sexta-feira, 30 de março de 2018

Parque Jardim Herculano em São Paulo

Parque Jardim Herculano
A visita ao Parque Jardim Herculano, que fica localizado no bairro com esse mesmo nome, pertencente à subprefeitura de M'Boi Mirim na zona sul de São Paulo, foi feita num domingo.  O parque tem cerca de 76.000 m² de superfície total e está inserido numa área de preservação de mananciais, contando com grande número de nascentes que formam pequenas várzeas e córregos (fazem parte da bacia do córrego Guavirituba), desembocando na represa do Guarapiranga.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
  (11) 5833-7351
Localização:
Estrada da Riviera, 2282, Jardim Herculano
Ver no mapa

Como ir ao Parque Jardim Herculano

Ônibus - linhas que passam perto do parque, entre as quais a 6028-10 - Riviera - Term. Sto. Amaro, 6028-31 - Riviera - Term. Santo Amaro e a 7086-10 - Term. Jd. Ângela - Jd. Riviera (Circular). Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
Carro - consulte o mapa para traçar seu roteiro. 
Não há estacionamento, devendo parar em ruas próximas, atentando para a sinalização existente.

Infraestrutura do Parque Jardim Herculano

Playground, bicicletários, aparelhos para ginástica, academia da terceira idade, trilhas, sanitários (limpos e conservados no dia da visita), pontes de madeira, área de estar, espaço para educação ambiental, área para compostagem e nascentes. Há postes de luz por todo o trajeto cimentado. A área fechada da mata poderá ser visitada futuramente através de trilhas que estão sendo abertas com acompanhamento de monitores.

flora é composta por áreas ajardinadas, gramados, remanescentes de pomar e de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão. Destacam-se angico, cafezinho, crindiúva, cuvitinga, falsa-seringueira, fruta-de-sabiá, ipê-amarelo, jerivá, mangueira, paineira, pau-jacaré, tapiá-guaçu, tarumã-branco e tucum. Foram registradas 84 espécies, das quais o pinheiro-do-paraná está ameaçado.

Quanto à fauna, segundo a Prefeitura de São Paulo, f
oram registradas 66 espécies de fauna, composta principalmente por aves (64 espécies) e duas de anfíbios, incluindo o popular sapo-cururu e a rãzinha-piadeira, sendo esta endêmica da Mata Atlântica. Dentre as aves, o grupo dos beija-flores, pica-paus, papa-moscas e sanhaços e saíras apresenta-se bastante diversificado. Há representantes endêmicos da Mata Atlântica como os exemplares iridescentes de beija-flor-de-fronte-violeta e tié-preto; o pequenino pica-pau-anão-de-coleira; e o estrepitoso capitão-de-saíra. Este último, “comanda” bandos mistos (agregação de diversas espécies de aves) integrada por pula-pula, tiés, saí-canário, saíra-viúva, pichororé, dentre outros. O parque também é digno da presença de grandes frugívoros como jacuaçu e tucano-de-bico-verde, portanto, consistindo em bons dispersores de sementes. O joão-porca é um daqueles passarinhos encontrados somente na mata ciliar. Recentemente descobriu-se que o parque abriga um mamífero singular, o bicho-preguiça. Sua sutil movimentação torna ainda mais intrigante o desafio do observador encontrá-lo em meio às folhagens.

Você pode levar seu cachorro, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Atenção! São proibidos de transitar no parque bicicletas (há bicicletários para colocá-las), patins e skates.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Destinado ao lazer contemplativo, o projeto do parque tira partido da presença de mata remanescente e veios d’água para criar estares integrados, respeitando as áreas de proteção permanente, com equipamentos de lazer e atividades de educação ambiental. 

Vale a pena
  • Frequentar as áreas de estares;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Caminhar no interior do parque, ouvindo o canto de diversas aves e o som de água corrente.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

Fotos do Parque Jardim Herculano

2 comentários:

  1. Só limpam na calçada na entrada PRINCIPAL. No final do parque abandonado. Passeio cheios de LIXOs. O parque ficou abandonado mais de 6 anos . Foi reformado a 1 ano por causa daa ELEIÇÕES.

    ResponderExcluir
  2. Sempre as eleições né. Porque será. Só a gente vê, is melhores parques estão prox as grandes metrópoles. Pq os das periferias são horríveis abandonados. Prefeitura vergonhosa mas um dia vão pagar por usar nosso suor

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site