quinta-feira, 15 de julho de 2021

Parque Jacintho Alberto em São Paulo


Visitamos num domingo o 
Parque Jacintho Aberto, que fica localizado no bairro de Pirituba na Zona Norte da Capital e tem 38.000 m² de área. O parque está sob gestão privada da empresa Urbia Parques.

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
        (11) 3994-0947        
Localização:
Rua Teófitos, 16, Pirituba
Ver no mapa
As linhas de ônibus que dão acesso ao parque, que fica na Rua Teófitos,16, são as de números 8006-10 – Jd. Donaria- Terminal Pirituba, 8009-31 – Cid. D’Abril 3 Gleba – Terminal Pirituba, 8010-10 – Perus – Pq. Residencial Lapa, 8010-21 – Sítio Botuquara – Lapa, 8016-10 – Jd. Rincão – Terminal Pirituba, 819R-10 – Perus – Term. Lapa, 819R31 – Terminal Pirituba – Term. Lapa, 8200-10 – Terminal Pirituba – Term. Lapa e 847J-41 – Vila Jaraguá – Ceagesp, entre outras.
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
Para ir de carro, trace seu roteiro após consultar o link "Ver no mapa" no box acima. Não há estacionamento no interior do parque, mas há várias ruas que ficam nas suas proximidades, onde os veículos podem parar (observe a sinalização no local).

Infraestrutura
Pistas e trilhas para caminhadas e/ou corridas, quadras de tênis de saibro, quadra poliesportiva, mesa de jogos, aparelhos de ginástica, banco de areia, bicicletário, playground e sanitários, que estavam interditados no dia da visita. Há também uma cancha para bocha e área para o uso de skates, que no entanto, estão fora de uso para a população.

Fauna
Conforme a PMSP, há no parque "oito espécies de borboletas e 29 de aves, como por exemplo, o quiri-quiri, rolinha, maracanã-nobre, beija-flor-de-peito-azul, guaracava-de-barriga-amarela, sabiá-do-campo, tiziu e galo-da-campina. Em adição, foram realizados registros inusitados de tucano-toco e anambé-branco-de-rabo-preto. O tucano-toco também conhecido como tucanuçu é o maior dos tucanos, podendo atingir 56 cm de comprimento e pesar 540 g".

Flora
Apresenta vegetação composta por áreas ajardinadas arborizadas com grupos de amoreira, ipê-amarelo, jerivá, leucena, mirindiba-rosa e resedá. Observam-se também exemplares de bananeira, eucalipto, paineira, pínus e urucum. Também foram implantados canteiros com espécies ornamentais floríferas e medicinais.

Não há lanchonetes no parque. Não observamos ambulantes próximos à entrada principal do local (Rua Talófitos).

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Bicicletasskates e assemelhados estão proibidos no parque, assim como soltar "Pipas".

Quanto à segurança geral do parque, não observamos vigias no dia da visita. 

Sinopse Histórica
O parque, inaugurado em 2007, está implantado em área destinada anteriormente a uma praça. Em seu projeto objetivou-se a recuperação de taludes, a implantação de equipamentos esportivos e áreas de estar acessíveis. Sede do “Projeto Raquetes do Futuro”, que ensina tênis para as crianças e jovens nas quadras do parque. Para este ano, até esta publicação, ainda não há definição quanto a inscrições e datas.

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3994-0947.

Vale a pena:
  • Usar as quadras para praticar seu esporte preferido e
  • Caminhar pela pista, que é cimentada na maior parte do trajeto, tendo opção de uma grande escadaria com corrimão e piso antiderrapante. Boa área verde, sendo o percurso com subidas e descidas com grau de dificuldade médio.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugiro "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, fotos tiradas no local.
Quadra de tênis de saibro
Quadra de tênis de saibro
Sede da administração e sanitários

Mesas para jogar xadrez ou dama
Bicicletário com quadras à esquerda


Playground



Acesso à parte baixa do parque onde há pistas e trilhas para caminhadas



Panorâmica da parte baixa do parque com uma de suas trilhas




Uma das entradas do parque em sua parte baixa



Paineira

Pista para caminhadas e/ou corridas


Quiosque
Helicônias

Pista e trilha (à esquerda) para caminhadas

Quiosques


Uma das entradas do parque


Playground









Vista do parque de uma das ruas que o circundam








Bicicletário com quadra de tênis ao fundo e uma cancha de bocha à direita que não funciona

Quadra poliesportiva












4 comentários:

  1. Um lugar tão maravilhoso assim ,!!! Sem lugar pra estacionar na rua

    ResponderExcluir
  2. Um lugar tão maravilhoso assim ,!!! Sem lugar pra estacionar na rua

    ResponderExcluir
  3. O local é bem arborizado e limpo, ideial para passeio com cães pela manhã ou à tarde. Situa-se em um declive e fornece a possibilidade de caminhada, é sombreado, existindo rampas para cadeirante, embora com alguma falta de conservação Há quiosques para recreação alimentação na parte baixa e exuberante fauna de aves silvestres, entre elas eventualmente tucanos, nesta época o canto do Sábia ecoa pelo Parque além do canto das Cigarras. Banheiros são limpos e ambiente com vigilância especializada e constante em todo o dia, inclusive aos fins de semana. Há também dois play graunds e quadras de Tênis.É possível ao frequentador, cursar aulas de Tênis. Tempos atrás havia até a iniciativa da população local em coletar materiais recicláveis que serviam aos proprietários de cães para coleta de fezes, co pequenas casinhas de madeira fixados nos quiosques e locais estratégicos ao longo de todo o caminha trajeto, de passeio.Quanto a estacionamento, é publico em toda a volta do Parque. Hoje o Parque sofre com a falta de verba pública para sua manutenção e zeladoria mas está melhor conservado do que o Parque Rodrigo Degasperi, bem próximo e mais frequentado, também ótimo ambiente para caminhadas e suprido de play graund embora menos conservado.

    ResponderExcluir
  4. Amo esse parque já frequento mais de 6 anos, moro próximo... tudo bem organizado ,limpo, e pessoal educado. E a fauna e flora é top!
    Agradeço sempre quando vou pois ter um local assim pra desfrutar é sensacional!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site