terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Verão - Período, Características e Plantas da Estação

O Verão iniciará às 15h11 do dia 21 de dezembro de 2013 (sábado), no Hemisfério Sul. A expressão Verão vem do latim vulgar (veranum, i.e., veranuns tempus). Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. 

A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. 
Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. 
Os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios superiores a 600 mm. Estas chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra. 
Na Região Nordeste, iniciam-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Dependendo da qualidade do período chuvoso, esta estação pode ser caracterizada pela ocorrência de “veranicos” (períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias). 
Na Região Sul, as chuvas variam entre 300 mm e 500 mm.
(Fonte CPTEC do INPE)

Curiosidades
As estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Como o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. Entretanto, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo, por isso na prática não há estações do ano. Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.

Início das estações do ano - Hora de Brasília
Em caso de vigência do horário de verão, somar 1 hora. Precisão: 1 minuto


'OUTONOINVERNOPRIMAVERAVERÃO
MÊSMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
-Dia/Hora/MinutoD/H/MD/H/MD/H/M
201120 20 2121 14 1623 06 0422 02 30
201220 02 1420 20 0922 11 4921 08 11
201320 08 0221 02 0422 17 4421 14 11
201420 13 5721 07 5122 23 2921 20 03
201520 19 4521 13 3823 05 2022 01 38
(Fonte: "US Navy")

Plantas que florescem no verão  

Jardim de Verão - sibipirunaEm dezembro, com a chegada do verão, continua a explosão de cores nas ruas e jardins.
As florações se sucedem, encantando nossos natais e a estação.
Para alguns Estados brasileiros que têm estações mais definidas de invernos frios, como Sudeste e Sul, a diferença nas plantas na primavera e verão são bem mais exuberantes.
Os demais têm o privilégio de vegetação espetacular o ano todo, por conta das plantas de características tropicais, de muita folhagem e flores de formato exótico.
No verão estão florescidas algumas árvores, como a sibipiruna (Caesalpina peltophoroides) e aleluia ou fedegoso (Senna machanthera) , de flores amarelas em abundante floração.
Conforme avançamos pelo verão, as tibuchinas (Tibouchina urvelliana) começam a nos deslumbrar com a florada em rosa ou roxo, ornamentando jardins e ruas.

Trepadeiras que florescem no verão 

OS ARBUSTOS SÃO O QUE CONFEREM AOS JARDINS UMA IDENTIDADE, COMPONDO ESPAÇOS, ORNAMENTANDO CANTOS, PÉRGULAS E MUROS.

Jardim de Verão  amor agarradinhoAo projetar um jardim podemos incluir trepadeiras que floresçam durante o verão, entre tantas sugerimos a alamanda amarela (Allamanda cathartica) , a trombeta-chinesa (Campsis grandiflora) e o amor-agarradinho (Antigonon leptopus).
Escolheremos uma delas, pois o amarelo vivo da alamanda ilumina o espaço e também é muito vibrante.
Sua cor não ficaria harmoniosa com a trombeta-chinesa que é cor de laranja rosado, também muito florífera e do tipo invasora de espaços, necessitando de um muro alto para se desenvolver em todo o seu esplendor.
amor-agarradinho é uma trepadeira de grande desenvolvimento.
Suas flores cor-de-rosa claro são perfumadas e atraem abelhas, nem sempre indicada para áreas de jogos infantis.
Mas é uma planta de aparência delicada e ficará perfeita sobre uma cerca de divisa com um vizinho amigo, os dois usufruindo de sua beleza. Podemos encontrar suas flores também em cor branca, mas não tem a mesma exuberância de floração nem é tão vistosa.

Arbustos que florescem no verão  

Os arbustos que florescem nesta estação são de vegetação perene.
Jardim de Verão - hibiscus - cerca vivaFazem parte de projetos que podem ser sustentáveis, se usarmos nativas, como a caliandra (Calliandra), a alegria-de-jardim (Salvia splendens) e a alamanda arbustiva (Allamanda laeves).
Algumas exóticas como a sálvia azul (Salvia farinacea) e os hibiscos (Hibiscus rosa-sinensis e Hibiscus syriacus), podem ser introduzidos, pois atraem beija-flores e borboletas com seu néctar.
Os hibiscos podem fazer a cerca – viva de uso privativo que necessitamos ao redor de piscinas e de entradas.

Herbáceas perenes do verão

herbaeas-verao
Dentre as herbáceas perenes florescidas nesta época estão as helicônias (Heliconia) strelitzias (Strelitzia) , que são de sombra e sol, respectivamente.
As helicônias ficam excelentes contra muros altos de entrada de automóveis, para separação de ambientes, formando belas touceiras.
Já a strelitzia fica melhor e se desenvolve bem florescendo em local de solo mais úmido e a pleno sol.

Algumas herbáceas anuais de verão:

As herbáceas anuais de verão fazem a festa mais bonita, com suas cores vibrantes com a nota alegre para qualquer tipo de jardim.
onze-horasPoderão formar grupos que chamamos de manchas em paisagismo, em canteiros de formatos variados.
A torênia produz flores rosa, azul-claro e escuro e poderemos misturá-las ou fazer grupos com desenhos com uma cor.
Para quem já tem um jardim estruturado e não deseja fazer canteiros ou retirar plantas para colocar as anuais, poderá optar por vasos.
(Fonte: Texto da Engª Agrônoma Miriam Stumpf no Site "FazFácil - Plantas & Jardim") 

Vejam mais fotos sobre sobre as plantas que forescem no verão, abaixo ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução).

4 comentários:

  1. Lindas fotos. Ótima matéria! Adorei!
    "É verão!
    Bom sinal!
    Já é tempo
    de abrir o coração
    e sonhar...."
    CANÇÃO DE VERÃO - Roupa Nova

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria muito importante as infinformações aqui contidas, achei o que eu precisava.Parabens

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site