No dia 11 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Cerrado. A data lembra a importância do bioma e a necessidade de sua preservação, já que a cada ano aumenta a devastação de sua cobertura original pela mineração, agricultura de monocultura intensiva e a pecuária extensiva. As queimadas são outro problema grave do cerrado, principalmente no inverno com o tempo seco.
- Siga o Áreas Verdes das Cidades no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
O bioma brasileiro é a savana mais rica do mundo em biodiversidade com cerca de 320 mil espécies da fauna e mais de 6 mil espécies de árvores, segundo a ICMBio - MMA (Ministério do Meio Ambiente). Esta fauna diversa e abundante se dá pela complexidade de hábitats e paisagens do Cerrado.
Características do Cerrado
Uma característica muito importante é que a região abriga 8 das 12 nascentes das principais bacias hidrográficas nacionais, além de diversos ambientes aquáticos, como nascentes, lagoas efêmeras, riachos, rios e ambientes brejosos (buritizais e veredas).O relevo é em geral bastante plano ou suavemente ondulado em imensos planaltos ou chapadões. Metade da área tem entre 300 e 600 metros acima do nível do mar e apenas 5,5% são superiores a 900 metros, como a Chapada dos Veadeiros com altitudes maiores de 1.600 metros (em Goiás).
A geologia é antiga: com o complexo cristalino, bacias sedimentares e rochas variadas.
O clima do Cerrado apresenta duas estações bem definidas: verões chuvosos e invernos secos. As chuvas tendem a ser semelhantes em todo bioma, mas a temperatura é mais variável principalmente por influência do relevo. É o clima tropical sazonal, de inverno seco.
A vegetação tem desde formas campestres bem abertas, como os campos limpos de cerrado, campos sujos, campos cerrados até formas relativamente densas, florestais, como os cerradões.
Foto: Pixabay.com
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site