quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Praça Victor Civita em São Paulo

Visitamos num sábado a Praça Victor Civita, que fica localizada em Pinheiros, na Zona Oeste da Capital e tem quase 14.000 m² de áreaA Praça Victor Civita é gerida atualmente pela AAPVC – Associação Amigos da Praça Victor Civita, cujo modelo de gestão prevê o envolvimento de empresas, instituições públicas, ONGs e da comunidade para a manutenção e realização das atividades previstas.
Horário de funcionamento:
6:30h as 19h
Recursos:
    Deck de madeira e Palco

Telefone:
                  (11) 3031-3689                    
Localização:
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Ver no mapa


Para o acesso ao local há várias linhas de ônibusentre as quais a 7228-10 – Pinheiros/Pça Ramos de Azevedo; 5100-10 – Pinheiros/Terml. Pq D. Pedro II e 719P-10 – Pinheiros/Metrô Armênia, entre outras. Para informações sobre demais linhas que servem o parque, ligue 156 ou consulte o site da Sptrans (clique aqui).
A Praça está localizada a 300 metros das Estações Pinheiros da CPTM (linha Esmeralda) e do Metrô (linha 4 amarela).
De carro, consulte o link "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro. Não há estacionamento para veículos no parque. Utilize vagas existentes nas ruas próximas, como na Av. Prof. Frederico Herman Jr., atentando para a sinalização existente.

Infraestrutura:
Deck de madeira , palco, arquibancada, praça de paralelepípedos, Centro de Informação, Integração e Preparação para o Envelhecimento (CIIPE), horta, oficina de educação ambiental, bosque, sanitários (limpos e cuidados no dia da visita), bebedouros, telefones públicos, Museu da Sustentabilidade e bicicletário.
A arquitetura do parque conta ainda com uma série de medidas sustentáveis, como iluminação por "leds" (mais duráveis que lâmpadas comuns) e sistema de reaproveitamento da água da chuva. Seu projeto paisagístico é composto por diferentes espécies vegetais com funções orgânicas, fitoterápicas ou passíveis de utilização na produção de biocombustíveis.

No CIIPE há uma série de cursos e oficinas destinados à terceira idade. Veja a programação geral (cultural e esportiva) da Praça, incluindo a do CIIPE, "clicando aqui".

Não há lanchonetes no parque, mas nas proximidades existem alguns bares.

Flora
O "Espaço Aberto da Sustentabilidade” com passarelas de madeira, onde a água da chuva e do esgoto, após tratada pelo sistema de alagados (tec gardens), que contém filtros de cascalho e plantas aquáticas (Pontederia e Juncus), irriga o bosque de eucaliptos, as hortaliças, as ervas aromáticas e medicinais, como hortelã e tomilho. Há canteiros demonstrativos com espécies utilizadas para produção do biodiesel, como mamona. Ocorrem exemplares arbóreos isolados em canteiros, como espatódea, falsa-seringueira e chapéu-de-sol.

Há restrições para animais domésticos, bicicletas, patins e skates.

Há vários vigias no parque, conferindo-lhe segurança.

História:
A Praça Victor Civita foi construída na área onde funcionou, por 40 anos, o Incinerador de Pinheiros, também conhecido como Sumidouro. Foi necessário fazer um grande processo de descontaminação do local. As diretrizes para a execução desse trabalho foram fixadas em parceria com a Cetesb, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a agência alemã de cooperação técnica GTZ. A implantação da praça foi realizada através de uma cooperação entre a Prefeitura e a Editora Abril. 

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone (11) 3031-3689 ou pelo e-mail contato@pracavictorcivita.org.br

Vale a pena
  • Caminhar pelos decks existentes, observando o bosque, os jardins suspensos (Tec Gardens) com suas plantas, hortaliças, ervas aromáticas e medicinais, etc.;
  • Visitar o Museu da Sustentabilidade;
  • Participar dos vários eventos culturais e esportivos que são levados na praça (informações, clique aqui);
  • Frequentar cursos promovidos pelo CIIPE para o pessoal da terceira idade (aulas de inglês, francês, informática básica, Tai-chi-chuan, etc...). Para se inscrever consulte aqui e
  • Participar do "Aprender ao Ar Livre", que foi criado e gerido pelo Instituto Verdescola com patrocínio da CPFL Energia, o Núcleo de Educação Ambiental da Praça Victor Civita, que organiza cursos, oficinas e visitas guiados para crianças, jovens e adultos.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

Esquemático com as atrações da praça
Bosque

Deck de madeira visto da entrada do parque








Museu da Sustentabilidade (antigo Incinerador)


Jardim Suspenso (Tec Garden)


Técnicas usadas na construção da praça

Vista da Plateia que fica em frente ao Palco da Praça


Aparelhos para ginástica

Jardim Suspenso (Tec Garden)


Chaminé desativada do antigo Incinerador





Deck de madeira com o palco ao fundo



Plantação de Babosa

Lavanda

Vasos suspensos com plantas diversas 




Deck de concreto

Centro de Informação, Integração e Participação para o Envelhecimento (CIIPE)

Bosque

Habitáculos para aves nas árvores do Bosque







Praça de Paralelepípedos

Vista de frente do Museu da Sustentabilidade

Iluminação que utiliza"leds"


Escultura "Reach" de Dror







Ventilação do ex-Incenerador

Instalações do antigo Incinerador

Murais no Museu da Sustentabilidade






Jardins Suspensos (Tec Garden)



Centro de Informação, Integração e Participação para o Envelhecimento (CIIPE)





Arquibancada do Palco da Praça

Jardins Suspensos (Tec Garden)

Entrada/Saída do parque


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site