sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Parque Areião em Goiânia (GO)

Parque Areião fica na região Sul de Goiânia (GO), nos setores Pedro Ludovico Teixeira e Marista Sul, tendo 240.000 m² de área. Trata-se de uma área de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda, abrigando espécies de fauna nativa. O Areião surgiu a partir do traçado original da cidade, considerado como reserva ambiental no Plano Original da Cidade, aprovado em 1938, tendo seu patrimônio natural incluindo três nascentes do Córrego Areião e um braço do Córrego Botafogo pertencente à Bacia do Rio Meia Ponte.



Parque Areião
Horário de funcionamento:
7 às 20h
Contatos:
(62) 3524-1000
Localização:
Avenida Areião, s/nº, Setor Pedro Ludovico Teixeira, Goiânia (GO)
Ver no mapa
Como chegar ao Parque Areião
  1. Carro - Clique em "Ver no mapa" para traçar seu roteiro. Estacione em uma das várias ruas que circundam o parque, atentando para a sinalização de trânsito no local.
  2. Ônibus - Há ponto das Linhas 002, 006, 007, 600, 950 e 951 na Avenida 1ª Radial.
    Infraestrutura do Parque Areião
    O Parque conta com passeios pavimentados em todo o contorno da área para prática de caminhadas, área de ginástica, playground para crianças pequenas, bancos, lixeiras e placas de sinalização. Além destes itens, o Areião conta com edificações que abrigam a sede administrativa e os equipamentos e materiais de manutenção dos jardins, guarita policial e a Vila Ambiental. Junto à Vila Ambiental foi instalado um local para eventos, em forma de teatro aberto, para a realização de palestras e outros eventos ligados à educação ambiental. O local foi construído em meio a um bambuzal que sombreia completamente o espaço. Possui uma pista de Cooper de 2.400m totalmente iluminada, duas estações de ginásticas, um campo de futebol, além de um lago.

    Flora do Parque Areião
    A vegetação do Parque Areião é composta por espécies nativas incluindo a Açoita Cavalo, Amburana, Angico, Ipê-amarelo, Balsamo, Coração de Negro, Embiruçu, Embaúba, Jenipapo, Oiti, Paineira, Saboneteira e Sangra d'água.
    Nas trilhas internas do Parque crescem espécies frutíferas variadas que tem servido de alimento para a fauna local. Entre elas foram identificadas Jaca, Abacate, Banana, Goiaba, Siriguela, Pitanga, Jabuticaba, Manga, Ata e Ingá.
    Na área mais úmida do Parque estão plantadas palmeiras do tipo Guariroba que estão em pleno desenvolvimento com alturas entre 5 e 7 metros.

    Fauna do Parque Areião
    As águas do lago e dos regos tem aspecto límpido e foi verificada a existência de fauna aquática no local composta por peixes e tartarugas.
    No Parque também foi encontrado um grande número de macacos-pregos que transitam livremente em meio aos visitantes. Recomenda-se não alimentá-los.

    Não há lanchonete no local. Ambulantes que vendem bebida e alguns petiscos ficam nas proximidades das entradas do parque.

    Atenção! No Bosque dos Buritis é proibida a entrada de bicicletas, motos e cães sem coleira ou guia, entrar nos lagos ou veios d'água, alimentar os animais e utilizar equipamentos sonoros ruidosos. Recomenda-se muito cuidado com bitucas de cigarro que devem ser apagadas e jogadas no lixo, evitando a ocorrência de incêndios.

    O parque possui rampas de acesso para cadeirantes, gestantes e idosos.

    Sinopse histórica do Parque Areião
    Ao longo dos anos o Parque foi divido em duas partes distintas com a abertura da Rua 90. Sua parte mais baixa, com 160 mil m², foi totalmente ocupada ilegalmente por órgãos públicos e por propriedades particulares. A parte alta, onde se encontra a nascente, foi ocupada por vinte famílias de posseiros que a utilizaram para moradia, produção de flores e exploração de viveiros.

    O Parque permaneceu cerca de 40 anos esquecido, recebendo a presença constante de invasões e degradações. Foi somente a partir da década de 70 que passou ao domínio do município. Segundo dados retirados do Plano de Manejo do Parque Areião, elaborado por técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente – AMMA em 2004, o Estado de Goiás o transferiu para o Município de Goiânia em 23 de outubro de 1974.

    Em busca da regularização da ocupação, os posseiros, desde 1992, protocolaram seis processos administrativos e onze processos judiciais, além de ingressarem com um processo judicial junto à 1a Vara da Fazenda Pública Municipal.

    Ao longo das discussões acerca do domínio da área, o Ministério Público do Estado de Goiás, por meio da 15a Procuradoria de Justiça, firmou Termo de Ajustamento de Conduta, o qual dispõe, em sua cláusula segunda, item B, que o Município fica obrigado a promover a remoção das residências ao longo do manancial e implantar o Parque Areião, de usufruto de toda a comunidade.

    Cumprindo a exigência legal, o Poder Público Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, realizou inúmeras reuniões com as famílias buscando uma solução dialogada para o cumprimento efetivo da cláusula supracitada.

    A definição de tão longa pendência ocorreu com a celebração de Termos de Acordo entre o Município e os membros das famílias invasoras visando a sua transferência para áreas públicas localizadas, respectivamente, nos setores Faiçalville e Santa Genoveva.

    A primeira iniciativa de se resgatar a área foi em 1991 com a elaboração de projetos, pelo Grupo Quatro S/C Ltda., e do EIA/ RIMA, pela Interplan. Em 1995, foi iniciado o processo de implantação do Parque com medidas de proteção da área, tais como: construção e iluminação da pista de caminhada, construção de uma estação de ginástica, dois estacionamentos e um lago.

    Em 1998, a Associação dos Amigos do Parque Areião, por meio do seu representante, providenciou a aquisição e o plantio de várias mudas de espécies nativas. A continuidade do projeto, iniciado em 1995, deu-se no ano de 2000 com a retirada das invasões, ampliação do passeio externo, instalação da grade de fechamento, construção dos pórticos de acesso, da sede administrativa, do núcleo ambiental, dos sanitários, da praça de convivência, do playgound, dos caminhos internos e de uma ilha no lago.

    Em novembro de 2003, iniciou-se um novo projeto, com o objetivo de implantar a Vila Ambiental, aproveitando, assim, não só o espaço externo, mas também o espaço de uso da população. Esta Vila introduziu elementos conceituais de uso sustentável de uma unidade de conservação.

    As edificações foram planejadas, no que tange aos materiais e ocupação do espaço, de forma a preservar não só a vegetação nativa, mas também a permeabilidade do solo. A madeira utilizada em seu mobiliário foi retirada das árvores mortas nos parques da cidade. Sua concepção foi formulada com o objetivo de oferecer uma estrutura física adequada à implantação do Programa de Educação Ambiental do Município.


    Vale a pena no Parque Areião
    • Caminhar e/ou correr na pista de Cooper, que tem 2.400 m de extensão;
    • Observar a flora típica de cerrado no local com várias espécies;
    • Participar de eventos realizados no parque sob o tema meio ambiente;
    • Atentar par um grande número de macacos-pregos que transitam livremente em meio aos visitantes;
    • Fazer piqueniques nos gramados à beira do lago com a família e
    • Utilizar o playground para as crianças existente no parque.
    ____________________________________________________________________________________
    OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
    Fontes dos textos: Website do "Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás" (http://www.caugo.gov.br/) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/).
    ____________________________________________________________________________________

    Veja vídeo do Parque Areião


    A seguir, veja fotos tiradas no Parque Areião  (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site