quarta-feira, 14 de março de 2018

Visitação aos parques nacionais cresce 20% em 2017


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) contabilizou 10,7 milhões de visitantes em 2017 nos parques nacionais -as unidades de conservação federais (parques, floresta, área de proteção ambiental, reserva extrativistas). Isso significa um crescimento de 20% em relação ao ano de 2016. O aumento é o maior dos 10 anos de criação do ICMBio.


O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, continua sendo o campeão de visitação - recebeu 3,3 milhões de pessoas em 2017. O Parque do Iguaçu, no Paraná, também continua sendo a segunda unidade mais visitada, com 1,8 milhões de turistas, seguido pelo Parque Nacional do Jericoacoara, no Ceará, da Reserva Extrativista Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Parque Marinho Fernando de Noronha.

Veja a lista dos parques nacionais mais visitados:



No ranking dos 10 parques mais visitados, aparece, pela primeira vez, o Monumento Natural (MoNa) do Rio São Francisco, abrangendo os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Essa unidade foi criada com o objetivo de preservar uma importante área da Bacia do São Francisco. As cidades próximas da unidade oferecem uma excelente infraestrutura turística para o turismo ecológico. O MoNa está inserido no bioma Caatinga, localizado entre magníficos paredões rochosos e um grande espelho d'água formado pelo lago da Usina Hidrelétrica de Xingó, instalada no rio São Francisco.


Infraestrutura dos parques nacionais
O Instituto também tem criado e aberto novas unidades de conservação para a visitação como é o caso do Arquipélago de Alcatrazes em São Paulo, propiciando mergulhos e passeios embarcados de contemplação da natureza. Nos próximos meses, será inaugurado o centro de visitantes do Parque Nacional do Peruaçu, em Minas Gerais, que foi todo estruturado com passarelas, trilhas, mirantes. O Peruaçu oferece sítios arqueológicos milenares e cavernas de grandeza colossal.

Com: ICMBio
Foto: Parque Nacional da Tijuca - Peterson de Almeida

Por Letícia J. Guedes da Redação do site Áreas Verdes das Cidades

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site