quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Centro Esportivo Tietê em São Paulo

Visitamos num dia de semana o Centro Esportivo Tietê, que fica localizado no bairro da Luz na cidade de São Paulo. O local tem uma área de 50.000 m² e anteriormente era sede do Clube Regatas Tietê, fundado em 1907, que era uma agremiação de elite e treinava atletas de alto rendimento. Devido a altas dívidas contraídas, houve reintegração de posse da Prefeitura de São Paulo em 2012, transformando-o num centro esportivo a partir de outubro de 2014 sob a administração da Secretaria de Esportes do município (SEME).
Horário de funcionamento:
2a. a 6a. feira das 6 às 23h30. Sábados aberto das 6h às 18h de domingo
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Trilha Programação cultural
Telefones:
 (11) 3227-8652
Localização:
Av. Santos Dumont, 843, Luz
Ver no mapa

Há linhas de ônibus que passam próximas do local, como a 106A-10 - Metrô Santana x Itaim Bibi, 175T-10 - Metrô Santana x Metrô Jabaquara, 178A-10 - Metrô Santana x Lapa, 971X-51 - Terminal Cachoeirinha x Terminal Amaral Gurgel e 1743-51 - Jardim Pery Alto - Terminal Amaral Gurgel, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De Metrô, desça na estação Armênia, que é próxima ao centro esportivo.
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há estacionamento para veículos dentro do centro esportivo, entrando pela Av. Santos Dumont na altura do número 843.

Infraestrutura
O Centro Esportivo Tietê conta com um gramado sintético de 20.000 m² instalados para receber grandes shows e espetáculos. Tem cinco ginásios, quatro quadras de tênis, quatro de basquete 3x3, quatro quadras poliesportivas, além de um salão de jogos. O espaço também oferece uma pista de caminhada, playground para as crianças, uma brinquedoteca e uma sala de leitura. Segundo a Secretaria de Esportes da Prefeitura de SP (SEME), até o final de 2015, o equipamento deverá receber uma pista de skate, que será instalada em uma área de 3.000 m² cujo projeto executivo ainda está sendo finalizado. O Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebeu investimentos em torno de R$ 14 milhões, valor que cobriu gastos com serviços de limpeza, reformas e obras.

Atenção! Aqueles que quiserem participar dos programas esportivos deverão fazer uma carteirinha para a utilização do centro em locais e horários pré-determinados. Para obtê-la, basta o munícipe levar ao local o RG, uma foto 3x4, comprovante de residência, além de um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva (Fonte: SEME).

Quanto à flora, há poucas áreas com vegetação e as poucas existentes são remanescente da Mata Atlântica. 

Muitos pássaros compõem a fauna local, sendo sua maioria de espécies oriundas da Mata Atlântica. 

Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no local. Consulte os telefones constantes no "box" acima.

Há restrições para a entrada de animais domésticos. Há bicicletários para guardar as "bikes".

Não há lanchonete no local, por ora. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Observamos uma limpeza sofrível nos sanitários existentes no Centro, carecendo quanto a manutenção dos equipamentos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Sinopse histórica
O Clube de Regatas Tietê foi fundado em 1907. As imagens são até chocantes para o paulistano atualmente. Um atracadouro com remos e nadadores que mergulham de cabeça nas águas do principal rio de São Paulo. Ações impossíveis hoje em dia, mas comuns na década de 30. Mesmo assim, com a chegada das marginais e urbanização da área, o clube resistiu e continuou formando atletas. Funcionou até o fim de 2012, quando a concessão da área de sua sede, publicada em 1949, não foi renovada pela Prefeitura e o prazo liminar de três anos para que ele funcionasse no local foi encerrado. No clube, que acumulava dívidas de quase R$ 35 milhões e teve seu quadro de associados reduzido de 30 mil para pouco mais de um mil, passaram atletas como a nadadora Maria Lenk e a tenista Maria Esther Bueno. O humorista Ronald Golias também treinava no clube e fez parte do grupo "Acqua Loucos".

Observação: O Centro Esportivo Tietê ainda estava em implementação quando realizamos a visita, o que compromete a qualidade no uso da totalidade de seus espaços e equipamentos. A previsão é que até o final de 2015 esteja tudo em ordem.

Vale a pena
  • Frequentar campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Utilizar as pistas para andar e/ou correr e
  • Participar de eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones no box acima.
Fonte: Website "Prefeitura de São Paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/).
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

10 comentários:

  1. Esse centro esportivo tem vestiários? E a pista, tem marcação de metragem?

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o acesso a localidade a forma q é conduzido o local maravilhoso a sociedade merece coisas boas. Q se conserve assim

    ResponderExcluir
  3. FUI SÓCIO REMIDO, TENDO MEUS FILHOS FEITO O PRIMÁRIO NA ESCOLINHA DO CLUBE.É UMA PENA.VIVEMOS BOA PARTE DE NOSSA VIDA, NO CLUBE, EM TODOS OS FINS DE SEMANA.MUITAS SAUDADES

    ResponderExcluir
  4. Fomos surpreendidos no dia de ontem(21/03/2016) que a partir do dia 22/03/2016 o ESTACIONAMENTO do Centro Esportivo Tiete seria fechado para a Construção de uma Pista de Skate no local, e que somente após o termino das Obras é que saberiam informar se ainda existiria algum espaço para estacionar veiculos.
    Essa informação da noite para o dia nos deixou muito desorientados; pois nas redondezas não existem estacionamentos para atender a demanda, além do que, no próprio parque existem outras áreas OCIOSAS disponíveis para a construção de PISTAS DE SKATE.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, ontem (24/04/2016) estive no parque pela 3ª ou 4ª vez e para minha surpresa, meu filho esta jogando bola na quadra quando percebeu 4 meninos de 12 a 14 anos, pegarem sua bicicleta e sairam correndo ainda tentou falar "essa bicicleta é minha!!" mas não adiantou! estava proximo, corri ate a segurança, que disseram não poder fazer nada!!! "somos vigias do patrimonio do parque!" "cada um cuida das suas coisas". Isso foi triste para um dia tão lindo e divertido com as crianças. Não basta ter vigias no parque! acho que tenho que amarrar a bicicleta no meu pé para poder jogar bola! com as crianças! que frustração! decepção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. A segurança privada nos termos da lei 7.102/83, atribui à segurança a proteção de vidas e patrimônio, cuja a responsabilidade ainda cabe à empresa responsável pela segurança, uma vez que possui responsabilidade objetiva quanto a ação ou omissão de seus profissionais.
    Entendo que devemos cobrar ações de segurança, pois a cada dia estão se omitindo diante das situações ilícitas, mas possuem característica de força de auxílio à polícia, pelo órgão fiscalizador, que é a Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  7. Tem vestiários ? É possível jogar uma agua no corpo após os treinos ? (Antes de voltar de buzão ou metrô pra casa)

    ResponderExcluir
  8. O estacionamento é pago ou gratuito ?

    ResponderExcluir
  9. QUE SAUDADE FOI ATLETA EM 1988 FAZIA MARATONA...... QUE SAUDADE

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site