sábado, 13 de abril de 2019

Evento no final de semana (13 e 14 de abril) comemora no Parque Ibirapuera o Dia do Exército

Com a realização de várias oficinas que compõem uma boa exposição em vários pontos do Parque Ibirapuera neste final de semana (13 e 14 de abril), o Dia do Exército Brasileiro, que é em 19 de abril, é comemorado na cidade de São Paulo. Essa data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.

Atrações
Na exposição no parque encontram-se aeronaves militares (helicópteros); material de engenharia militar e ponte passadeira sobre o lago (a grande atração); viaturas militares (carros de combate, viaturas operacionais e históricas); diversos estandes, inclusive da FEB; atividades para crianças; demonstrações de cães de guerra; apresentações de bandas marciais e da Orquestra Sinfônica do Exército, estande de orientações de saúde (nutrição, saúde bucal, exames oftalmológicos e dermatológicos, aferição de pressão arterial, prevenção e combate ao Aedes Aegypti e febre amarela), entre outras atrações (v. clicando na imagem a seguir, esquemático das oficinas).


História da data comemorativa
O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco.

Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.

Existem cinco principais divisões dentro do Exército Brasileiro: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.

As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.


Saiba como chegar ao Parque Ibirapuera e informações sobre estacionamento, entre várias outras, neste link.

Vejam flagrantes do local em imagens do Áreas Verdes das Cidades


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site