domingo, 30 de junho de 2013

Parque das Hortênsias Armando Andrade em Taboão da Serra


Visitamos em dois domingos diferentes o Parque das Hortênsias Armando Andrade, que fica localizado na cidade de Taboão da Serra, região metropolitana de São Paulo, distando apenas 17 Km do centro da capital paulista. A cidade tem por volta de 257.000 habitantes e uma área de 20,39 Km². O Parque das Hortênsias possui cerca de 48.000 m² de área, sendo administrado pela prefeitura da cidade, que o inaugurou em 14 de fevereiro de 1978
Horário de funcionamento:
9h às 16:30h
Recursos:
        Playground   Trilha   Lanchonete   Estacionamento  Programação cultural
Telefone:
       (11) 4787-3791       
Localização:
Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção, Taboão da Serra
Ver no mapa

Para ir ao parque de ônibus há a linha 587- Taboão da Serra (Jardim Monte Alegre) - São Paulo (Metrô Campo Limpo). De carro utilize o link "Ver no mapa" no box ao lado para fazer seu roteiro. Há um bom estacionamento gratuito em frente a entrada principal do parque.

Infraestrutura
Possui boas pistas e trilhas para caminhar e/ou correr, um bom playground, Centro de Convivência e Cultura (CECO), Museu da Natureza, quiosques e churrasqueiras.

O diferencial do parque era a presença de um zoológico em seu interior que contava com um bom número de animais (cerca de 300). No dia da nossa primeira visita em 2013 haviam leões, jacaré, jaguatirica, porco do mato, macacos, gaviões, tucanos, pavões e diversas outras espécies.
Atenção, importanteConforme decisão do Ministério Público de SP em agosto/2016, o zoológico está permanentemente fechado.

Há uma lanchonete/restaurante no interior do parque, que vende alimentos e bebidas, inclusive serve refeições diversas.

restrições para levar bolas, pipas, animais domésticos, bicicletas, skates e assemelhados.

Quanto à segurança geral do parque, observamos poucos vigias no dia da visita. Devido ao grande movimento de pessoas no dia da visita, sentímo-nos seguros.

Sinopse Histórica
O Parque das Hortênsias foi criado em 14/02/1978, quando foi recebido com certo receio por parte dos moradores da cidade, pois o então prefeito realizou uma grande obra de terraplanagem, plantou mais de mil mudas de árvores e trouxe das Serras Gaúchas cinco mil mudas de hortênsias, que acabaram batizando o local.
Veja reportagem do Portal "O Taboense", quando da comemoração dos 36 anos de criação do parque, que conta um pouco mais da história do local (Clique Aqui). 

Vale a pena
  • Utilizar o bom playground e os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Visitar o Museu da Natureza com seus 50 animais empalhados ou em esqueleto, uma seção de fetos animais conservados em formol e um lago com peixinhos vivos, que tem o objetivo de ser um espaço didático e estimulador da preservação dos animais e
  • Caminhar pelas pistas/trilhas, observando ao redor a vegetação existente.
Veja vídeo feito no local, quando da primeira visita em 2013.

Vídeo feito na revisita ao Parque das Hortênsias em maio de 2016.


A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita em junho/2013 (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

27 comentários:

  1. Vejam reportagem do "Portal Otaboanense" sobre o parque no link http://www.otaboanense.com.br/noticia/11833

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Conforme consta do parágrafo "Atenção!" da publicação acima, não.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Não, Izabel. Tem um pequeno zoo, que atualmente está em reforma.

      Excluir
  4. A entrada é paga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Jéssica, é gratuito. O site Áreas Verdes das Cidades sempre assinala com destaque quando em algum parque é cobrada a entrada. Abs

      Excluir
    2. sim mas é pouco

      Excluir
  5. Tem local para fazer piquenique com as crianças ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Paloma. Acrescentamos que o parque está em reforma, o que pode dificultar sua utilização plena. Abs

      Excluir
  6. Hoje fui ao parque com meu esposo e filho de 6 meses, Adorei o parque, o zoologico. Foi divertido e muito bom ter esse momento de paz e tranquilidade. Recomendo!

    ResponderExcluir
  7. queria saber o horário de funcionamento aos domingos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário de funcionamento do parque está mostrado no box acima.

      Excluir
  8. voltou a ter leao e trigre

    ResponderExcluir
  9. Amanha feriada funcional normalmente ??

    ResponderExcluir
  10. Hoje fui roubado lá

    ResponderExcluir
  11. Não, Josiane. No entanto tem uns guardadores não oficiais que induzem uma "caixinha".

    ResponderExcluir
  12. O zoológico já está funcionando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não, apesar de ter alguns poucos animais por lá.Abs

      Excluir
    2. E.T.: Veja o segundo vídeo de maio deste ano. Abs

      Excluir
  13. Estão querendo acabar com o Parque das Hortênsias, os mandatários onipotentes e incompetentes, que quase nada fizeram por Taboão da Serra, a não ser emendarem seus mandatos, querem acabar com o pouco que temos de lugares de laser. Além de pouco fazerem, querem desfazer o que outros bem sucedidos fizeram. Que lastima!

    ResponderExcluir
  14. A partir de agosto de 2016, o Zoo deixará de existir no Parque das Hortênsias. Os moradores esperam, que não acabem com todo o encanto que esse espaço de lazer ainda pode oferecer para quem quer caminhar um pouco, Esperamos também que não espantem também os passarinhos que voam naquele espaço.

    ResponderExcluir
  15. Eu lembro da inauguração do Parque das Hortênsias, em fevereiro de 1978. Foi muito bonito! Os animais que lá estavam, eram tratados adequadamente e, tudo transcorria bem. O tempo passou e ultimamente, nem mais parece aquele município aprazível que conhecemos, parece até, mais um bairro de São Paulo, com um amontoados de prédios desproporcionais e sem quase nenhuma estética. Agora, estão fazendo de tudo, para que o Parque das Hortênsias,deixe de existir. So nos resta a lamentar se isso ocorrer.

    ResponderExcluir
  16. Fizeram bem em extinguir o Zoo do Parque das Hortênsias, os pobres animais eram sim atacados por "visitantes" malvados, que lhes causavam muito sofrimentos. Tartarugas tiveram seus cascos arrancados, filhotes de jacaré levavam pedrados, cines, marrecos e patos selvagens, eram intoxicados com pipocas engorduradas. Por ai se vê, que foi bom para os animais, o fim do zoológico no referido parque.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site