sábado, 26 de junho de 2021

Parque Burle Marx em São Paulo (Revisado e atualizado)

Voltamos ao Parque Burle Marx, que se situa na Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200, Vila Andrade na zona sul de São Paulo, capital. O local tem o nome do paisagista e artista plástico brasileiro que projetou os jardins e um conjunto de esculturas do painel de altos e baixos relevos, além dos espelhos d'água do parque. A área é uma antiga propriedade do empresário Baby Pignatari de cerca de 108 mil m².

Parque Burle Marx

Horário de funcionamento

7h às 19h
Telefone
(11) 3746-7631
Endereço
Avenida Dona Helena Pereira de Morais, 200, Vila Andrade
Ver no mapa

Como ir ao Parque Burle Marx

Ônibus - Há várias linhas para chegar ao parque, entre as quais, a 5118-10 – Term. João Dias – Lgo. São Francisco, 5119-10 – Term. Capelinha – Lgo. São Francisco, 5119-21 – Term. Capelinha – Itaim Bibi, 6291-10 – Inocoop Campo Limpo – Term. Bandeira, 647A-10 – Valo Velho – Pinheiros, 647P-10 – COHAB Adventista – Pinheiros, 7040-10 – Paraisópolis – Pinheiros e a 775F-10 – Jd. das Palmas – Hosp. das Clínicas. Consulte o site da SPTrans para verificar.
Carro - Trace seu roteiro no link mapa

Estacionamento


Há um estacionamento conveniado ao lado do parque. O estacionamento é pago: R$ 10 (de segunda a sexta) e R$ 15 (fins de semana e feriados). Você pode parar em ruas próximas, atentando para a sinalização existente.

Atenção, o Parque Burle Marx não é pago - não há ingresso, sua entrada é gratuita

Infraestrutura do Parque Burle Marx

A praça principal, o pergolado e o playground para as crianças são áreas bem legais. O parque é uma bela atração também para pessoas que desejam praticar caminhadas e corridas por suas trilhas diversas, que são bem interessantes e algumas, desafiadoras (Trilha C).

Há três trilhas, com extensões entre 342 e 1.500 metros, no meio da mata, que circunda um lago e passa por uma pequena nascente também há espelho d'água, córrego e uma nascente com água não potável

Não há praticamente flores a serem vistas em suas trilhas, que são em alguns trechos estreitas e cercadas de vegetação alta e "fechada", dificultando a passagem da luz natural.



O parque também tem sanitários com rampas de acesso e dimensão adaptada para deficientes físicos, bebedouros e bicicletário. Além disso há área para compostagem, horta comunitária e quiosques que vendem alimentos, doces e bebidas.

Atenção! São proibidos cachorros no parque. 
Também são proibidas bicicletas com aros maiores que 16, skates e patins. Não é permitido jogar bola.

Piqueniques são permitidos para grupos até 5 pessoas, que podem ocupar a área reservada por no máximo 2 horas.
 Há Food Trucks todos os sábados e domingos (inclusive feriados) das 10h às 18h.

Várias atividades culturais e esportivas são desenvolvidas no parque: são gratuitas e não é necessário se cadastrar antes, mas serão canceladas se chover. Para consultar a programação, visite o Instagram oficial aqui. Sempre confirme antes de sair de casa no telefone 11 3746-7631.

Flora

Compõe-se de espécies nativas da Mata Atlântica, dentre as quais podemos destacar o pau-ferro, pau-jacaré, sibipiruna, goiabeira, guarantã, ipê-amarelo, sacambu, ipê-roxo, jaboticabeira, bacupari, suinã e jeriva, e também por espécies exóticas, como a uva japonesa, a santa-bárbara, a tipuana, o jacarandá-mimoso, a palmeira seafortea, a noz-pecã, a casuarina e a castanha portuguesa, entre outras. Merece destaque a figueira mata-pau que se desenvolveu sobre a ruína de uma casa antiga. Uma parte da vegetação é composta por um reflorestamento de eucaliptos.

Fauna

Foram detectadas 77 espécies de aves, dentre as quais podemos citar o biguá e o irerê (aquáticas), o urubu-de-cabeça-preta, o gavião-carijó, o tuim, o pica-pau-anão, o João - velho, o alegrinho, o enferrujado, e a peitica, entre outros. 

Casulão


O brinquedo "O Casulão" foi desenvolvido para as crianças a partir de um grande tronco de árvore da espécie "Pau Ferro" que caiu no local. 


"O Casulão" (Foto de Luciana Jardim Nunes e Guedes)

História do Parque Burle Marx

O Parque Burle Marx foi inaugurado em 29 de setembro de 1995, através do Decreto nº 35.537/95. No local há um conjunto de edificações projetadas por Oscar Niemeyer, na década de 50. Complementando a obra, Burle Marx implantou seu projeto paisagístico, com espécies vegetais ornamentais, espelhos d´água e painéis de concreto. A casa nunca foi concluída ou habitada e nos anos 90 foi demolida. O Parque Burle Marx é administrado em conjunto com a Fundação Aron Birmann, criada especificamente para esse fim.

Vale a pena no Parque Burle Marx 

  • Percorrer as trilhas, observando a natureza ao seu redor;
  • Levar as crianças, preferencialmente cedo, para tomar sol na praça principal, que é gramada, e brincar no playground e
  • Participar de atividades culturais e esportivas gratuitas do parque.
O vídeo do Parque Burle Marx mostra um pouco das suas atrações


Fotos do Parque Burle Marx



Trilhas

Lago

Trilha

Playground para as crianças
Área gramada para o lazer (sanitários ao fundo)

Playgound das crianças

Acesso às trilhas


Área para piquenique 

Parte de uma das trilhas


"Escultura" Sala de Descanso do artista espanhol José Spaniol 



Trilha












Bambuzal


Laguinho

Tartarugas tomando sol




Visão do gramado próximo à entrada/saída do estacionamento


Praça principal






Estacionamento

Estacionamento com a visão de uma das entradas do parque

Visão panorâmica da praça principal


Visão do Laguinho

































Com fotos (mapa e área de piquenique) do site oficial do Parque Burle Marx

8 comentários:

  1. Estive no final de 2018 e logo na entrada vi vários macacos saguis (era permitido dar bananas) também me informaram da visita de alguns tucanos na área do estacionamento

    ResponderExcluir
  2. Não existe mais a construção inacabada do Hotel. O luxuoso Hotel Palácio Tangará foi inaugurado em 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Fotos antigas referentes, retiradas. Abs

      Excluir
  3. É permitido fazer festa picnic no local?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, vou sempre,Ja fiz muitas caminhadas e recomendo!!!

    ResponderExcluir
  5. O parque tem acessibilidade a cadeirantes 🧑‍🦽?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site