Visitamos num domingo "El Rosedal", que fica localizado no bairro de Palermo em Buenos Aires e faz parte do complexo do Parque Tres de Febrero na capital argentina. Tem por volta de 3.400 m² de área, tendo sido inaugurado em 24/11/1914.
Horário de funcionamento:
9h às 18h no Inverno e 8 às 20h no Verão
Telefone:
(00) 54 11 4800 1135
Localização:
Avenida Sarmiento x Avenida Figueroa Alcorta, Palermo, Buenos Aires, Argentina Ver no mapa
Para acesso ao local (Av. Sarmiento x Av. Figueroa Alcorta) há inúmeras linhas de ônibus, entre as quais, a 12, 15, 29, 36, 37, 39, 41, 55, 57, 59, 60, 64, 67, 68, 93, 95, 102, 108, 111, 118, 124, 128, 130, 152, 160, 161, 166, 188 (Desde a Plaza de Mayo e Plaza San Martín linha 130). A linha de metrô que serve o local é a "D" (Estação Plaza Italia). Para ir de carro, consulte no box ao lado o link "Ver no mapa" e trace eu roteiro. Não há estacionamento para veículos no interior do "El Rosedal". Para saber a previsão do tempo em Buenos Aires, onde fica "El Rosedal", clique aqui.
Infraestrutura
A área mais popular do Parque Tres de Febrero, rodeada por um dos lagos do parque, é o El Rosedal, protegida por uma cerca de ferro forjado. Suas principais atrações são: O Jardim dos Poetas, que exibe bustos que lembram importantes escritores de diferentes países; o Pátio Andaluz (construído em 1929); um Pergolado, coberto de rosas trepadeiras, que culmina na obra escultórica de Emile Peynot “Ofrenda Floral a Sarmiento” e a Ponte, construída de madeira de frente para o lago, projetada pelo engenheiro agrônomo Benito Carrasco em 1914. O Jardim de Rosas com seus diferentes canteiros, é o coração do parque, onde na primavera florescem de 12.000 a 18.000 rosas, divididas em 1.189 espécies. Há bebedouros e sanitários, que estavam limpos e bem cuidados no dia da visita.
Localiza-se no interior do El Rosedal, o Museu Eduardo Sívori (Rua Infanta Isabel, 555), o mais antigo da cidade. Possui um patrimônio de mais de quatro mil e quinhentas obras de arte argentina, tais como, esculturas, tapetes e importantes coleções de desenho.
Não há lanchonetes no parque, no entanto observamos ambulantes próximos às entradas do local.
Não são permitidosanimais domésticos e bicicletas no interior do El Rosedal.
Não observei vigias/guardas, mas nos sentimos seguros percorrendo o local durante o dia.
História
Em 11 de novembro de 1875, por iniciativa do presidente Domingo F. Sarmiento, foi inaugurado o parque “Tres de Febrero” (data da "Batalha de Caseros"), onde está inserido El Rosedal. O projeto original esteve a cargo dos arquitetos Ernesto Oldendorf, Fernando Mauduit e Jordan Wysocky, e foi finalizado em 1876 pelo arquiteto Júlio Dormal. As ampliações posteriores (entre 1892 e 1913) estiveram a cargo do paisagista Carlos Thays.
Foi Joaquin Anchorena, prefeito de Buenos Aires entre 1910 e 1914, que promoveu a idéia de criar um jardim de rosas no parque. Benito Carrasco, discípulo de Thays, e que foi chefe do Departamento de Parques, construiu El Rosedal numa área de 3,4 hectares, atualmente localizada entre as avenidas Infanta Isabel, Iraola e Presidente Pedro Montt. Neste local foram colocadas bandeiras das províncias durante o desenvolvimento da Exposição Industrial de 1910.
O trabalho foi concluído entre 05 de maio e 22 de novembro de 1914. Naquela ocasião, 14.650 rosas foram plantadas, abrangendo diversas espécies. Colocou-se um pergolado em estilo grego, que faz fronteira com o lago, um coreto e um cais.
El Rosedal foi inaugurado oficialmente em 24 de novembro de 1914.
Em 1920, anexou-se um jardim andaluz, projetado por Eugenio Carrasco, irmão de Benito e sucessor no Departamento de Parques. Em 1929 acrescentou-se ao jardim um Pátio Andaluz, presenteado pela prefeitura da cidade de Sevilha na Espanha.
Em 1994, com o apoio da empresa YPF, iniciarem-se obras de restauro, que levaram 2 anos para torná-lo o mais parecido possível, quando de sua inauguração em 1914.
Em 2008, houve uma parceria com empresa Repsol YPF, sendo implantadas 5.000 rosas novas. Especialistas em restauro trabalharam nos monumentos e ornamentos. Instalou-se um sistema de aspersão que foi adaptado para as novas necessidades hídricas do local, a iluminação e as 5 fontes foram restauradas, bancos foram substituídos e melhoradas as cercas do perímetro.
Antes de sair para visitar um parque, tome algumas precauções e leve:
Boné e filtro solar nos dias ensolarados, especialmente para as crianças;
Óculos para Sol;
Garrafas d'água, pois nem todos têm lanchonetes e em alguns nem ambulantes nas proximidades;
Máquina fotográfica ou filmadora para registrar o passeio;
Binóculos, especialmente para os aficionados por pássaros e que curtem "passarinhar";
Um cadeado para quem vai de bicicleta, deixando-a em algum "paraciclo" e
Repelente para insetos em parques com trilhas mais "fechadas" pela vegetação.
É recomendável:
Utilizar o campo "Pesquisar neste Site" para assuntos/locais de seu interesse (por exemplo, em que parques há ciclovias, orquidários, piscinas, etc.);
Ver no "box"que consta das publicações do site a "localização" da área verde a ser visitada, acessando o link "Ver no mapa" para traçar seu roteiro;
Conferir o horário de funcionamento do parque;
Verificar no site se há estacionamento para veículos no parque escolhido (são poucos os parques que os possuem) e caso vá de transporte coletivo, veja as linhas que atendem o local;
Ver se há algum tipo de restrição no local para passear com animais, usar bicicletas, skates, etc;
Conferir a programação cultural e esportiva no parque, pois pode haver algo que lhe interesse e "curta";
Observar no site o item "Vale a pena", que assinala as atrações recomendadas pelo site e
Contatar a administração do parque (há sempre um telefone), caso tenha alguma dúvida.
Previsão do tempo
Patrocínio
Areas Verdes das Cidades 2012-2018. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.
Gostei demais . Achei bem cuidado E melhor ainda não oferecer perigo. Obrigada pelo bom trabalho. Sem dúvida vou conhecer quando voltar à B A .
ResponderExcluirNós que agradecemos sua visita e comentário no site, Terezinha! Esse lugar realmente vale uma visita. Abs
ExcluirLugar belo! Muito bem cuidado esse parque! Já houvi falar nele, ótimo lugar para namorar dançando tango! :D
ResponderExcluirÉ lindo. Mas tem que ir no verão. Fui no final de setembro e não tinha rosas.
ResponderExcluirPerefeito...pena queno Brasil ninguem conserva.
ResponderExcluirQue lindo!!!
ResponderExcluir