quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Bosque Maia em Guarulhos (SP) (Revisitado e com informações atualizadas)


Visitamos o Bosque Maia, localizado em Guarulhos, cidade vizinha à São Paulo. O parque, no endereço Avenida Paulo Faccini, s/nº (veja o mapa), é o maior da cidade e bastante procurado pois tem muitas atrações para toda a família e uma linda área verde com trilhas arborizadas.

Bosque Maia


Horário de funcionamento
5h às 22h
Telefones
(11) 2468-9973/2475-9861
Localização
Avenida Paulo Faccini, s/n⁰, Guarulhos

Ver no mapa

  • Áreas Verdes das Cidades – Guia de Parques também está no InstagramTikTok e Facebook - com novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!

Como ir ao Bosque Maia

Ônibus
555 - Guarulhos (Cocaia) - embarque estação Armênia (linha azul) do metrô em São Paulo
210 - Vila Rio
261 - Terminal Vila Galvão

Carro
Clique em "Ver no mapa" para traçar o roteiro. O estacionamento ao longo da Avenida Paulo Faccini é gratuito e há vagas nas ruas que circundam o parque (observar a sinalização de trânsito). O Bosque Maia tem entradas para pedestres pela Av. Papa João XXIII e Rua Máximo Gonçalves.

O que fazer no Bosque Maia


O parque é o maior de Guarulhos, com 170 mil m² e muito frequentado, principalmente aos fins de semana. O Bosque Maia está tem uma parte baixa e plana que concentra as atrações de lazer e esportes e a uma linda área verde de Mata Atlântica nativa preservada com trilhas de terra batida que ocupa a maior parte do parque e está em um declive.

Com um ótimo paisagismo, o parque tem lago artificial com ponte paisagística e deque de observação, um pequeno córrego, diversos quiosques com mesa e bancos, gramados sombreados, fonte interativa de água (um alívio para os dias quentes) e tenda de eventos com atrações como shows e feirinhas de artesanato e culinária.

O Bosque Maia oferece muitas atividades esportivas, com uma boa infraestrutura:

  • pista de 3 km para corrida e caminhada plana e com piso de concreto
  • ciclovia
  • pista de skate
  • 4 quadras poliesportivas
  • campo de futebol society
  • quadra de areia
  • 2 minicampos de society para crianças de até 7 anos
  • 7 mesas de pingue-pongue
  • quadra de capoeira (Durvalino Felipe dos Santos)
  • academia ao ar livre
  • trilhas de terra batida na mata da parte superior do parque

Os 2 playgrounds são amplos e com vários brinquedos para as crianças se divertirem.

Não há lanchonetes no parque, mas nas proximidades existem muitos ambulantes, bares e restaurantes. Há quiosques com mesa e bancos e mesas de piquenique espalhados pelo parque.

Você pode levar seu cachorro, desde que em guias e focinheiras para os mais bravos. Há um pet park com entrada na rua Máximo Gonçalves.

Há acessibilidade pela entrada principal, na Avenida Paulo Faccini.

Os banheiros estavam limpos e com boa manutenção no dia da visita.

Vários vigias circulam pelo parque, conferindo-lhe segurança. Há uma base da Guarda Municipal de Guarulhos.

O parque também abriga o Orquidário Municipal de Guarulhos e o Centro de Educação Ambiental Virgínia Ranali (CEA), ambos com entrada pela Avenida Papa João XXIII. O telefone é 11 2482-1667 para informações sobre atividades e visitação. No Bosque Maia também há um Viveiro com diversas espécies da Mata Atlântica.

O Bosque Maia possui placas de energia solar e esta tecnologia permite reduzir custos com eletricidade.

Flora e Fauna

O Bosque Maia tem cerca de 100 mil m² de Mata Atlântica nativa preservada. Segundo a Prefeitura Municipal de Guarulhos, está em andamento junto a uma universidade as tratativas para que a flora e fauna local sejam catalogadas.

História do Bosque Maia

O local fazia parte de uma granja da família Andrade Maia na década de 1960. Em 1972, a Prefeitura de Guarulhos inaugurou o Bosque Maia, preservando uma parte da sua flora nativa e instalando áreas e equipamentos para as práticas de esporte e lazer.

O parque é tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.

Vale a pena no Bosque Maia

  • Caminhar e/ou correr pelas pistas e as trilhas que adentram à "mata superior"
  • Utilizar os campos e quadras disponíveis para praticar esportes diversos

Vídeo do Bosque Maia 


Fotos do Bosque Maia 













































22 comentários:

  1. Sou moradora de guarulhos e uma Vergonha ter um Bosque tão Mal cuidado... O lago fede a peixe podre, a pista de 400 MTS não e apropriada para correr e cheia de andulacao ... Nos que somos moradores sentimos vergonha... O banheiro não tem papel e que banheiro e aquele ... E falam tanto de envestimento no Bosque Maia.
    Fui participa da Corrida 24hs no Parque Cerete ali sim e organizado e a pista TB é de 400 MTS porém oficial!
    Gente pagamos um absurdo de IPTU...
    Bora lutar pelos nossos direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo pagamos por melhorias para nós mesmo temos o direito de ter algo digno para nós, e nossa nova geração que tambem tem que aprender a valorizar nossos investimentos que tão poucos temos eo que temos estão sendo vendido ou degradado !

      Excluir
  2. muda para os estados unidos

    ResponderExcluir
  3. "andulação" "envestimento" e o que o IPTU tem haver com o bosque maia ? Precisamos nos educar primeiro para enfim podermos cobrar as autoridades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu "haver" também está errado.

      Excluir
  4. Independente de como a moradora de Guarulhos digita ou escreve, percebe-se que o referido parque necessita de uma boa reforma. Mas, se ficarmos perdendo tempo com críticas fúteis ...nosso representantes irão se safar.Yago Lourenço você entendeu a mensagem? Então houve comunicação.

    ResponderExcluir
  5. Não reclamem. Tive a oportunidade de conhecer esse parque e dá de 10 a zero nos Parques do Rio de Janeiro, se é que podem serem chamados de parques. Fosse no Rio, já estaria cheio de mendigos, pivetes e ambulantes, ou uma "feirinha", ou seja, tudo menos um ambiente agradável para atividades ao ar livre. Vocês de Guarulhos são privilegiados por um parque desse

    ResponderExcluir
  6. João guarulhos, quem manda na cidade ao contrario do que todos pensam (Prefeito). É a população!se o bosque Maia não está 100℅ agradável ,a causa disso é a falta de união dos usuários, que reclamam mas não fazem um baixo assinado, solicitando as melhorias necessárias junto a Prefeitura.Solicitação,recolher assinaturas via (rede sociais) ou no (próprio parque). E dá mesma forma funciona o país quem manda é a população o que nos falta é a união

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Fernandes25/08/2017, 04:12

    Acho um absurdo não podermos andar com nossos Pets dentro do parque.
    Em pleno século 21, onde os bichinhos são aceitos nos mais variados locais públicos e privados, é inaceitável isso. É praticamente o único parque da cidade onde podemos passear com a família e querendo ou não, meu Pet é meu filho!
    Vergonha dos gestores da cidade de Guarulhos.

    ResponderExcluir
  8. Amo o bosque maia e sempre me senti segura e á vontade no parque, ate que no dia 05/12/2017 ao 12h00, eu estava deitada em um dos bancos na trilha, realizando meu horário de almoço, pois trabalho ao lado, e fui abordada por 3 GCMS, me questionando o motivo de eu estar ali, informei que estava em almoço, e pediram pra ver minha bolsa, permiti, pediram pra eu retirar o tenis (lembrando que eu estava sendo abordada por 3 gcm, no meio do mato sem nenhuma feminina), retirei o tenis conforme mandado, não me neguei a revista, á nada. Ate que um dos gcms avistou uma bituca( que se assemelhava a maconha) embaixo do banco onde eu estava e mandou eu pegar, eu disse que não pegaria, pois desconhecia o elemento, e sucessivamente eles foram me coagindo, insistindo que eu pegasse e eu me neguei, não pegando. Me perguntaram se eu tinha passagem, e eu disse que não, me perguntaram se eu trabalhava registrada e eu disse que sim, o GCM SILVA olhou pra mim com deboche e disse que "ERA DESSAS QUE ELE GOSTAVA", e ainda disse que por conta de eu ter respondido mal ( me negado a pegar algo ilicito embaixo do banco) que ele iria me levar para delegacia e iria abrir um B.O contra mim, me levando de viatura de dentro do bosque maia, com 4 GCMS dentro do carro ( SEM NENHUMA FEMININA), pra chegar na delegacia me deixarem esperando PROPOSITALMENTE para que eu pudesse perder o horario do trabalho, com deboches e ironias.
    Informaram que eu nada foi achado comigo e muito menos em meus pertences, mas abriram um B.O de usuário contra mim, apenas por EGO do GCM SILVA, que ainda afirmou que o ultimo que havia o respondido estava respondendo um processo ate hoje. Irei recorrer á corregedoria dos GCMS assim como fui orientada na delegacia e fica a minha pergunta: O PARQUE É REALMENTE UM LUGAR TRANQUILO ONDE TODOS OS CIDADÃOS DE BEM PODE FREQUENTAR, DEITAR NO BANCO ( SEM QUE UM POLICIAL COLOQUE A CARA DELE EM CIMA DA NOSSA ), OU APENAS PESSOAS QUE ACEITAM SEREM HOSTILIZADAS, COAGIDAS E ABORDADAS DE FORMA TOTALMENTE BRUSCA? Fui tratada como se fosse uma criminosa, ate pq fui escoltada em uma viatura com 4GCMS, onde fica o trabalho de verdade da policia? O EGO do policial esta acima da lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pediram pra tomar um processo bonito de abuso de autoridade. Procure um advogado e parta com tudo contra o Município até o fim.

      Excluir
    2. Com certeza, perdi o horário de almoço e do trabalho, ainda bem que informei a empresa sobre o que estava ocorrendo, minha coordenadora compareceu ao 1º DP e graças a deus tudo foi comprovado. Nem os policiais que estavam lá estavam de acordo com o GCM SILVA, ate perguntaram se acharam alguma coisa e se foi muita coisa (os PM) e eles falaram que n acharam nada, que me levaram porque o respondi mal.... chegou um policial ate mim e me falou: Poxa Tatiane, mas era só pegar, porque você não pegou... e eu rebati até o final, eu não ia fazer o que eles queriam só por EGO do GCM, sou trabalhadora, honesta, estudante e conheço meus direitos. Obrigada pelo apoio, as providências já estão sendo tomadas, o problema é que eu vou estar brigando contra um prestador de serviço da "lei", mas da mesma forma que ocorreu isso comigo que sou mulher e estava deitada em um banco, imagina se fosse um homem ou se fosse realmente alguem que estivesse fumando? Como seria a postura desse GCM? Eles não servem a lei.

      Excluir
    3. Eles agiram totalmente errado, primeiro que nem policiais eles são, não deveriam sequer revistá-la, mesmo com presença de uma guarda feminina. Falta de preparo desses abusados.

      Excluir
    4. Podem sim , se informe mais.

      Excluir
    5. Eles não são policiais. São guardinhas de patrimônio público. Vc fez certo. Mas não ofenda os policiais de verdade RS.

      Excluir
  9. Virou um MACONHÓDROMO. Na mata, só tem maconheiro. O cheiro é insuportável. Não vão lá pessoal. Não tem espaços pra todos. Ou eles tiram os maconheiros ou a gente não vai mais.

    ResponderExcluir
  10. Sou frequentadora do Bosque Maia a muito tempo e confesso que estou incomodando com o jeito que está. Adoro animais de estimação mas não acho que a liberação dos mesmos para entrar no parque esteja correta. No domingo (23/09/18), tinham inúmeros cachorros nos playgrounds, sem falar nos ambulantes que também estavam transitando lá dentro.
    Além das fezes e urinas pelo parque, tinha cachorro que avançava nas crianças.
    Temos que fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  11. Nossa estava interessada em conhecer mais são tantas reclamações

    ResponderExcluir
  12. Em 2022, é seguro frequenta-lo?

    ResponderExcluir
  13. Eu sou moradora de guarulhos e em pleno 2024 acho que agora está tudo organizado e sob controle tirando os riachinhos que estão parecendo o rio tiête apenas o maior lagoleada que possui um chafariz está limpo!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site