terça-feira, 11 de novembro de 2003

O "Patriarca da Floresta"- Jequitibá-rosa do Parque Estadual Vassununga

O Jequitibá-rosa, nome científico, "Cariniana estrellensis" é da família "Lecythidaceae". É uma madeira moderadamente pesada, pouco durável em condições naturais. Suas sementes são muito apreciados pelos macacos. A árvore possui qualidades ornamentais, mas por ser de grande porte é recomendada apenas para o paisagismo de parques e grandes jardins.

É indispensável nos reflorestamentos heterogêneos com fins ecológicos. Na floresta, árvore adulta do jequitibá-rosa é emergente, isto é, pode ser vista bem acima das demais. Registros atuais anotam jequitibás com sessenta metros de altura. 

No Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, encontram-se alguns dos maiores exemplares de jequitibá conhecidos. O jequitibá-rosa de 3 000 anos, chamado por alguns de "Patriarca da Floresta", mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de dezesseis metros, ou seja, são necessárias dez pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco.

Vejam fotos do "Patriarca da Floresta", abaixo, extraídas de sites diversos como Google, Wikipedia, etc. na internet.







4 comentários:

  1. COLOSSAL, MAGNIFICO; SEMENTE DE DEUS........

    ResponderExcluir
  2. Manoel Carlos21/11/2017 18:38

    Espetacular...

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito da matéria, gostaria de incluir uma informação, o nome cientifico da espécie correspondente Cariniana legalis, não que isto mude alguma coisa na magestade desta árvore e na sua materia, apenas se alguém precisar usar ela como referencia para alguma pesquisa ou estudo universitario P.S. a fonte da minha informação o livro: Brasil paisagem Paulista São Paulo Áreas Protegidas 1999, abraços

    ResponderExcluir
  4. Excelente reportagem, amo a árvore Jequitibá!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site