segunda-feira, 12 de maio de 2025

Jardim das Prébendes d'Oé em Tours na França


Jardim das Prébendes d'Oé fica na cidade de Tours na região central da França, sendo um espaço particularmente propício para caminhadas, devaneios, contemplação e emoção. Ele contém uma infinidade de detalhes, uma grande variedade de plantas, elementos aquáticos, oferecendo múltiplas perspectivas sobre uma natureza fantástica, aninhada no coração de um bairro ao qual ela dá parte de sua identidade e de seu charme. Tem uma superfície de 50.000 m² e leva a assinatura de um renomado arquiteto paisagista europeu, Eugène Bühler.

Jardim das Prébendes d'Oé

Horário de funcionamento
7h45h às 21h (verão) e até 17h30 (inverno)

Contato por Telefone
+33 2 47 21 62 67

Localização
Rue Roger Salengro, 54, 37000, Passeio, Tours, França

Ver no mapa



Como chegar ao Jardim das Prébendes d'Oé em Tours na França
  • Carro - Consulte o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro para chegar ao parque. Não há estacionamento no local, mas se pode colocar o carro em ruas próxima, observando a sinalização do local.
  • Ônibus Há pontos das linhas 2, 10 e 72 na Avenida de Grammont que distam 400 m do local à pé.

Veja previsão do tempo para a cidade de Tours (França) neste link.

Infraestrutura do Jardim das Prébendes d'Oé 
Frequentemente chamado de "jardim inglês", o Jardin des Prébendes faz parte do estilo paisagístico francês do século XIX, graças ao seu designer, Eugène Bühler. Criador, com seu irmão, de outros jardins renomados: o jardim do Thabor em Rennes, o jardim botânico de Bayeux, o parque da Tête d'Or em Lyon e o jardim dos Poetas em Béziers.
Seus caminhos flexíveis permitem que você descubra todos os mirantes do jardim durante sua visita. A entrada principal na rue Roger Salengro é marcada por um portal monumental.
Em seguida, o mirante se abre para o corpo d'água com sua Gunnera (folhas gigantes de aparência tropical), bem como um mosaico tradicional (padrão geométrico desenhado com plantas aparadas). Há também sanitários no local. Um caminho leva, sobre uma pequena ponte de madeira, até o coreto, usado em dias de bom tempo por grupos musicais e que, nas tardes de domingo, recebe concertos gratuitos. O cenário do parque também é usado para eventos únicos.
Logo atrás do quiosque, o playground atrai as crianças do bairro. O grande gramado é autorizado para descanso público.
Por todo o jardim, elementos de “rocha”, estruturas de concreto imitando troncos de árvores, pontuam a paisagem: às vezes grades surpreendentes, às vezes um quiosque. Há também estátuas espalhadas pelo local. 
O jardim possui bustos e estátuas que representam personalidades que marcaram a história da região de Touraine. No portão de entrada, o visitante é recebido pela fonte de Pierre de Ronsard (poeta), decorada com as rosas de mesmo nome. Esta fonte foi criada por Georges Delpérier (um escultor de Tours). Uma visita a este jardim também permite que você descubra uma estátua de bronze: o Busto de Racan, um poeta de Tours do século XVII. No final do lago, uma obra contemporânea, uma pintura em metal de Michel Audiard (um escultor de Tours), representa LS Senghor, um poeta, escritor e político que ficou em Tours. Este jardim é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.


Flora no Jardim das Prébendes d'Oé 
A variedade de plantas, plantadas em grupos da mesma espécie, em números ímpares, encanta o caminhante atento: plátanos, castanheiros-da-índia, tílias comuns ou prateadas, choupos holandeses, árvores de hackberry, freixos, aveleiras bizantinas, sóforas, ameixeiras ornamentais, magnólias de Soulange, ginkgos, tulipeiras, olmos siberianos, etc.
Perto do grande quiosque, um caminho corre ao lado de um grupo de cedros do Líbano. Em abril, também descobrimos aglomerados de peônias arbóreas plantadas em 2010 na cidade chinesa de Luo Yang, cidade irmã de Tours. A peônia é a planta emblemática da China, ela simboliza o amor da mesma forma que a rosa. Posteriormente, 7 sequoias gigantes com 150 anos de idade atingem 35 metros de altura. Este grupo de árvores, notável por sua altura e envergadura, foi classificado entre as árvores mais bonitas da França.
Da margem do lago, os visitantes podem admirar uma ilha plantada com sete notáveis ​​ciprestes-carecas, cujas raízes se erguem acima da água.
Da beira da água, em direção ao portão principal, um arbusto, raro na região, chama a atenção na primavera por estar coberto de flores brancas. Retorcido, espinhoso e coberto de pequenos limões não comestíveis em outubro, é o Poncirus trifoliata .
Na borda do corpo d’água, também há uma jovem Sequoia sempervirens plantada em 1989 para o bicentenário da revolução e oferecida pelo povo americano, ela garante a sucessão das grandes árvores do jardim. Ao longo dos caminhos, os canteiros, cuja forma atual é a original, são plantados com paixão pelos jardineiros da cidade. Em cada estação, encontramos ali flores cuja harmonia de folhagens e cores é um prazer para os olhos e fotógrafos.

A entrada de animais domésticos é permitida, mas recomenda-se com as devidas coleiras/guias.

Quanto a alimentação e bebidas há uma lanchonete no interior do local.

História Jardim das Prébendes d'Oé 
As Prébendes d'Oé eram antigamente um prado pantanoso, drenado por um riacho chamado de "Arcebispo". A terra era apenas uma horta pela qual os agricultores da planície do Cher pagavam as prebendas, receitas devidas ao cônego de Saint-Martin. No início do século XIX, a cidade de Tours exerceu o direito de pastorear e cortar grama naquele local.
Após a absorção da comuna de Saint-Etienne pela de Tours em 1845, uma rápida urbanização chegou a este subúrbio. As grandes obras que estão sendo realizadas exigem que o município elabore um plano de planejamento urbano que envolva a criação de passeios públicos, necessários ao usufruto e à saúde da cidade.
Em 27 de dezembro de 1870, ela decidiu nivelar a Place des Prébendes d'Oé, mas as autoridades eleitas locais hesitaram entre criar uma praça e um jardim público.
O prefeito aproveitou a estadia em Tours do arquiteto paisagista Eugène Bühler para lhe pedir um projeto para um futuro jardim.
Os trabalhos de terraplenagem foram realizados diligentemente a partir de março de 1871. Em abril de 1872, uma cerca de madeira circundava o jardim e o plantio estava quase concluído. Na primavera de 1874, a construção das rochas e pontes, a organização dos canteiros de flores e gramados, e o nivelamento dos caminhos foram concluídos. O jardim pode ser aberto ao público.
Além do projeto, Eugène Bühler supervisionou o desenvolvimento do parque, garantindo que a execução de seu plano fosse a mais fiel possível. Assim, em 1876, quando chegou a hora de abrir uma nova porta, ele indicou que o jardim era um passeio e não uma passagem. Ele também foi lá, como em 1880 para modificar o plano inicial do jardim, ou em 1884 para mudanças nas plantações.



Vale a pena no Jardim das Prébendes d'Oé 
  • Caminhar pelas trilhas/pistas existentes, desfrutando a natureza ao redor;
  • Utilizar as áreas gramadas para fazer piqueniques com a família;
  • Fazer uma refeição na lanchonete no interior do parque, que serve alimentos e bebidas;
  • Usar os playgrounds existentes pelas crianças.
________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Portal oficial da cidade de Toursl (https://www.tours.fr/) e Comitê de Parques e Jardins da França (https://www.parcsetjardins.fr/cpjf/presentation/).
___________________________________________________________________________________________________

Vídeo do Jardim das Prébendes d'Oé feito no local, quando da visita.


Fotos do Jardim das Prébendes d'Oé

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site