quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parque Guarapiranga

Visitamos numa 3a. feira, o Parque Guarapiranga, situado na avenida do mesmo nome, número 575, no Distrito de Campo Limpo, Zonal Sul de São Paulo.
Ocupa uma área de 152.600 m² e fica numa das margens da Represa do Guarapiranga. 
Horário de funcionamento:
6h às 18h (Terças aos Domingos)
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground   Trilha     Estacionamento     Programação cultural      
Localização:
Estrada Guarapiranga, 575, Parque Alves de Lima
Ver no mapa

Avaliação geral (0 a 5) é 2,8.

Para chegar ao parque existem muitas linhas de ônibus, entre as quais, 5129-10 - Jd. Mirian x Socorro, 5185-10 Terminal Guarapiranga x Pq. D. Pedro II, 5342-10 Vila Sta. Lúcia x Lgo. S. Francisco, 5391-10 Term. Jd. Ângela x Lgo. S. Francisco, 5391-22 Moema x Term. Jd. Ângela e 6008-10 Jd. Planalto x Terminal Sto. Amaro.

Há um estacionamento gratuito para veículos na Avenida Guarapiranga, próximo à entrada principal do parque.

Infraestrutura
Quiosques, churrasqueiras, trilhas, quadras poliesportivas, playgrounds, sanitários (estavam limpos e conservados na visita), bicicletários, pista de cooper, bosque e quadra de campo. Anteriormente havia um acesso à praia formada pela represa Guarapiranga, mas houveram deslizamentos de terra e vegetação, que interditaram esse caminho e o tornaram perigoso. Não há previsão para sua reabertura, conforme informações da administração do parque. O Guarapiranga, também faz parte do Programa de Arborização da Prefeitura.

Fauna
Apresenta um total de 52 espécies, sendo um réptil (o lagarto teiú), dois mamíferos e 49 de aves. Entre as aves destaca-se o maior passeriforme - o pavó, que se encontra em perigo de extinção no Estado de São Paulo -, o bonito-do-campo, exibindo as cores da bandeira nacional em sua plumagem, e a bela saíra-da-mata, endêmica de Mata Atlântica. Ocorrem outras aves endêmicas como periquito-rico, pica-pau-anão-de-coleira, arredio-pálido e pichororé. Exemplares de mamíferos como gambá-de- orelha-preta e ratão-do-banhado foram avistados.


Flora
A maior parte do parque é recoberta por um eucaliptal, entremeado por pequenos bosques com espécies remanescentes da Mata Atlântica, além de áreas ajardinadas. Podem ser observados exemplares de tamanqueiro, tapiá-guaçu, mandioqueira, guaçatonga, passuaré, angico, cabuçu, capororoca, camboatá e pau-de-tucano.

Constatamos vigias nas áreas mais frequentadas do parque, conferindo segurança ao local. Por outro lado, atenção para as trilhas, que adentram à mata, pois são bem "fechadas" pela vegetação.

São permitidos cães, desde que estejam em guias ou focinheiras.

Não há lanchonetes no local. Ambulantes podem ser encontrados do lado de fora do parque.

Bicicletas e skates são proibidos de transitarem no parque.

História
O local era uma antiga fazenda de café, que mais tarde foi reflorestada com eucalipto, árvore nativa da Austrália, de crescimento muito rápido e utilizado para produção de lenha, papel e essências, para a indústria farmacêutica e produtos de limpeza.
Na década de 1960 a Prefeitura passou a utilizar a área como viveiro, para produzir árvores e arbustos que eram plantadas nas ruas e praças da região. Em 21 de setembro de 1974 o parque foi inaugurado. O projeto original foi feito pelo escritório do famoso paisagista Burle Marx, que aproveitou a vegetação já existente e criou belos jardins e caminhos sinuosos.

A programação cultural e/ou esportiva do parque é bem variada. Há o Centro de Convivência e Cooperativa Parque Guarapiranga_CECCO (telefone 5515-1696), que é responsável por várias atividades. Aos domingos funciona no parque o "Bosque da Leitura".

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração 5514-6332 e o e-mail pqguarapiranga@yahoo.com.br

Vale a pena
  • Caminhar pelas pistas e trilhas existentes, que têm vários aclives e declives e trechos de terra adentrando a "mata fechada";
  • Utilizar os quiosques próprios para piqueniques e churrascos e
  • Participar da programação cultural e esportiva do parque, por meio do CECCO Guarapiranga, que é bastante diversa.

Veja vídeo feito no local no dia da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização):



As fotos a seguir, foram tiradas no dia da visita:
Entrada do parque à direita

Entrada principal do parque


Quadra Esportiva

Bicicletário


Bebedouros e sanitários à esquerda


Pista para caminhadas e/ou corridas







CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa)

Aparelhos para ginástica



CECCO ao centro

Trilha



Pista com poste de iluminação



Playground





Acesso à vista da Represa Guarapiranga

Represa Guarapiranga vista do parque








Sanitários



Quiosque para piqueniques e churrascos

Infraestrutura para churrascos

Quisoques

Acesso às trilhas








Prédio da administração


Estacionamento


Flores, vistas do estacionamento, cercando o parque


Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do blog