domingo, 25 de setembro de 2005

Perigo: biólogo aponta 8 tipos comuns de plantas venenosas

Aroeira branca

Algumas são bonitas e até perfumadas. Mas, cuidado, elas são venenosas. No Brasil, há dezenas de plantas tóxicas e, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, há cerca de 2 mil casos de envenenamento por ano no país. "As crianças são as principais vítimas de intoxicação, muitas vezes provocada por ingestão. Por isso, é preciso muito cuidado com as espécies de plantas que se cultiva em casa”, alerta Eliézer José Marques, presidente do Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS) – CRBio-01.


Mas, caso ocorra algum incidente, é importante procurar um médico o mais rápido possível. “Levar uma amostra da planta que provocou a intoxicação auxilia no diagnóstico e também ajuda o médico a receitar o tratamento mais adequado”, recomenda o biólogo. 

Os sintomas mais comuns nos casos de envenenamento por plantas são coceira, dormência na parte do corpo onde teve o contato, vertigem, enjoos, cefaleia, diarreia e desidratação. Em casos extremos, pode até levar à morte.

Abaixo, o presidente do CRBio-01 aponta 8 tipos mais comuns de plantas tóxicas no Brasil e as reações que elas podem provocar:

  • Aroeira-branca (Lithraea molleoides) – o contato pode provocar bolhas, coceira ou vermelhidão. Se ingerida, pode causar problemas gastrointestinais.
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima Willd) – pode causar enjoos, vômitos e diarreia, se ingerida. O contato pode ocasionar inchaço na boca, lábios e língua, dor em queimação e coceira. Além de irritação, inchaço das pálpebras e prejudicar a visão, em contato com os olhos.
  • Chapéu-de-Napoleão (Thevetia peruviana Schum) – enjoos, tontura, vômitos, cólicas, diarreia e dor em queimação na boca são comuns se tiver apenas contato com a planta.
  • Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia picta Schott) – a ingestão ou o contato podem provocar sensação de queimação, inchaço da boca, língua e dos lábios, enjoo, vômitos e diarreia. Além de dificuldade de engolir e asfixia. Se o contato for nos olhos, irritação e lesão da córnea.
  • Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica Spreng) – apresenta os mesmos sintomas de intoxicação da planta Comigo-Ninguém-Pode.  
  • Mamona (Ricinus commumis L.) – a ingestão das sementes pode provocar enjoos, vômitos, cólicas e diarreia, inclusive sanguinolenta. Em casos extremos, pode ocasionar convulsões, levar ao coma e também à morte.
  • Saia-Branca (Datura suaveolens L.) – ressecamento da pele e da boca, vermelhidão, pupilas dilatadas, taquicardia, agitação, alucinação e elevação anormal da temperatura do corpo são alguns dos sintomas provocados pelo contato, além de também poder levar à morte em casos mais graves.
  • Urtiga (Fleurya aestuans L.) – o contato com os pelos do caule e as folhas da planta pode causar dor imediata, vermelhidão coceira e bolhas pela pele.  
Vejam fotos a seguir das plantas relatas acima que são consideradas tóxicas, devendo um cuidado maior, especialmente quando mantidas em moradias
Bico-de-Papagaio

Chapéu-de-Napoleão

Copo-de-leite

Comigo-ninguém-pode

Mamona

Saia-branca

Urtiga

Fonte: Texto extraído de um comunicado de setembro da "Ex-Libris Comunicação Integrada".
Marco Berringer /Carla Italia / Edmir Nogueira

16 comentários:

  1. Que tipo de urtiga é essa? Qual o seu nome cientifico? Eu a tenho no quintal e uso como suco verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme consta do texto é a Urtiga (Fleurya aestuans L.). No contato com os pelos do caule e as folhas da planta pode causar dor imediata, vermelhidão coceira e bolhas pela pele, conforme texto extraído de um comunicado de setembro da "Ex-Libris Comunicação Integrada".
      Marco Berringer /Carla Italia / Edmir Nogueira. Abs

      Excluir
    2. urtiga nao é venenosa inclusive pode ser usada como verdura

      Excluir
    3. sua mae come urtiga no café da manhã kkk

      Excluir
    4. Estou comendo agora. Tenho 58 anos e urtiga nunca me fez mal, ao contrário.

      Excluir
    5. A mamona e muito comum nos terrenos baldios do Brasil. Um perigo inimaginável, bom saber usarei contra pessoas que ñ gosto ninguém vai saber 😈

      Excluir
  2. A urtiga da imagem é a urtiga mansa, oferece risco apenas se as inflorescências forem consumidas cruas em excesso,devido ao Oxalato de Cálcio. Está referendada no livro das PANC do Kinnup...Também uso frequentemente no suco verde e estou muito bem, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho esta da foto no meu quintal,não causa nenhum tipo de irritação. É eficiente como as outras?

    ResponderExcluir
  4. Tenho da foto no meu quintal e não tem nenhum tipo de irritação.Essa tem as mesmas propriedades das outras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então essa q vc tem na sua casa não é urtiga..Aqui em cada nasceu uma próxima a minha babosa, quando troquei p retirar essa planta q nem sabia q era urtiga..começou uma coceira horrível,fiquei com bolhas na mão,foi terrível a sensação

      Excluir
  5. Ótima matéria.Algumas eu não conhecia. Faltou a foto da Aroeira.
    .

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita no meu quintal, essa aí da foto ,ela irrita muito a pele e causa dores

    ResponderExcluir
  7. Essa aroeira da foto é a rosa, a brava dá frutos brancos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Trocamos a foto. Obrigado por compartilhar a informação. Abs

      Excluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site