Search function

domingo, 30 de junho de 2013

Parque das Hortênsias em Taboão da Serra


Visitamos num domingo o Parque das Hortênsias, que fica localizado na cidade de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, distando apenas 17 Km do centro da capital paulista. A cidade tem por volta de 257.000 habitantes e uma área de 20,39 Km². O Parque das Hortênsias possui cerca de 48.000 m² de área, sendo administrado pela prefeitura da cidade, que o inaugurou em 14 de fevereiro de 1978. Uma característica particular do parque é que abriga um zoológico com cerca de 300 animais, na ocasião da visita, reunindo várias espécies. 
Horário de funcionamento:
9h às 16:30h
Recursos:
        Playground   Trilha   Lanchonete   Estacionamento  Programação cultural
Telefone:
       (11) 4787-3791       
Localização:
Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção, Taboão da Serra
Ver no mapa

Para ir ao parque de ônibus há a linha 587- Taboão da Serra (Jardim Monte Alegre) - São Paulo (Metrô Campo Limpo). De carro utilize o link "Ver no mapa" no box ao lado para fazer seu roteiro. Há um bom estacionamento gratuito em frente a entrada principal do parque.

Infraestrutura
Possui boas pistas e trilhas para caminhar e/ou correr, playground, jaulas e viveiros com várias espécies de animais, lanchonete, sanitários (necessitam de uma maior atenção dos gestores do parque quanto à sua manutenção e limpeza), Centro de Convivência e Cultura (CECO), Museu da Natureza, quiosques e churrasqueiras.

O diferencial do Parque das Hortênsias é a presença de um zoológico em seu interior que conta com um bom número de animais. No dia da visita haviam leões, jacaré, jaguatirica, porco do mato, macacos, gaviões, tucanos, pavões e diversas outras espécies.
Importante: Desde maio de 2014 transcorre uma reforma geral no parque, prevista para terminar no segundo semestre do ano, que inclui o playground, a colocação de gradil e a reformulação dos recintos dos animais, entre outras.
Durante a reforma do parque vários animais serão transferidos provisoriamente para locais adequados.

Há uma lanchonete/restaurante no interior do parque, que vende alimentos e bebidas, inclusive serve refeições diversas.

Atenção! restrições para levar animais domésticos, bicicletas, skates e assemelhados.

Quanto à segurança geral do parque, observamos poucos vigias no dia da visita. Devido ao grande movimento de pessoas no dia da visita, sentímo-nos seguros.

Sinopse Histórica
O Parque das Hortênsias foi criado em 14/02/1978, quando foi recebido com certo receio por parte dos moradores da cidade, pois o então prefeito realizou uma grande obra de terraplanagem, plantou mais de mil mudas de árvores e trouxe das Serras Gaúchas cinco mil mudas de hortênsias, que acabaram batizando o local.
Veja reportagem do Portal "O Taboense", quando da comemoração dos 36 anos de criação do parque, que conta um pouco mais da história do local (Clique Aqui). 

O parque está em reforma desde março de 2014, que deverá ser concluída em até 2 anos (v. reportagem aqui).

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 4787-3791.

Vale a pena
  • Utilizar os playgrounds e os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Visitar o Museu da Natureza com seus 50 animais empalhados ou em esqueleto, uma seção de fetos animais conservados em formol e um lago com peixinhos vivos, que tem o objetivo de ser um espaço didático e estimulador da preservação dos animais e
  • Caminhar pelas pistas/trilhas, observando ao redor a vegetação e os animais presentes no zoológico.
Veja vídeo feito no local, quando da visita.
A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

3 comentários:

  1. Vejam reportagem do "Portal Otaboanense" sobre o parque no link http://www.otaboanense.com.br/noticia/11833

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Conforme consta do parágrafo "Atenção!" da publicação acima, não.

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do blog