quinta-feira, 26 de julho de 2012

Parque Severo Gomes em São Paulo

Parque Severo Gomes em São Paulo

Visitamos o Parque Severo Gomes, que se situa na Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta no Bairro de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Sua área é de 34.900 m², tendo recebido esse nome em 30/12/1992.


Avaliação geral (0 a 5) é 2,8.

Como ir ao Parque Severo Gomes


Parque Severo Gomes

Horário de funcionamento:
7h às 18h
Telefone:
  (11) 5687-4994   
Localização:
Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta
Ver no mapa
Ônibus - linhas 6422-10 Vila Cruzeiro x Terminal Bandeira, 6811-10 Parque do Lago x Borba Gato, 7245-10 Terminal Sto. Amaro x Hosp. das Clínicas, 736G-10 Jd. Ingá X Shopping Morumbi e 756A-10 Jd. Paulo VI x Santo Amaro. 
Carro - consulte o link "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro. 

Estacionamento

Não há estacionamento no parque, use as ruas do entorno do parque (Pires de Oliveira, Ministro Jordão Bernardino de Sene, Mário Reis, Bernardino Machado, etc.)

Infraestrutura do Parque Severo Gomes


Playgrounds, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha, canteiros de rosas, aparelho de ginástica, pista de cooper, bicicletário, área de estar, caminhos e sanitários, que na visita estavam limpos e bem cuidados. A área de preservação permanente é outra parte do parque.

Fauna
O parque, principalmente em sua área melhor preservada, propicia abrigo e locais para reprodução para uma avifauna diversificada. Estão presentes tanto aves típicas de banhados e brejos, como os frangos d’água, as garças brancas-pequenas e as saracuras, quanto outras, como falcão quiri-quiri, gavião-carijó, rolinha, periquito verde, anu-preto, anu-branco, beija-flor, pica-pau, joão-debarro, siriri, bem-te-vi, andorinha, corruíra, sabiá-laranjeira, sabiá branco, gente-de-fora-vem, chopim, cambacica, sanhaço, saíra, tico-tico, pardal, sebinho, pássaro preto, trinca-ferro, bico de lacre, corujinha do mato, saí-azul, canário da terra, saí andorinha, tiziu, tuim, verão, tesourinha, pintassilgo, curió, entre outras. Há ainda morcegos, sagui de tufo branco, gambás, preás e pequenos roedores. No córrego que passa do outro lado do parque há presença de pequenos peixes (lebistes e lambaris).

Flora
Áreas ajardinadas, bosques e vegetação ribeirinha ao longo do córrego. Destacam-se espécies como paineira, suinã, ingá-vera, eucalipto, amoreira, casuarina, espatódea, alfeneiro, grevilha-gigante, angico- branco, tarumã e pessegueiro-do-mato.

Constatei vários vigias no parque, conferindo segurança ao local. 

São permitidos cães, desde que estejam em guias ou focinheiras.

História do Parque Severo Gomes

“Pracinha da Granja” é como os antigos moradores da região conhecem o parque. Sua área é remanescente de uma área verde que desde a década de 1970 abrigava um Centro de Convivência pertencente ao loteamento de duas chácaras, Vila Elvira e Granja Julieta. Foi inaugurado em 1989, e em 1992, recebeu o seu nome atual.

Para saber sobre a programação cultural e/ou esportiva do parque, que é diversificada, bem como sobre informações gerais do local, ligue para o telefone da administração (11) 5687-4994.

Vale a pena do Parque Severo Gomes

  • Caminhar ou correr pelas trilhas existentes, observando a vegetação que as cercam;
  • Levar as crianças para utilizar os playgrounds existentes, que aliás são bem frequentados pelos moradores da vizinhança e
  • Participar da programação de atividades no parque, que inclui, entre outras, práticas de Yoga, Tai Chi, Lian Gong e Pilates. Trilhas monitoradas podem ser agendadas na administração do parque pelo telefone acima.
Veja vídeo do Parque Severo Gomes feito no local no dia da visita.

Fotos do Parque Severo Gomes

Tiradas no dia da visita:
Uma das entradas do parque (Rua Pires de Almeida)
Playground
Uma das Trilhas




Bebedouro




Vegetação ao lado da trilha no nível das ruas






Rua que divide o parque em área de lazer com playground e área arborizada com trilhas

Rua que divide o parque em área de lazer com playground e área arborizada com trilhas

Bicicletário













Curso d'água









Prédio da administação


Playground ao fundo

Sanitários

Bebedouro
Parque à direita e a área restrita de preservação permanente ao fundo

 Área restrita de preservação permanente
Área restrita de preservação permanente

2 comentários:

  1. ....o as fotos estão boas, mas o nome da rua está errado. É Rua Pires de Oliveira e não Pires de Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, internauta, pela observação! Já corrigimos o endereço. Abs

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site