sábado, 15 de novembro de 2014

Praça do Pôr do Sol - Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros em São Paulo

Praça do Pôr do Sol em São Paulo
 A Praça do Pôr do Sol, como é conhecida popularmente a Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros,  foi visitada em dois dias distintos na semana e fica localizada no Alto de Pinheiros, Zona Oeste da cidade de São Paulo. Sua área é de aproximadamente 31.000 m² e há intenção da Prefeitura de São Paulo em transformá-la num parque municipalCom a mudança, ela deixaria de ser administrada pela Subprefeitura de Pinheiros e ficaria aos cuidados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Horário de funcionamento:
Ininterrupto

Localização:
Rua Desembargador Ferreira França, s/nº, Alto de Pinheiros
Ver no mapa
Como chegar à Praça do Pôr do Sol
Use as linhas de ônibus de números 875C-10 - Metrô Sta. Cruz- Terminal Lapa, 875C-22 - Morumbi-Terminal Lapa, 9051-10 - Lapa-Pinheiros, entre outras.
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá no box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
Há estacionamento nas ruas que circundam ou próximas à praça, mas verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura 
Pistas para caminhadas, playground e muretas de cimento que servem para as pessoas sentarem e apreciarem a paisagem. O grande destaque, porém, é a visão do pôr do Sol em dias de céu claro.

Flora
É constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica, além de grandes áreas gramadas. Há a presença de algumas "falsas seringueiras".

Fauna
Vários pássaros ficam nas árvores da praça, especialmente os originários das espécies da Mata Atlântica, sendo fácil ouví-los cantar, especialmente quando não há muita gente ao redor.

Quanto a segurança observamos a presença de alguns poucos policiais na praça nos dias das visitas.

Quanto a manutenção do local, a Subprefeitura de Pinheiros informa que realiza serviços de limpeza aos finais de semana e às segundas-feiras. Já os demais serviços como corte de grama são executados a cada 45 dias. A regional comunica também que atua com seus agentes fiscais para coibir o comércio ambulante, principalmente nos horários em que há maior concentração de pessoas.

Comentário
Na praça existe uma espécie de ritual próprio. Quando se aproxima o fim do dia, especialmente quando o céu está claro, as pessoas começam a chegar - ônibus, bicicleta, carro e moto e muitos, simplesmente a pé. Sozinhos, com familiares, amigos e namorados, chegam sem pressa, já entrando no clima do local.
A praça fica numa região alta da cidade e a vista é bem legal. Ao longe se vê a linha de prédios desenhada no horizonte, atrás de uma faixa de vegetação. Acima, o céu aberto projeta o Sol com sua luminosidade.
Tem de tudo: pessoas comuns; pintores; fotógrafos; músicos com violões; equilibrista que teima em ficar numa corda estendida entre árvores e até cinegrafistas profissionais de uma produtora independente filmando. Os cachorros também circulam pela praça entre as pessoas presentes. O local chega em finais de semana de tempo bom a receber cerca de 2.000 pessoas, que se espalham, especialmente no topo do terreno, que é inclinado, onde a vista do horizonte é melhor.
Quando o Sol começa a se pôr, o espetáculo é muito bonito. Ficam todos entorpecidos pelo que ocorre na natureza, como também com baseados que alguns poucos consomem escondidos. Parece um território livre das preocupações diárias que a vida teima em cobrar. E o Sol vai embora... Amanhã tem mais, se o tempo ajudar!


Sinopse histórica
A exemplo da Praça Waldir Azevedo, que dista menos de 3Km, a Praça do Pôr do Sol fica no Alto de Pinheiros, que surgiu como um loteamento da Cia. City, iniciado em 1925. Contudo, tendo a Light and Power Co. recebido por lei estadual, a concessão para retificar e alargar o Rio Pinheiros, provocou um retardamento na sua implantação e somente em 1937 foi recomeçado o arruamento, aproveitando as vantagens dessa obra.
O projeto do novo bairro aproveitou as experiências bem sucedidas dos bairros-jardins já implantados pela Cia. City: Jardim América e Pacaembú.

Na ocasião da visita, a Prefeitura de São Paulo tinha a intenção de criar um parque municipal, sem alterar a arquitetura original do local, assinada por Miranda Martinelli Magnoli e pela paisagista Rosa Kliass.

Vale a pena na Praça do Pôr do Sol
  • Levar as crianças para brincar no playground existente;
  • Caminhar pelas pistas da praça apreciando seu entorno e
  • Atentar para a vista do local, que mostra uma excelente visão da cidade, especialmente o pôr do Sol em dias claros.
____________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fontes: Websites "Associação dos Amigos de Alto de Pinheiros" (http://saapblog.wordpress.com), "We Love Sampa" (http://welovesampa.com/pt) e "Gazeta de Pinheiros" (http://gazetadepinheiros.com.br/)
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo da Praça do Pôr do Sol feito na visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos da Praça do Pôr do Sol tiradas nos dias das visitas (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do local).

Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do Sol Pinheiros Praça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPlayground no Praça do Pôr do SolPlayground no Praça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do SolPraça do Pôr do Sol

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site