quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Parque Ecológico de Barueri (ex-Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Ilha do Tamboré)

Parque Ecológico de Barueri

Visitamos num sábado o Parque Ecológico de Barueri, localizado na cidade do mesmo nome, região metropolitana de São Paulo, que tem por volta de 253.000 habitantes. O parque, que anteriormente era gerido pelo Governo do Estado de SP por meio do DAAE, está sendo administrado desde agosto de 2014 pela Prefeitura de Barueri, conforme protocolo de entendimento entre os dois governos. A Prefeitura de Barueri assumiu um total de 1.157.653,93 m², divididos em duas áreas: 532,2 mil m² na margem esquerda do rio Tietê e 625,4 mil m² na margem direita do rio.
Horário de funcionamento:
8h às 17h, durante os dias úteis. Sábados, domingos e feriados das 9 às 17h.
Telefone:
(11) 4191-9844/4199-1500
Localização:
Avenida Via Parque, 1600, Barueri
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Ecológico de Barueri 

O acesso ao parque pode ser feito de ônibus, partindo do Terminal Rodoviário em Barueri com destino ao Residencial “Dezoito do Forte”- Via Parque (descer próximo à FIEB e andar cerca de 1,5 Km).

De carro, clique em "Ver no mapa" no box ao lado e trace seu roteiro.

estacionamento no parque com mais de 500 vagas em seu interior.

Infraestrutura do Parque Ecológico de Barueri

Há várias trilhas, sanitários, 4 quadras poliesportivas, 2 campos de futebol, 3 quadras de vôlei de areia, um espaço com 3 mesas de ping-pong, um lago de 370 mil , play-ground, arena, "trenzinho" para passeio e muita área verde. Há também uma área especial onde é possível desenvolver manifestações artísticas, nos pequenos palcos livres para apresentações do público. Aos interessados em realizar algum evento mais próximo da natureza são disponibilizados 3 salões de festa para confraternizações em geral; além de 1 quiosque grande, coberto; mais 8 menores e várias churrasqueiras.

Fauna
Os animais que vivem no parque são provenientes da mata do Rio Tietê. O lugar reúne diferentes tipos de animais silvestres como gaviões, garças e várias outras espécies de pássaros, além de mamíferos como as capivaras.

Flora
É constituída por árvores remanescentes da Mata Atlântica. Há plantas aquáticas, aguapés, salvínias, jerivás, suinãs, embaúbas, pitangueiras, jaboticabeiras, goiabeiras, maracujás, cássia-aleluias, primaveras ("borgainvilles") e helicônias, entre outras.

Há vários quiosques com lanchonetes no interior do parque, que servem alimentos e bebidas.

Caso queira, há passeios de "trenzinho", com pequeno custo, que percorre parte do parque.

Um programa de educação ambiental é realizado na "Área do Russo", espaço com um grande histórico de recuperação da flora e da fauna e, atualmente, com uma variedade de animais silvestres e domésticos - a exemplo de bodes, galinhas, ganso, patos, etc - que propiciam uma interessante integração com a natureza. Há necessidade de agendamento junto à administração.

Atenção! Há restrições para a entrada de animais domésticos no parque, assim como para bicicletas com aro 16 ou mais nos finais de semana, nadar no lago, pescar e caçar.
Pipas podem ser empinadas desde que não haja cerol em suas linhas de sustentação.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita e sentimo-nos seguros.

História do Parque Ecológico de Barueri

A fundação da cidade de Barueri remonta à época das missões jesuíticas, em meados do século XVI. Segundo os historiadores a origem da cidade foi o aldeamento de Barueri, fundado em 11 de novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta, que ergueu na margem direita do rio Tietê, pouco acima da confluência com o Rio Barueri Mirim, a Capela de Nossa Senhora da Escada, hoje padroeira do município.

O nome Barueri deriva da mistura da palavra francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena mbaruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o Tietê.

O Parque Ecológico do Barueri, anteriormente chamado de Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Ilha do Tamboré, foi concebido no contexto das obras e serviços de combate a inundações na Região Metropolitana da Grande São Paulo. Pretendeu-se manter a capacidade de amortecimento das cheias, nas várzeas do Tietê e como subproduto, aproveitar as áreas lindeiras para atividades de lazer, esporte, cultura e para a preservação da fauna e flora.

No dia 22 de junho de 2014, o governo do Estado de SP assinou um termo de permissão de uso de parte do Parque Ecológico do Tietê - Núcleo Oeste Tamboré, para a cidade de Barueri juntamente com o prefeito municipal. Dessa forma, a Prefeitura passou, a partir de agosto de 2014, a ser a permissionária do local por 90 anos e terá a responsabilidade de cuidar e promover melhorias nesse tempo.

Obs.: Ainda há muita coisa a fazer no parque, visando aprimorá-lo na nova gestão, assumida pela Prefeitura de Barueri, mas conforme informações no local, isso deve ocorrer mais intensamente a partir do próximo ano com verbas destinadas especificamente para esse fim.

Vale a pena no Parque Ecológico de Barueri
  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Participar do Programa de Educação Ambiental na "Área do Russo", que tem que ser agendado junto à administração e
  • Caminhar pelas várias trilhas, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor, alguns exemplares da fauna e o canto de inúmeros pássaros existentes no local.
________________________________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, veja a página no Facebook acima.
Fontes: "Portal Viva Cotia" (http://www.portalviva.com.br/index.php) e website do "DAAE" (http://www.daee.sp.gov.br).
________________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Ecológico de Barueri feito durante a visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos do Parque Ecológico de Barueri tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriPlayground Parque Ecológico de BarueriPlayground Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriPrimavera Quiosques Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriPlayground Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriPrimavera Parque Ecológico de BarueriPrimavera Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriEstacionamento Parque Ecológico de BarueriEstacionamento Parque Ecológico de BarueriEstacionamento Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriEstacionamento Parque Ecológico de BarueriEstacionamento Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriQuiosques Parque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de BarueriParque Ecológico de Barueri
Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

20 comentários:

  1. Parabéns pela 100ª publicação vitoriosa do site.
    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conteudo deste blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vera! temos uma Fan Page no Facebook que tem informações sobre parques, meio ambiente e sustentabilidade. Consulte em www.facebook.com/areasverdesdascidades
      Abs

      Excluir
  3. Quero muito conhecer,quais os dias de funcionamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O horário de funcionamento e os dias estão descritos no box da publicação acima, Fábio.

      Excluir
  4. Oi gostaria de saber realmente não pode andar de bicicleta ....
    Por alguns fala que sim mais na pós... Fala que não pode ....

    ResponderExcluir
  5. Precisa alugar o quiosque ou pode escolher qualquer um para usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soh chegar e escolher.

      Excluir
  6. Precisa alugar o quiosque ou pode escolher qualquer um para usar?

    ResponderExcluir
  7. Como faço para usufruir um dos Salões para eventos alguém sabe?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se posso levar meus cachorros?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se dá pra reservar algum quiosque? Ou é só chegar e escolher qualquer um disponível.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se é possível fazer acampamento noturno no parque ???

    ResponderExcluir
  11. Existe algum espaço especifico para fazer festa?se houver como faço para adquirilo ? Ou somente quiosque

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Precisa reservar quiosque?

    Grata,

    ResponderExcluir
  13. como faço pra usar o salão?

    ResponderExcluir
  14. alguém pode me responder como faço pra agendar o salão?

    ResponderExcluir
  15. Precisa reserva quiosque do churrasco?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site