sexta-feira, 18 de julho de 2014

Parque Vila do Rodeio em São Paulo

Visitamos num domingo de sol o Parque Vila do Rodeio, que fica localizado em Inácio Monteiro, Subprefeitura Cidade Tiradentes, Zona Leste da Capital paulista e tem 613.200 m² de área no total. 
Horário de funcionamento:
6h às 19h
Telefone:
(11) 2555-4655 
Localização:
Rua Igarapé da Bela Aurora, 342, Inácio Monteiro
Ver no mapa

Para ir ao parque, utilize as linhas de ônibus 3025-10 – Jd. Wilma Flor – Est. Guaianases – CPTM, 3059-10 – Vila Yolanda – Term. São Mateus, 312N-10 – Term. Cid. Tiradentes – São Miguel Paulista, 3407-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II, 3409-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II e 3754-10 – Inácio Monteiro – Metrô Itaquera. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas às entradas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Bicicletário, campo de futebol, área de compostagem, equipamentos de ginástica para a terceira idade, quadras poliesportivas, minicampos de futebol, pista de skate, estares, ciclovia, pista de Cooper, playground, churrasqueiras, comedouro para pássaros, quiosques, horta, trilha, minhocário e sanitários (limpos no dia da visita). Funciona durante todos os dias na área do parque o "Ponto da Leitura" (Secretaria Municipal da Cultura), que possui vários livros, revistas e jornais à disposição dos visitantes.

Fauna
Há 90 espécies, sendo a maioria aves. Áreas abertas fornecem habitat para gavião-peneira, coruja-buraqueira e tico-tico-do-campo. A densa da capoeira, sobretudo próximo ao córrego, sustenta maior número de espécies, incluindo saracuras, piá-cobra, curutié, joão-botina-do-brejo e choca-de-chapéu-vermelho, além de pássaros de hábitos florestais como choca-da-mata, arapaçu-rajado, chupa-dente, trepador-quiete, pula-pula, olho-falso, tachuri-campainha e tororó. Papagaios também podem ser observados. Borboletas, lagarto-teiú e gambás completam a fauna do parque.

Flora
A vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, capoeirinha, eucaliptal, campo antropizado, áreas ajardinadas e gramados. Destacam-se entre as espécies campestres aguaí-vermelho, banisteriopsis, capim-maçambará, escalônia, jiquiri-grande e murici. Entre as arbóreas, destacam-se araçá-comum, aroeira-mansa, cuvitinga, guamirim, maduirana, pau-de-tucano e tapiá-guaçu. Foram registradas 111 espécies, das quais cinco estão ameaçadas como a escalônia, a jalapa-do-campo e a samambaiaçu-com-espinho.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas na entrada principal há um bar que vende alimentos e bebidas.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam com coleiras

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, dando-nos tranquilidade para percorrê-lo.

São realizados eventos culturais e esportivos na área do parque. Consulte o telefone da administração.

Sinopse Histórica
O parque foi criado em 2008 para preservar parte das nascentes do Córrego do Rodeio e mata em estágio de regeneração. Possui três nascentes, localizadas nas partes mais baixas do terreno, que formam pequenos córregos que cortam parte da área e desembocam no Córrego Itaquera.

Vale a pena
  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar os campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas e trilhas existentes no local.
______________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração do local.
__________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita.



A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

7 comentários:

  1. Boa tarde,este parque e muito gostoso e bonito adoreifazer minha caminha convido a todos que venham fazer uma visita ,tem até personal disponível à quem interessar tem obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,este parque e muito gostoso e bonito adoreifazer minha caminha convido a todos que venham fazer uma visita ,tem até personal disponível à quem interessar tem obrigado

    ResponderExcluir
  3. Hoje, o parque está com muitas edificações depredadas, bebedouros faltando torneiras, não tem bebedouro para animais, levo vasilhas e coloco Junto aos bebedouros, está havendo uma invisão na parte baixa próximo da nascente, logo ela desaparece e nada é feito, se demorar o proprio parque desaparece, colocam fogo na mata para desmatar e construir.., tem seguranças nas portarias, diminuiu o número usuários de drogas com a presença mais frequente da gcm.
    Hoje um trabalho muito bom de plantio de árvores, muitas mesmo sendo plantadas, parabéns...
    Ainda acredito que possa melhorar, falta um lago no parque.

    ResponderExcluir
  4. Parque abandonado, merecia um olhar melhor do administrativo o banheiro feminino deveria ser na frente e é atrás ao sair você se depara com casas, muito Próximas da vista do banheiro, lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde ! Moro aqui próximo sempre quis uma oportunidade de trabalho no parque sou vigilante.

    ResponderExcluir
  6. Eu frequento o parque e gosto muito deixa a desejar um pouco referente ao banheiro ser escondido tenho medo de ir lá uma vez tinha um casal fumando maconha dentro do banheiro feminino chamei os guardas eles foram lá esse é o único defeito que me incômoda e deveria fazer um espaço PET também

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site