quinta-feira, 24 de julho de 2014

Parque Raul Seixas em São Paulo

  O Parque Raul Seixas, visitado num domingo, fica localizado em Itaquera, Zona Leste da 
cidade de São Paulo. Tem 33.000 m² de área no total, representando a maior área verde junto a COHAB José Bonifácio. 

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Recursos:
  Quadra poliesportiva     Internet WiFi  Playground  Trilha  Programação cultural
Telefone:
(11) 2527-4142 
Localização:
Rua Murmúrios da Tarde, 211, COHAB 2, Itaquera
Ver no mapa
Avaliação do parque (0 a 5) é 2,6.

Como chegar
Use as linhas de ônibus 3027-10 – Vila Minerva – Shop. Aricanduva, 3062-10 – Conj. José Bonifácio – Term. Vila Carrão, 3124-10 – COHAB II – Term. Pq. D. Pedro II, 3407-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II, 3407-41 – Jd. São Pedro – Term. Pq. D. Pedro II, 3409-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II, 3702-10 – Est. José Bonifácio – Metrô Penha e 3712-10 – Jd. São João – Metrô Itaquera. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box acima e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas às entradas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Quadras poliesportivas, quiosque, paraciclo, mesa de xadrez, sanitários, aparelhos de ginástica, lago, nascente, quadra de bocha e playgrounds. Na área do parque funcionam também a Casa de Cultura Raul Seixas e um Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO).

Fauna
Há 30 espécies observadas, 26 são aves, a exemplo de: beija-flor-tesoura, avoante, anu-branco, sabiá-poca, sabiá-do-campo, canário-sapé, piá-cobra, joão-de-barro e pintassilgo. O pica-pauzinho-verde-carijó e o arredio-pálido são aves endêmicas da Mata Atlântica, e as migratórias, estão representadas pelo suiriri e a tesoura. Além disso, há registros de répteis como a cobra-de-vidro, que na verdade, trata-se de um lagarto. O único mamífero registrado no parque é representado pelo morcego-de-cauda-livre-aveludada, cuja a alimentação consiste basicamente de insetos, prestando assim serviços ambientais no controle populacional de pragas urbanas.

Flora
A vegetação é composta por eucaliptal e áreas ajardinadas. Destacam-se a alameda de cedro-de-bussaco, abacateiro, amoreira, aroeira-mansa, goiabeira, jabuticabeira, jerivá, mirindiba-rosa, nespereira, pau-brasil, quaresmeira e sibipiruna.
Não há lanchonetes no interior do parque, mas na entrada principal há um bar que vende alimentos e bebidas.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam em guias. Bicicletas são proibidas de circular no parque.

No tocante à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita.

São realizados eventos culturais e esportivos na área do parque, especialmente na Casa de Cultura. Consulte o telefone da administração citado no box acima.

Sinopse Histórica
Conforme web site da PMSP, no início do século XX, Itaquera e Lajeado participavam do progresso da cidade como fornecedores de frutas e legumes através de suas chácaras. Com o desenvolvimento da região e a intensificação do comércio de lenha, carvão vegetal e tijolos desenvolveu-se um intenso surto populacional. Chácaras foram loteadas e arruadas, transformando a fisionomia do bairro. As edificações hoje ocupadas pela administração do parque e pela Casa de Cultura são remanescentes da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 30. 

Vale a pena
  • Levar as crianças para brincar no playground existente, onde há também um cercado de areia;
  • Usar as quadras disponíveis do parque para praticar seu esporte preferido;
  • Jogar bocha numa boa cancha existente, especialmente para os aficcionados desse esporte e
  • Frequentar cursos e práticas gratuitas de Tai Chi Chuan, Lian Gong, Oficina de Futebol e Vivências Corporais com Técnicas de Meditação (consultar administração do parque).
_______________________________________________________________________________________________________________     OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração do local.
______________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site