domingo, 26 de maio de 2013

Parque Praia São Paulo - Praia do Sol

Visitamos o Parque Praia São Paulo, em seu primeiro trecho chamado Praia do Sol, num domingo na Capela do Socorro, zona sul da Capital. Sua área compreende cerca de 168.700 m², sendo implantado em parceria com a Subprefeitura do bairro. O trecho Praia do Sol com cerca de 18.000 m², fica localizado na Avenida José Marques do Nascimento, altura do nº 3.540 da Av. Atlântica e integra o Projeto Orla do Guarapiranga. Parque voltado para prática de esportes, lazer e contemplação, com uma pequena área destinada a banhistas. 


Horário de funcionamento:
6h as 19h
Recursos:
    Campo de futebol   Playground   Trilha  Ciclovia   Estacionamento
Telefone:
(11) 5666-2919
Localização:
Avenida Atlântica (Antiga Robert Kennedy), 3100, Socorro
Ver no mapa
Avaliação do parque (0 a 5) é 2,0.

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 6913-21 - Terminal Varginha - Itaim Bibi (circular), 6000-10 -Term. Parelheiros - Terminal Santo Amaro, 6960-10 -Terminal Varginha - Terminal Santo Amaro e 6970-10- Terminal Grajaú- Terminal Santo Amaro.
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
ciclovia da Represa Guarapiranga passa em frente ao local.

Infraestrutura
Possui pista de caminhada, áreas verdes com plantio 
de árvores nativas, quadras de areia, quadra de areia 
oficial para competição (arena), playground infantil e 
playground da longevidade, uma pequena área para banhistas, ciclovia e sanitários.

Fauna
Cerca de 50 espécies de aves foram observadas, principalmente aquáticas e de áreas abertas. Dentre as espécies de áreas abertas: pica-pau-do-campo, anu-branco, coleirinho, caracará e sabiás. Nas áreas úmidas, ocorrem marrecas silvestres, frangos d’água, mergulhão-caçador, biguás, garças, socós e pernilongo-de-costas-brancas. Ocasionalmente aparecem colhereiros, que chamam atenção pela sua plumagem rosada e bico em forma de colher, daí seu nome popular. Batuiruçus e maçaricos descansam e alimentam-se nas praias do parque durante suas longas jornadas migratórias oriundas do Hemisfério Norte.

Flora
Vegetação terrestre composta por gramados, áreas ajardinadas, árvores isoladas e em alamedas. Destacam-se areca-bambu, árvore polvo, capixingui, copaíba, falsa-seringueira, figueira-benjamim, iúca, jasmim-manga, jerivá, maricá, palmatória, romãzeira e seafórtia. Vegetação aquática composta por maciços de cataia e gramíneas.

Há quiosques em construção no parque para abrigar lanchonetes, mas atualmente tem barracas que servem alimentos e bebidas.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, percorrendo o local. 

Origem do parque
O Projeto Orla da Guarapiranga ganhou mais fôlego com a assinatura de um convênio entre a Secretaria das Subprefeituras e a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. O Estado ficou de transferir R$10,5 milhões para que a Prefeitura faça investimentos no projeto da Orla, que previu a construção de sete parques públicos às margens da represa, além de uma ciclovia de 10 quilômetros interligando-os, com vista panorâmica para o manancial.
Outros R$10 milhões já haviam sido repassados pela Secretaria de Saneamento e Energia do Estado e estão sendo empregados na implantação do Parque 9 de Julho, na primeira fase de construção da ciclovia e de gradis, que estão substituindo muros de terrenos próximos às margens da represa e mudando a paisagem da região.
O projeto Orla da Guarapiranga é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente, da Subprefeitura Capela do Socorro, da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado e do Banco Mundial.

Vale a pena
  • Caminhar e/ou correr pela pista com pedriscos em uma extensão de 355 metros, observando as áreas verdes com árvores nativas e a Represa do Guarapiranga; 
  • Utilizar as quadras de areia para praticar futebol e 
  • Usar a ciclovia em frente ao parque para os "bikers". 

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, fotos tiradas no local ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do blog