sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque Linear Invernada em São Paulo


Parque Linear Invernadavisitado num domingo, fica no bairro do Campo Belo, zona sul da capital paulista e tem cerca de 4.500 m²objetivando a preservação do Córrego Invernada, que foi canalizado em 2006, e enriquecimento do bosque já existente. A administração atual é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo.

Os Parques Lineares foram as soluções encontradas pela Prefeitura desde 2002 – eles ocupam as áreas de preservação permanente (a faixa ou linha, por isso o termo “lineares”) – e objetivam evitar a degradação dos leitos de água e da mata nativa do local, inibindo o despejo de lixo e esgoto. Os parques transformaram a paisagem das áreas degradadas em locais com opções de lazer, de atividades físicas e de contato com a natureza para os moradores de suas regiões.

Parque Linear Invernada

Horário de funcionamento:
7h às 18h 

Telefone:
Não há

Localização:
Entradas pelas ruas Confiteor, Sapoti e Travessa Canção Excêntrica, Campo Belo, São Paulo, SP
Ver no mapa

Para chegar ao parque utilize as linhas de ônibus de números 476A-10 - Ipiranga - Terminal Sto. Amaro, 509J-10 - Jardim Selma - Parque Ibirapuera, 576M-10 - Vila Clara - Pinheiros, 675A-10 - Parque Sto. Antônio - Metrô S. Judas, entre outras. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De carro, vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro. 

Não há estacionamento no parque, mas existem vagas nas ruas próximas (na Rua Confiteor há algumas poucas em 60 graus).

Infraestrutura
Estares com bancos, córrego, mesa para jogar damas/xadrez, trilha/pista, aparelhos de ginástica de baixo impacto e quadra poliesportiva em terreno contíguo. Não há sanitários disponíveis.

Flora
A vegetação é composta por pequeno fragmento da Mata Atlântica, árvores frutíferas (jaqueiras, amoreiras, limoeiros, etc.) e paus-ferro, alecrins de campinas, cedros, guapuruvus, sapucaias, ipês-roxos, entre outras árvores.
Fauna
Destaque para a presença no parque de vários pássaros que entretêm os visitantes ao caminhar pela trilha existente, entre os quais, chupins, pica-paus, pintassilgos, bicos de Lacre e Almas-de-gato.

Não há lanchonetes no interior do parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas não são permitidas. 

Quanto à segurança geral do parque, observamos um vigia no dia da visita.

Sinopse histórica 
Em 2002, com o prolongamento do estacionamento do Aeroporto de Congonhas, configurou-se verba de quase R$200 mil para aplicação em compensação ambiental, premiando-se o bairro do Campo Belo com um projeto de parque linear.

Em 2006 foi concluída a obra de canalização de 310 m do córrego Invernada, que foi executada com técnicas de gabião (pedras revestidas por tela, que servem para contenção das margens), aduelas de concreto de 2,5 x 2 metros e aduelas de 3 x 2 metros (canalização fechada) e aduelas em U. O trecho em canal aberto é utilizado como bacia de retenção das águas, funcionando como um mini-reservatório de retenção de cheias, ou seja, um "mini-piscinão".

Finalmente em 2010, com o empenho da comunidade e do então secretário do Verde e Meio Ambiente, o projeto foi concluído, licitado e o parque construído, tudo com aproveitamento da verba da compensação, nesta altura transformada em quase R$ 800 mil.



Vale a pena
  • Caminhar pela trilha/pista do parque, observando vegetação diversa ao redor (há várias árvores frutíferas) e ouvindo o cantar de vários pássaros presentes no local e
  • Utilizar os aparelhos de ginástica para se exercitar.
______________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte texto: Website da Prefeitura de São Paulo (http://www.capital.sp.gov.br/portal/).
________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local, quando da visita  (sugerimos "clicar" no ícone compartilhar e usar o link do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos do Parque Linear Invernada tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

5 comentários:

  1. Boa Noite Guedes

    Seus arquivos valem OURO para um Prefeito, que queira resolver os problemas das Áreas Verdes da Cidade. Neles estão contidos todas as falhas para serem corrigidas. Basta uma simples chamada aos Administradores Regionais para receberem as ordens de FAÇA-SE. Depois umas incertas para verificar como vão as coisas. Estaremos dando a população o que ela tem direito, e certamente atraindo muitos Turistas a nos visitar.

    Abraço Forte,

    Abel Limãos

    ResponderExcluir
  2. se nao ha sanitarios, nem vou!

    ResponderExcluir
  3. Está completamente abandonada, uma pena.

    ResponderExcluir
  4. O parque está fechado desde o início da pandemia e assim permanece até o momento. Sugiro a re-abertura, uma vez que já é permitido andar sem máscara.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site