domingo, 26 de maio de 2013

Parque Praia São Paulo - Praia do Sol em São Paulo

Parque Praia São Paulo - Praia do Sol

Visitamos o Parque Praia São Paulo, em seu primeiro trecho chamado Praia do Sol, num domingo na Capela do Socorro, zona sul da Capital. Sua área compreende cerca de 168.700 m², sendo implantado em parceria com a Subprefeitura do bairro. O trecho Praia do Sol com cerca de 18.000 m², fica localizado na Avenida José Marques do Nascimento, altura do nº 3.540 da Av. Atlântica e integra o Projeto Orla do Guarapiranga. Parque voltado para prática de esportes, lazer e contemplação, com uma pequena área destinada a banhistas. 



Parque Praia São Paulo - Praia do Sol 

Horário de funcionamento:
6h as 19h
Telefone:
(11) 5666-2919
Localização:
Avenida Atlântica (Antiga Robert Kennedy), 3100, Socorro
Ver no mapa
Avaliação do parque (0 a 5) é 2,0.

Como ir ao Parque Praia São Paulo - Praia do Sol


  1. Ônibus - linhas de números 6913-21 - Terminal Varginha - Itaim Bibi (circular), 6000-10 -Term. Parelheiros - Terminal Santo Amaro, 6960-10 -Terminal Varginha - Terminal Santo Amaro e 6970-10- Terminal Grajaú- Terminal Santo Amaro. Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Carro - clique no link mapa para traçar seu roteiro. Há estacionamento no Parque Praia São Paulo - Praia do Sol 
  3. ciclovia da Represa Guarapiranga passa em frente ao local.


Infraestrutura do Parque Praia São Paulo - Praia do Sol

Possui pista de caminhada, áreas verdes com plantio de árvores nativas, quadras de areia, quadra de areia oficial para competição (arena), playground infantil e playground da longevidade, uma pequena área para banhistas, ciclovia e sanitários.

Fauna
Cerca de 50 espécies de aves foram observadas, principalmente aquáticas e de áreas abertas. Dentre as espécies de áreas abertas: pica-pau-do-campo, anu-branco, coleirinho, caracará e sabiás. Nas áreas úmidas, ocorrem marrecas silvestres, frangos d’água, mergulhão-caçador, biguás, garças, socós e pernilongo-de-costas-brancas. Ocasionalmente aparecem colhereiros, que chamam atenção pela sua plumagem rosada e bico em forma de colher, daí seu nome popular. Batuiruçus e maçaricos descansam e alimentam-se nas praias do parque durante suas longas jornadas migratórias oriundas do Hemisfério Norte.

Flora
Vegetação terrestre composta por gramados, áreas ajardinadas, árvores isoladas e em alamedas. Destacam-se areca-bambu, árvore polvo, capixingui, copaíba, falsa-seringueira, figueira-benjamim, iúca, jasmim-manga, jerivá, maricá, palmatória, romãzeira e seafórtia. Vegetação aquática composta por maciços de cataia e gramíneas.

Há quiosques em construção no parque para abrigar lanchonetes, mas atualmente tem barracas que servem alimentos e bebidas.

Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, percorrendo o local. 

História do Parque Praia São Paulo - Praia do Sol

O Projeto Orla da Guarapiranga ganhou mais fôlego com a assinatura de um convênio entre a Secretaria das Subprefeituras e a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. O Estado ficou de transferir R$10,5 milhões para que a Prefeitura faça investimentos no projeto da Orla, que previu a construção de sete parques públicos às margens da represa, além de uma ciclovia de 10 quilômetros interligando-os, com vista panorâmica para o manancial.

Outros R$10 milhões já haviam sido repassados pela Secretaria de Saneamento e Energia do Estado e estão sendo empregados na implantação do Parque 9 de Julho, na primeira fase de construção da ciclovia e de gradis, que estão substituindo muros de terrenos próximos às margens da represa e mudando a paisagem da região.

O projeto Orla da Guarapiranga é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais das Subprefeituras e do Verde e Meio Ambiente, da Subprefeitura Capela do Socorro, da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado e do Banco Mundial.


Vale a pena no Parque Praia São Paulo - Praia do Sol

  • Caminhar e/ou correr pela pista com pedriscos em uma extensão de 355 metros, observando as áreas verdes com árvores nativas e a Represa do Guarapiranga; 
  • Utilizar as quadras de areia para praticar futebol e 
  • Usar a ciclovia em frente ao parque para os "bikers". 

Veja vídeo do Parque Praia São Paulo - Praia do Sol feito na nossa visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).



Fotos do Parque Praia São Paulo - Praia do Sol


Tiradas no local ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site