segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Parque Papadopoli em Veneza na Itália

O Parque Papadopoli fica na cidade de Veneza na Itália e e ocupa atualmente uma área fechada de 7.500 m² em uma ínsula limitada ao norte pelo Grande Canal, a leste pelo Rio dei Tolentini, ao sul pelo Rio del Magazen e a oeste pelo Rio Novo.  O parque é composto por três partes: A menor (655 m²) é plantado com ciprestes. A segunda (710 ) é composta de várias plantas, equipado com bancos e decorado com uma fonte. A terceira parte  (6.135 ) está fechada. Existem jogos para crianças. Árvores e canteiros são mantidos regularmente.

Colaborou com fotos do local Ivaldo Silva

Parque Papadopoli

Horário de funcionamento:
7h às 20h30 e 8 às 18h30 (inverno)

Telefone:
+390412748111

Localização:
30135 Sestriere Santa Croce, Veneza, Itália
Ver no mapa

Como ir ao Parque Papadopoli 
Do terminal da Praceta Roma partem linhas de ônibus e ônibus elétricos que vão para a parte continental. Em poucos minutos a pé é possível chegar às escalas do Actv de onde partem as linhas principais do serviço público de navegação em toda a rede e para todos os destinos, via Canal Grande ou seja ao longo do Canal da Giudecca e linhas adjacentes.

Veja previsão do tempo para Veneza na Itália neste link.


Infraestrutura Parque Papadopoli  
Bancos de jardim, cestos do lixo e área de jogos para crianças, dando a possibilidade de fazer uma pausa agradável para restabelecer as forças num local próximo dos dois terminais. A poucas dezenas de metros há 2 instalações sanitárias públicas Veritas (Pc.ta Roma) e uma fonte de água potável em Campazzo Tre Pont. A parte sul do parque é dominada pelo jardim de inverno do Hotel Papadopoli, construído em 1970 com projeto de Pietro Porcinai. Além do Rio Novo, adjacente à Piazzale Roma, ainda sobrevivem dois pequenos trechos sem cerca dos jardins originais, medindo 655 e 710 m², respectivamente. O primeiro reduz-se basicamente a um canteiro de flores sobre o qual se erguem alguns ciprestes; a outra é mais interessante pela presença de uma pequena fonte inserida entre rochas “falsas” e é o que resta, talvez, de um ninfeu ou falésia.

Flora e Funa no Jardim Papadopoli 
Presença de espécies perenes como azinheiras, ciprestes e cedros. Outras espécies presentes são hackberry, sofore, tília, teixo, bordo e carvalho. A vegetação rasteira é constituída por exemplares de louro, evonymus, aucuba, viburnum e manchas de Ruscus hypoglossum. Quanto a fauna observam-se vários pássaros de espécies diversas.

História do Parque Papadopoli 
Os jardins ocupam as terras do demolido mosteiro de Santa Croce. Habitado por uma comunidade de freiras clarissas, foi fechado em 1810 durante as repressões napoleônicas e reduzido ao uso civil. O complexo foi demolido alguns anos depois junto com outras construções para dar lugar ao parque.

O primeiro parque foi construído em 1834 por Francesco Bagnara para Teresa Mosconi, esposa do conde Spiridione Papadopoli, que se tornou proprietário do terreno. Eles eram donos do Palazzo Foresti Papadopoli. Seguidor de Giannantonio Selva e Giuseppe Jappelli, Bagnara criou um parque de estilo inglês ao norte, em direção ao Grande Canal, em linha com as tendências românticas da época, caracterizado por avenidas sinuosas e pequenos morros. O restante, porém, era mais regular com canteiros de formato geométrico.

Em 1863, Niccolò e Angelo Papadopoli contrataram Marco Quignon para expandir e modificar os jardins. Havia também um aviário com papagaios e faisões prateados e um terraço circular com vista para o Grande Canal.

Danificado pelos bombardeios da Primeira Guerra Mundial, por volta de 1920 o jardim foi aberto ao público. Um terço de sua área foi destruído em 1933, quando o canal do Rio Novo foi construído. A parte oeste foi em grande parte arrasada e separada das demais pela escavação do Rio Novo, necessária ao escoamento do tráfego proveniente do novo terminal. Na mesma ocasião, foi erguido um grande complexo hoteleiro na zona sul.

Vale a pena no Parque Papadopoli 
  • Caminhar pelo parque observando as construções antigas e as estátuas presentes;
  • Levar as crianças para brincar no playground existente e
  • Destacar entre as vielas e canais da cidade o parque que surge diante dos olhos como se fosse uma coisa inusitada, diante do cenário local.
___________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fotos: Ivaldo Silva e uma foto do Creative Commons
Fonte dos textos: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/) e Comune di Venezia (https//www.comune.venezia.it)
___________________________________________________________________________________________________
 

Veja vídeo do Parque Papadopoli 

 



Fotos do Parque Papadopoli

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site