quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Parque Eucaliptos em São Paulo

Visitamos num sábado o Parque Eucaliptos, que fica localizado na Rua Ministro Guimarães, 280, Morumbi na Zona Oeste da Capital e tem cerca de 15.500 m² de área. 
Horário de funcionamento:
7h às 18h
Telefone:
(11) 3742-6363   
Localização:
Avenida Ministro Guimarães, 280, Morumbi
Ver no mapa

Avaliação do parque (0 a 5) é 2,4.

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 6837-10 – Shop. Portal – Term. Capelinha; 8026-10 – Jd. Ingá – Butantã; 746F-10 – Jd. das Palmas – Santo Amaro; 807M-10 – Term. Campo Limpo – Shopping Morumbi e 775F-10 – Jd. das Palmas – Hosp. das Clínicas.
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). De carro acesse ao link "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro. Não há estacionamento no interior do parque, mas é possível estacionar em ruas próximas (observe a sinalização no local).

Infraestrutura:
Existem áreas de estar, playground, bicicletário, trilhas para caminhadas e/ou corridas, área para compostagem, minhocário, sanitários (limpos e conservados no dia da visita) e viveiro de mudas.


Fauna
Conforme a PMSP, "há registros de 25 espécies de aves, a exemplo: beija-flor-tesoura, rolinha, sabiás (laranjeira e barranco), cambacica, joão-teneném, corruíra, pitiguari, tico-tico e chopim. Com a chegada da primavera, o parque recebe espécies migratórias como suiriri e bem-te-vi-rajado, que ali nidificam. Podem ser observados rapinantes como gaviões-carijós e caracarás. O pica-pau-de-cabeça-amarela ou joão-velho chama a atenção pela sua beleza e fortes bicadas proferidas nos troncos das árvores à procura de larvas de insetos".


Flora
É constituída de vegetação diversa por eucaliptal com sub-bosque, onde foi realizado plantio de mudas de árvores, além de áreas ajardinadas. Destacam-se bananeira, cafeeiro, cedro, cedro-de-bussaco, cuvitinga , embaúba-prateada, palmito-jussara, pau-brasil, seafórtia, sibipiruna e tipuana.

Não há lanchonetes no parque e não observamos ambulantes próximos à entrada do local.


O parque faz parte da Campanha de Incentivo Permanente à Arborização da Prefeitura de São Paulo, onde qualquer pessoa poderá obter uma muda de árvore gratuitamente para plantio em endereço na cidade de São Paulo (veja detalhes aqui).


As atividades programadas no Parque Eucaliptos para seus visitantes, inclusive trilhas monitoradas, podem ser obtidas no telefone da administração (11) 3742-6363.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque.

Sinopse Histórica 
A área do parque pertencia a uma antiga chácara com mata nativa e bosque de eucaliptos, que depois foi preservada como área verde do condomínio implantado nas vizinhanças.
Em 1995, foi criado o Parque Eucaliptos com o objetivo de preservar essa pequena área para a comunidade local e para a qualidade ambiental da região.
Originário da Austrália, o eucalipto, teve seu plantio disseminado por Navarro de Andrade no começo do século passado para suprir de lenha as locomotivas. Quando praticada de modo sustentável, é uma cultura agrícola importante para satisfazer nossas necessidades de celulose e madeira e evita o corte de mais matas nativas. A velha história que arruína o solo, não é verdade se os cuidados necessários forem tomados, basta para isso ver a Fazenda Melhoramentos em Caieiras, que o planta há mais de 80 anos.
No entanto em áreas de preservação ambiental como beiras de rios substituindo as árvores nativas ou na malha urbana, ele não pode e nem deve ser plantado, segundo os especialistas.

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3742-6363.

Vale a pena:
  • Caminhar pelas trilhas, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugiro "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).



A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

Entrada do parque




Trilha


Vegetação no local




Jaca "no pé"






















Playground ao fundo


Playground


Trilha com piso de folhagens
































Esquemático do parque


Área de compostagem






Minhocário










Sanitários


Jardins no parque


"Árvore Jacaré"








Viveiro de mudas


Mudas disponibilizadas dentro da Campanha de Incentivo Permanente à Arborização





Bebedouro




Entrada/saída do parque com bicicletários

1 comentários:

  1. Parque bem organizado e funcionários bem informados !

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site