quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Centro Esportivo Tietê em São Paulo

Clube Tietê

Visitamos num dia de semana o Centro Esportivo Tietê, que fica localizado no bairro da Luz, um parque em pleno centro da cidade de São Paulo. O local tem uma área de 50.000 m² e anteriormente era sede do Clube Regatas Tietê, fundado em 1907, que era uma agremiação de elite e treinava atletas de alto rendimento. Devido a altas dívidas contraídas, houve reintegração de posse da Prefeitura de São Paulo em 2012, transformando-o num centro esportivo a partir de outubro de 2014 sob a administração da Secretaria de Esportes do município (SEME).
Horário de funcionamento:
2a. a 6a. feira das 6 às 23h30. Sábados aberto das 6h às 18h de domingo
Telefones:
 (11) 3227-8652
Localização:
Av. Santos Dumont, 843, Luz
Ver no mapa

Como chegar ao Centro Esportivo Tietê
Há linhas de ônibus que passam próximas do local, como a 106A-10 - Metrô Santana x Itaim Bibi, 175T-10 - Metrô Santana x Metrô Jabaquara, 178A-10 - Metrô Santana x Lapa, 971X-51 - Terminal Cachoeirinha x Terminal Amaral Gurgel e 1743-51 - Jardim Pery Alto - Terminal Amaral Gurgel, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De Metrô, desça na estação Armênia, que é próxima ao centro esportivo.
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Há estacionamento para veículos dentro do centro esportivo, entrando pela Av. Santos Dumont na altura do número 843.

Infraestrutura do Centro Esportivo Tietê
O Centro Esportivo Tietê conta com um gramado sintético de 20.000 m² instalados para receber grandes shows e espetáculos. Tem cinco ginásios, quatro quadras de tênis, quatro de basquete 3x3, quatro quadras poliesportivas, além de um salão de jogos. O espaço também oferece uma pista de caminhada, playground para as crianças, uma brinquedoteca e uma sala de leitura. Segundo a Secretaria de Esportes da Prefeitura de SP (SEME), até o final de 2015, o equipamento deverá receber uma pista de skate, que será instalada em uma área de 3.000 m² cujo projeto executivo ainda está sendo finalizado. O Centro Esportivo e de Lazer Tietê recebeu investimentos em torno de R$ 14 milhões, valor que cobriu gastos com serviços de limpeza, reformas e obras.

Atenção! Aqueles que quiserem participar dos programas esportivos deverão fazer uma carteirinha para a utilização do centro em locais e horários pré-determinados. Para obtê-la, basta o munícipe levar ao local o RG, uma foto 3x4, comprovante de residência, além de um atestado médico que comprove que não há restrição à prática esportiva (Fonte: SEME).

Quanto à flora, há poucas áreas com vegetação e as poucas existentes são remanescente da Mata Atlântica. 

Muitos pássaros compõem a fauna local, sendo sua maioria de espécies oriundas da Mata Atlântica. 

Há inúmeras e boas atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no local. Consulte os telefones constantes no "box" acima.

Há restrições para a entrada de animais domésticos. Há bicicletários para guardar as "bikes".

Não há lanchonete no local, por ora. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Observamos uma limpeza sofrível nos sanitários existentes no parque, carecendo quanto a manutenção dos equipamentos.

Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

História 
O Clube de Regatas Tietê foi fundado em 1907. As imagens são até chocantes para o paulistano atualmente. Um atracadouro com remos e nadadores que mergulham de cabeça nas águas do principal rio de São Paulo. Ações impossíveis hoje em dia, mas comuns na década de 30. Mesmo assim, com a chegada das marginais e urbanização da área, o clube resistiu e continuou formando atletas. Funcionou até o fim de 2012, quando a concessão da área de sua sede, publicada em 1949, não foi renovada pela Prefeitura e o prazo liminar de três anos para que ele funcionasse no local foi encerrado. No clube, que acumulava dívidas de quase R$ 35 milhões e teve seu quadro de associados reduzido de 30 mil para pouco mais de um mil, passaram atletas como a nadadora Maria Lenk e a tenista Maria Esther Bueno. O humorista Ronald Golias também treinava no clube e fez parte do grupo "Acqua Loucos".

Observação: O Centro Esportivo Tietê ainda estava em implementação quando realizamos a visita, o que compromete a qualidade no uso da totalidade de seus espaços e equipamentos. A previsão é que até o final de 2015 esteja tudo em ordem.

Vale a pena no Centro Esportivo Tietê

  • Frequentar campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Utilizar as pistas para andar e/ou correr e
  • Participar de eventos sociais e esportivos promovidos pela administração do parque.
_________________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para os telefones no box acima.
Fonte: Website "Prefeitura de São Paulo" (http://www.capital.sp.gov.br/portal/).
_________________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Centro Esportivo Tietê feito na nossa visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).


A seguir, veja fotos do Centro Esportivo Tietê tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloPista de corrida no Centro Esportivo Tietê em São PauloGinásio do Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloPlayground no Centro Esportivo Tietê em São PauloPlayground no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloQuadro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadra no Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloGinásio do Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloPista de corrida no Centro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloCentro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloQuadras de tênis de saibro no Centro Esportivo Tietê em São PauloMesas de ping pong no Centro Esportivo Tietê em São PauloEstátua de Maria Esther Bueno, tricampeã do torneio de Wimbledon, é uma das atletas que pertenceu ao Centro Esportivo TietêEstátua de Maria Esther Bueno, tricampeã do torneio de Wimbledon, é uma das atletas que pertenceu ao Centro Esportivo TietêAparelhos para ginástica no Centro Esportivo TietêAparelhos para ginástica no Centro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêEstacionamento no Centro Esportivo TietêQuadras de tênis (saibro) no Centro Esportivo TietêPista de corrida e caminhada no Centro Esportivo TietêPista de corrida e caminhada no Centro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêEstacionamento do Centro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo TietêCentro Esportivo Tietê

11 comentários:

  1. Esse centro esportivo tem vestiários? E a pista, tem marcação de metragem?

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o acesso a localidade a forma q é conduzido o local maravilhoso a sociedade merece coisas boas. Q se conserve assim

    ResponderExcluir
  3. FUI SÓCIO REMIDO, TENDO MEUS FILHOS FEITO O PRIMÁRIO NA ESCOLINHA DO CLUBE.É UMA PENA.VIVEMOS BOA PARTE DE NOSSA VIDA, NO CLUBE, EM TODOS OS FINS DE SEMANA.MUITAS SAUDADES

    ResponderExcluir
  4. Fomos surpreendidos no dia de ontem(21/03/2016) que a partir do dia 22/03/2016 o ESTACIONAMENTO do Centro Esportivo Tiete seria fechado para a Construção de uma Pista de Skate no local, e que somente após o termino das Obras é que saberiam informar se ainda existiria algum espaço para estacionar veiculos.
    Essa informação da noite para o dia nos deixou muito desorientados; pois nas redondezas não existem estacionamentos para atender a demanda, além do que, no próprio parque existem outras áreas OCIOSAS disponíveis para a construção de PISTAS DE SKATE.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, ontem (24/04/2016) estive no parque pela 3ª ou 4ª vez e para minha surpresa, meu filho esta jogando bola na quadra quando percebeu 4 meninos de 12 a 14 anos, pegarem sua bicicleta e sairam correndo ainda tentou falar "essa bicicleta é minha!!" mas não adiantou! estava proximo, corri ate a segurança, que disseram não poder fazer nada!!! "somos vigias do patrimonio do parque!" "cada um cuida das suas coisas". Isso foi triste para um dia tão lindo e divertido com as crianças. Não basta ter vigias no parque! acho que tenho que amarrar a bicicleta no meu pé para poder jogar bola! com as crianças! que frustração! decepção!

    ResponderExcluir
  6. A segurança privada nos termos da lei 7.102/83, atribui à segurança a proteção de vidas e patrimônio, cuja a responsabilidade ainda cabe à empresa responsável pela segurança, uma vez que possui responsabilidade objetiva quanto a ação ou omissão de seus profissionais.
    Entendo que devemos cobrar ações de segurança, pois a cada dia estão se omitindo diante das situações ilícitas, mas possuem característica de força de auxílio à polícia, pelo órgão fiscalizador, que é a Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  7. Tem vestiários ? É possível jogar uma agua no corpo após os treinos ? (Antes de voltar de buzão ou metrô pra casa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o visitamos haviam vestiários e chuveiros para tal. Atualmente consulte o telefone da administração (11) 3227-8652.

      Excluir
  8. O estacionamento é pago ou gratuito ?

    ResponderExcluir
  9. QUE SAUDADE FOI ATLETA EM 1988 FAZIA MARATONA...... QUE SAUDADE

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site