da Sé, 5362-23 Pq. Res. Cocaia - Borba Gato, 5362-41 Pq. Res. Cocaia - Pq. Ibirapuera e 5632-10 V. São José - Lgo. São Francisco.
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
A ciclovia da Represa Guarapiranga passa pelo local.

Não há estacionamento no interior do parque, mas há várias ruas que ficam nas suas proximidades, onde os veículos podem parar (observe a sinalização no local).

Infraestrutura
Pista de caminhada, campo de futebol, playground infantil, playground da longevidade, ciclovia, horta-escola, praça e píer (pontilhão).

Fauna
Há ocorrência de duas espécies de roedores, o preá e o ratão-do-banhado e 25 de aves com destaque para as aquáticas e de brejo: irerê, ananaí, megulhão-caçador, biguá, garças, socós, carão, frangos-d’água, curutiés e jaçanãs. Nas jaçanãs, o cuidado da prole é exclusivo do pai, o qual comumente carrega os filhotes debaixo das asas.

Flora
Apresenta vegetação terrestre composta por gramados, arborização esparsa, alamedas de jerivás e campo de várzea. Destacam-se aroeira-mansa, figueira-benjamim, jerivá, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sibipiruna. Vegetação aquática composta por maciços de cataia, gramíneas, alface-d’água e salvínia.

Não há lanchonetes no parque, mas observamos ambulantes nas proximidades, pelo menos aos domingos.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, percorrendo o local. 

Curiosidade histórica
Há no parque um monumento em homenagem aos “Heróis da Travessia do Atlântico” de autoria de Otone Zorlin. Conforme consta do site da PMSP, "este monumento, originalmente inaugurado em 21 de agosto de 1929, incorpora uma coluna com capitel em estilo jônico, retirada de construção milenar do Monte Capitólio, em Roma, e faz referência aos italianos Francesco de Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zachetti. A bordo do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 “Santa Maria”, em etapa do voo iniciado em Elmas (Itália) e conhecido como “Raid das Duas Américas”, eles pousaram nas águas da Represa de Guarapiranga em 28 de fevereiro de 1927. Esta façanha seria repetida em agosto daquele mesmo ano, em hidroavião igual, denominado “Jahu”, sob o comando do brasileiro João Ribeiro de Barros, também pousando na Guarapiranga. Este hidroavião, único exemplar remanescente no mundo, já esteve exposto no Parque do Ibirapuera e encontra-se hoje preservado em museu aeronáutico em São Carlos/ SP".
Instalado na região da Represa do Guarapiranga em 1929, o monumento foi transferido em 1987 para o bairro dos Jardins, por ordem do então prefeito Jânio Quadros. 
A volta da escultura, que passou por restauro de cerca de R$ 400 mil e era reivindicação dos moradores da região desde a década de 1990, foi realizada quando da inauguração do parque em 2010. 
Caso queiram saber mais detalhes dessa curiosidade histórica, visitem o blog do Prof. Leandro Veríssimo (v. link aqui).

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 5524-8403.

Vale a pena

  • Caminhar pelas pistas existentes pavimentadas, observando a avifauna da Represa do Guarapiranga e os barcos que a utilizam; 
  • Visitar o Monumento "Heróis da Travessia do Atlântico" e 
  • Usar a ciclovia existente para os amantes de bicicletas. 

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).



A seguir, fotos tiradas no local ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução).

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

5 comentários:

  1. Não há mais espaço para piqueniques no parque?

    ResponderExcluir
  2. Não há mais espaço para piqueniques no parque?

    ResponderExcluir
  3. Ainda pode pescar neste local da represa?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse é o melhor lugar, da zona sul.
    Organizado e espaçoso e bem cuidado vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Muita bicicleta na faixa da barragem OCUPANDO TODA FAIXA as vezes, forçando pedestres sairem da frente, 24/07/2022, vai dar brigas!.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site