sexta-feira, 14 de maio de 2004

Áreas Verdes Públicas por Habitante na Cidade de São Paulo

Na cidade de São Paulo, segundo dados oficiais da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura, há 12,43 m²/habitante no geral, conforme mostra a tabela abaixo. Segundo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de Área Verde por Habitante deve ser de no mínimo 12 m²/habitante. Embora a cidade esteja "dentro da meta", observamos uma discrepância enorme entre as várias regiões da cidade. A tabela anexada assinala, por exemplo, que a área da subprefeitura da Mooca tem apenas 0,29 m²/habitante, enquanto Parelheiros atinge 326,02 m²/habitante.

Clique na tabela para vê-la em melhor resolução
Estamos muito longe da campeã mundial desse índice, a cidade de Edmonton no Canadá, que tem 100 m² de área verde por habitante, mas quem sabe um dia chegamos lá, caso todas as esferas de governo, principalmente, e as empresas privadas (patrocinando) tenham programas de ampliação das áreas verdes públicas.
No Brasil temos bons exemplos como a cidade de Goiânia, que possui 94 m² de áreas verdes por habitante, o primeiro lugar no ranking desse tipo de comparativo. Vitória no Espirito Santo (91 m²/hab) e Curitiba (64 m²/hab) seguem atrás.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site