terça-feira, 14 de março de 2017

Outono 2017 - Características do clima e flores da estação

Pixabay.com
O outono começa dia 20 de março às 7h29, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) - Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

As características da estação são: mudanças rápidas nas condições de tempo, a queda de temperatura, a maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Em grande parte do país há redução das chuvas, mas nas regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste se inicia o período mais chuvoso.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC – nas regiões serranas podem ser inferiores a 10ºC.
Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

Características da flora
A pesquisadora Tânia Maria Cerati, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo, nessa estação estão em flor espécies como a sibipiruna, acácias de flores amarelas, paineiras e cactáceas como a conhecida flor de maio. “Não podemos esquecer também que as plantas aquáticas produzem flores belíssimas nesta época. As ninféias exibem flores amarelas, rosas e azuis até maio”, destaca.

Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea, que de acordo com o pesquisador Eduardo Catharino, do Instituto de Botânica, florescem o ano inteiro. Catharino destaca as quaresmeiras como uma das principais espécies do período. “A quaresmeira é uma planta nativa da Mata Atlântica e floresce devido ao clima propício da estação.” O especialista explica que as plantas são geralmente sensíveis às mudanças climáticas. “No outono ocorre a diminuição das horas do dia. O dia é geralmente mais curto e as espécies que florescem nessa época se adaptam a essa situação”, diz.

A paisagista Gigi Botelho também destaca que, nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. Outras flores também se dão bem nessa estação, como a astromélia, gypsophila, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera e flor de ervilha, entre outras. 

Veja fotos sobre algumas das plantas que florescem no outono:

Acácia 
Pixabay.com

Paineira
Paineira
Pixabay.com
Quaresmeira

Ninfeia azul
Ninfeia azul

Orquídea

Camélia
Camélia
Pixabay.com
Margarida
Margarida
Pixabay.com
Antúrio
Antúrio
Pixabay.com
Lírio
Lírio
Pixabay.com
Strelitzia
Strelitzia
Pixabay.com

Boca de Leão
Boca de leão
Pixabay.com
Gérbera
Gérbera
Pixabay.com
Astromélia
Astromélia
Pixabay.com

_____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos: Websites do "CPTEC" (http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/), "Globo.com" e "Delas" (http://delas.ig.com.br/). 
Fotos: Áreas Verdes das Cidades, Getty Images, Eduardo César e Emma Lynch.
______________________________________________________________________________________

1 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site