quinta-feira, 21 de julho de 2022

Parque Phoenix em Dublin na Irlanda


O Parque Phoenix fica em Dublin, capital da Irlanda, costa oriental do país, na foz do Rio Liffey, que divide a cidade em duas partes e conta com vários prédios de arquitetura georgiana do século XVIII. O Parque Phoenix é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, pois dista apenas por volta de 3 Km do centro de Dublin, tendo 1.750 acres, o que equivale a cerca de 7.000.000 m² e seu nome em gaélico, "Fionn Uisce", significa "Água Limpa". O que se torna muito curioso, visto que sua tradução não se relaciona, tendo o seu nome anglicizado usando o famoso pássaro da mitologia grega.  Foi originalmente formado como um parque de caça real na década de 1660 e aberto ao público em 1747.

Contribuição com imagens e informações de Miguel Mantovani Jr e Igor Felipe S. Mantovani

Parque Phoenix
Horário de funcionamento:
Ininterrupto

Telefones:
+ 351 1 820 5800 e + 353 1 821 3021 

Localização:
Superintendent’s Office, The Whitefields, Phoenix Park, Dublin D08 KDC4, Irlanda
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Phoenix
  • Carro - Consulte o link "Ver no mapa" e trace seu roteiro para chegar ao parque. Há estacionamento para veículos no local.
  • Ônibus Os pontos de ônibus estão localizados fora dos muros do Parque: Para parar perto da Parkgate Street (entrada do portão principal), Islandbridge Turnstile e Chapelizod Gate, use as linhas de ônibus 25 e 26. Para parar próximo ao North Circular Road Gate, use a linha de ônibus 46A. Para parar na Castleknock Road e entrar no parque pelo Castleknock Gate, use a linha de ônibus 37. Para parar na Navan Road e entrar no Phoenix pelo Ashtown Gate, use as linhas de ônibus 37, 38, 39 e 70.
  • De Trem ou Luas (espécie de VLT) -  A Estação Heuston fica a uma curta caminhada da entrada da Parkgate Street (Portão Principal) do parque e é regularmente servida por trens regionais e suburbanos. Da Estação Connolly, os trens suburbanos operam regularmente para as estações de trem Ashtown e Phoenix Park, ambas próximas ao parque. Use a Linha Vermelha para viajar de Luas (VLT) até o Phoenix e desça na parada Museum ou Heuston Station.

Veja previsão do tempo para a cidade de Dublin na Irlanda neste linkEntretanto, deve-se observar que na Irlanda o tempo é bem instável, pois de uma hora para outra tudo muda, sendo normal em dia de sol, do nada, virar pra chuva.
Infraestrutura do Parque Phoenix
Há áreas ajardinadas; lagos; áreas para a prática de caminhadas e/ou corridas; andar de bikes;  fazer piqueniques; ver monumentos; jogar críquete, rúgbi e futebol, participar de eventos, entre outras muitas atrações do local. Umas das peculiaridades do Parque Phoenix são os inúmeros animais que vivem livremente em uma de suas áreas. Há o Zoológico de Dublin, que fica no interior do Phoenix e é um dos mais antigos do mundo. São mais de 400 animais, em 280.000  de área. Porém, vale uma ressalva: apesar da entrada no parque ser gratuita, no caso do Dublin Zoo cobra-se o ingresso (v. valores aqui).

No interior do parque há a "Áras an Uachtaráin", que é a casa do presidente da Irlanda e é possível fazer tours acompanhados durante os sábados. Essa casa já foi usada, também, pela Rainha Vitória da Inglaterra. Lá é possível alugar bicicletas para explorar o parque sem se cansar muito, afinal, o local é gigante. Também é possível encontrar tours completos pelo Phoenix Park na internet.

Também no Phoenix fica o Chief Secretary's Lodge nas suas atuais funções como residência do Embaixador dos Estados Unidos na Irlanda, conhecido desde a década de 1970 como Deerfield, o pavilhão é um edifício Setecentista (século XVIII).

O maior Obelisco da Europa fica exatamente no Parque Phoenix. Ele possui 62 metros de altura e recebe o nome de Wellington Monument. O monumento foi erguido em homenagem às vitórias conquistadas pelo Duque Wellington. Existe também uma cruz que representa a celebração da missa do Papa João Paulo II, no ano de 1979, e o Magazine Fort, que é uma construção onde eram guardadas as armas do exército da Irlanda, também são monumentos que encontramos no parque.

Flora e fauna são destaques no Parque Phoenix 
O parque é um local altamente importante para a biodiversidade na cidade de Dublin e é um recurso extremamente valioso para o povo de Dublin e seus visitantes. Comporta 50% das espécies de mamíferos encontrados na Irlanda e cerca de 40% das espécies de aves. 
Entre as 351 espécies vegetais existentes no parque, três são raras e protegidas. O Phoenix manteve quase todas as suas antigas pastagens e bosques, e também tem exemplos raros de zonas úmidas. Além disso, no Phoenix é o local do Zoológico de Dublin, que interpreta aspectos da biodiversidade para mais de 900.000 pessoas a cada ano. Um animal em particular, o gamo/cervo (nome científico, cervus dama), foi diretamente responsável pelo desenvolvimento do Parque Phoenix e quase 350 anos depois ainda existe um rebanho de cerca de 300. A lista das inúmeras espécies do Phoenix Park está disponível para visualização clicando neste link

O Parque Phoenix tem medidas de gestão contínuas que são sensíveis à biodiversidade. Essas medidas incluem o manejo de grama sensível à vida selvagem, permitindo que as árvores morram naturalmente dentro das zonas de conservação e o uso mínimo de produtos químicos e fertilizantes. Segundo sua administração, outras medidas continuarão a ser introduzidas de acordo com as propostas do Plano de Gestão da Conservação do Parque Phoenix e das melhores práticas.

Edifícios e estradas cobrem 45% da cidade de Dublin. No Parque Phoenix eles cobrem apenas 7%. Quase todo o Parque é composto por áreas verdes que são excelentes para plantas silvestres e vida selvagem. Existem 24 "habitats" diferentes (lugares onde vivem plantas e animais selvagens). Florestas e áreas dominadas por árvores cobrem 31% ou 2.200.000 , e pastagens cobrem 56% ou 3.980.000 . Os habitats incluem 6 tipos de floresta, cinco tipos de pastagem, bem como sebes, arbustos, lagoas, riachos e valas úmidas. A maioria das pastagens do parque foram pastoreadas e cobertas até a década de 1970. Desde então, com a retirada do feno, a diversidade dessas pastagens vem melhorando. Extensas áreas abertas de pastagens fornecem locais de nidificação, por exemplo para a cotovia. As pastagens, distantes das vias principais, não são cortadas e, portanto, fornecem alimento e abrigo para invertebrados e cobertura para pequenos animais. Um tipo raro de pastagem é encontrado nos terraços íngremes do lado sul do Parque. Tem inúmeras ervas selvagens coloridas, incluindo a planta rara e protegida, "Hairy Violet". Pequenas áreas de pastagens úmidas, indicadas pela presença de juncos, são encontradas particularmente perto de Oldtown Wood. Numa delas encontra-se outra planta rara e protegida, a erva-do-campo cevada ("grass meadow barley").

A entrada de cães não é permitida em algumas áreas do parque, mas é permitida em outras com os cães com coleiras ou guias (ver normas de conduta do parque para os donos de cães aqui). Usar drones e fazer churrascos não são permitidos no parque Phoenix.

História Parque Phoenix
O 4º Conde de Chesterfield foi nomeado Lord Lieutenant da Irlanda em janeiro de 1745, e é creditado com o início de uma série de trabalhos paisagísticos, muitos dos quais provavelmente não foram concluídos até depois de seu curto mandato, tendo sido chamado de volta a Londres mais de um ano depois. Estes incluíram um considerável replantio do Parque, bem como o plantio de árvores em ambos os lados da avenida principal e a instalação do Monumento Coluna Phoenix em 1747. Ele também é creditado com a abertura do parque ao público. As características gerenciais e infraestruturais dominantes do século XVIII do Phoenix Park foram refletidas no uso extensivo do parque pelos militares e no número de alojamentos usados ​​por oficiais do governo e outros funcionários menores envolvidos na gestão do parque. Para além da utilização do Parque para manobras e práticas militares, existiam também várias instituições militares que incluíam a Escola Militar Real Hiberniana (1766) para crianças órfãs ou cujo pai estava em serviço militar activo no estrangeiro. O "Magazine Fort", construído em 1736 com acréscimos em 1756, era uma importante instituição militar da qual armas pequenas, munições e pólvora eram distribuídas para outros quartéis militares na área de Dublin. O Quartel da Cavalaria Mountjoy (antiga residência de Luke Gardiner, um dos Guardiões do Parque) e a Enfermaria Militar Real foram mais dois edifícios construídos durante o século XVIII, em 1725 e 1786, respectivamente. A função da "Salute Battery" situada nos arredores do Monumento Wellington, foi descontinuada, e as terras que ocupava dentro do Parque posteriormente ficaram conhecidas como Wellington Fields, e nas quais o Monumento Wellington foi erguido.

A história e a gestão paisagística do Parque Phoenix no século XX caracteriza-se principalmente pelo replantio de árvores e arbustos que ocorreu na primeira década, devido ao grande temporal de 1903 que foi responsável pelo desaparecimento de cerca de 3.000 árvores. Outras 10.000 árvores foram plantadas como parte do plano de manejo de 1986 e trabalhos arborícolas consideráveis ​​foram realizados sobre a população de árvores maduras no último quarto do século. A ereção da Cruz Papal em 1979, a realocação da Monumento/Coluna Phoenix e a reedificação dos pilares do portão de entrada e das paredes de ligação em Parkgate St, também foram projetos significativos que foram realizados no final do século XX. Saibam a história completa do Parque Phoenix neste link em língua inglesa

Tecemos a seguir, o que vale a pena ver/fazer e dicas dos brasileiros Miguel Mantovani Jr.Igor Felipe S. Mantovani, este último residente há vários anos em Dublin e que frequenta com a família amiúde o Parque Phoenix.
  • Existe um aluguel de bicicletas logo na entrada do parque. No portão principal (Main Gate). Ali você pode escolher alguns tipos de bicicletas (adulto - masculina e feminina, infantil, ou aquelas que vão mais pessoas juntas). É um meio muito prático de conhecer um pouco mais do parque, além de curtir um ar fresco. Existem também passeios com guias, que vão explicando em detalhes todos os locais mencionados aqui e muitos outros;
  • O já mencionado Dublin Zoo, é outra atividade muito interessante para se fazer. O zoológico é muito bem estruturado e conta com animais de várias partes do mundo. Destaque para os das Planícies Africanas (com Rinocerontes, Girafas, Zebras e Gnus) que são um ótimo atrativo. O Dublin Zoo conta com um grande número de “Food Trucks”, cafés e um restaurante. Vários parquinhos/playgrounds também podem ajudar na diversão da criançada;
  • Quanto as práticas esportivas , no parque você encontra um grande número de campos. Existem campos de críquete, rugby, polo e o tão amado futebol (que na versão deles é um pouquinho mais truculenta do que a nossa). Com um pouco de sorte, se estiver por ali nos finais de semana, pode ter certeza que vai encontrar turmas de brasileiros praticando o que fazemos de melhor;
  • Pra aqueles que gostam de uma "boquinha", existem uma infinidade de áreas verdes e mesas ao redor do parque. Piqueniques são sempre bem vindos quando o tempo está ensolarado. E se o tempo não ajudar muito, existem dois cafés muito bons no parque. Phoenix Park Tea Room que fica em frente ao Zoo e o Phoenix Café, que serve cafés muito bons e tortas excelentes (tudo produzido localmente);
  • Para os pequenos, existem playgrounds também fora do Dublin Zoo. O favorito da família é o próximo ao Victorian Walled Garden – é basicamente um jardim murado ao lado – e fica ao lado do Phoenix Park Visitor Centre;
  • Existem também, alguns eventos sazonais no parque. O Dublin Zoo tem o Festival das Luzes que normalmente acontece nos meses de Novembro e Dezembro. A maratona de Dublin tende a passar por ali. Alguns outros eventos esportivos também tomam lugar no parque. E para os comilões, em Junho, existe o Bloom Festival – que prestigia a produção local e
  • Em resumo, muito da vida que corre em Dublin passa pelo Parque Phoenix. É um parque muito importante pra cidade e os Irlandeses sentem muito orgulho do que preservam aqui. É com certeza um dos locais pra se visitar na cidade e, sem sair do centro, se sentir um pouquinho mais no campo.
___________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Portal oficial do "Parque Phoenix" (https://phoenixpark.ie/), "Wikipédia" (https://pt.wikipedia.org/) e relatos de Miguel Mantovani Jr. e Igor Felipe S. Mantovani
Imagens: Miguel Mantovani Jr., Igor Felipe S. Mantovani, Wikipedia e Pixabay. 
___________________________________________________________________________________________________

Vídeo do 
Parque Phoenix 



Fotos do Parque Phoenix

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site