terça-feira, 3 de novembro de 2020

Parque Linear Antônio Fattori em Itatiba (SP)


O Parque Linear Antônio Fattori, reaberto em 28/07/2018, fica na cidade de Itatiba no interior do Estado de São Paulo, que é conhecida como "Princesa da Colina", devido ao seu relevo acidentado. Como o Antônio Fattori é um parque linear, é importante conhecer o conceito. Parques lineares, ou "greenways", são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d’água. Normalmente maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica – tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana. 

Parque Linear Antônio Fattori

Horário de funcionamento:
6 às 22h

Telefone:
(11) 3183-0000 (Sec. de Turismo e Cultura)
Localização
Complexo Viário Sebastião Mantovani, Itatiba (SP)
Ver no mapa

Como ir ao Parque Linear Antônio Fattori
  • Carro - clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. Há vagas para estacionar na entrada do parque.
  • Ônibus -  Para saber as linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, consulte este link.
Previsão do tempo em Itatiba, veja aqui.

Infraestrutura do Parque Linear Antônio Fattori 
O parque possui pistas/trilhas para caminhadas e/ou corridas, um bom playground para as crianças, fontes, lanchonete que serve alimentos e bebidas, guarita, banheiros e deck de madeira. Há também a Represa Sérgio Polezel como uma de suas atrações em torno da qual há a pista de caminhada em torno de 800 m de extensão.

Flora
É constituída basicamente por árvores remanescentes de Mata Atlântica. Segundo a Prefeitura, dois mini-bosques serão implantados e contarão com espécies nativas. Jequitibás, jatobás, manacás-da-serra, ipês, quaresmeiras e outras variedades serão plantadas em toda área do parque, ampliando a área verde no município, propiciando sombra para os frequentadores e aumentando também a biodiversidade do ecossistema.

Fauna
Muitos pássaros ficam no local, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica.

Não há restrição para cães, desde que em coleiras ou guias. Seus donos devem recolher os eventuais dejetos dos animais.

A Represa Sérgio Polezel no parque tem a capacidade máxima de 110 milhões de litros de água, podendo abastecer a cidade inteira por até uma semana em casos de crises hídricas nos próximos anos, como previsto por pesquisadores. A represa realiza contenção da água das chuvas e adequa a liberação para cursos d'água, sendo parte principal de um projeto que interligará cerca de 50 pequenas represas e oferecerá como resultado para a cidade o aproveitamento dos recursos hídricos. Além desta função, que prevenirá o risco de enchente do Ribeirão Jacaré em período de chuvas, a represa também servirá como um espaço de lazer, com uma pista de caminhada ao redor, que já é utilizada pela população. 

História do Parque Linear Antônio Fattori 
O parque foi criado em dezembro de 2016, sendo fechado em 2017 para reformas em geral. Foi reaberto em 28 de julho de 2018 com várias melhorias, incluindo, entre outras, parquinho infantil, guarita, e implantação de sistema de esgoto, drenagem e monitoramento.

Vale a pena no Parque Linear Antônio Fattori 
  • Levar as crianças para brincar no playground infantil existente;
  • Caminhar pelas pistas/trilhas do parque;
  • Observar do deck a represa e sua fonte, bem como o restante do parque e
  • Fazer piqueniques em áreas adequadas do parque.
_________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes do texto: Websites "AGU - Agência Universitário de Notícias" (https://paineira.usp.br/) e "temitatiba" (http://www.temitatiba.com.br/) 
____________________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo da Parque Linear Antônio Fattori  feito na visita 


Fotos da Parque Linear Antônio Fattori tiradas no dia da visita ao local

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site