segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Parque Princesa Isabel em São Paulo


Em um domingo, visitamos o Parque Princesa Isabel nos
 Campos Elíseos, na zona central de São Paulo. Inaugurado em abril de 2024, o parque é a antiga Praça Princesa Isabel após obras de paisagismo, reforma, recuperação da área verde do local e instalação de aparelhos para o lazer dos frequentadores. Localizada na Cracolândia, era ocupada por usuários de drogas, mas a Prefeitura se empenha para revitalizar a área.


Parque Princesa Isabel

Horário de funcionamento

6h às 18h

Localização
Praça Princesa Isabel, 1361, Campos Elíseos, São Paulo.

Ver no mapa


Como ir ao Parque Princesa Isabel


Ônibus - Terminal Princesa Isabel
119C-10 Pq. Edu Chaves/Term. Princ. Isabel
509M-10 Jd. Miriam/Term. Princ. Isabel
271C-10 Pq. Vl. Maria/Term. Princ. Isabel
5144-10 Term.Sapopemba/Term. Princ. Isabel
669A-10 Term.Santo Amaro/Term. Princ. Isabel
719P-10 Term. Pinheiros/Term. Princ. Isabel
Carro - Consulte o mapa para traçar seu roteiro. Não há estacionamento, mas há ruas nas próximas onde há a possibilidade de estacionar (observe a sinalização de trânsito)
Metrô - Estação República (Linha 1 - Azul) e Estação Santa Cecília (Linha 4 - Amarelo)

O que fazer no Parque Princesa Isabel

O parque faz parte das iniciativas públicas para revitalizar a área da Cracolândia, conhecida pelos usuários de drogas e pessoas em situação de rua. Mas, apesar disso, a região é densamente habitada, tem diversas empresas e comércios e recebe um fluxo de transporte muito grande, pois está na região central de São Paulo, com o Terminal Princesa Isabel de ônibus.

A principal preocupação para quem visita o local é em relação à segurança. O Parque Princesa Isabel é rodeado de grades e observamos alguns vigias no dia da visita, percorrendo o parque e nos sentimos seguros. No entorno, há rondas de policiais militares e guardas civis. 

Um destaque do parque é o Monumento a Duque de Caxias, uma estátua de bronze do patrono do Exército sobre um cavalo e um pedestal de granito Mauá. De autoria de Victor Brecheret, foi criada em 1960 e mede 48 metros de altura.

Com área de 19.076 m², o parque tem passeios pavimentados, canteiros, jardins e bancos para aproveitar e relaxar. O jardim de chuva ajuda na microdrenagem da chuva. 

O local oferece opções para se exercitar: academia ao ar livre e quadra esportiva. As bicicletas são proibidas no parque.

Um parquinho infantil é ótimo para as crianças brincarem.

Os cachorros são permitidos, desde de que em guias, e há um cachorródromo para possam circular livremente.

Não há sanitários no local, o visitante usar os banheiros do terminal Princesa Isabel, que fica ao lado.

Não há lanchonetes no interior do parque, portanto, traga de casa alimentos e bebidas.


Flora

É composta por alfeneiro (Ligustrum lucidum), canafístula (Cassia ferruginea), cedro (Cedrela fissilis), espatódea (Spathodea campanulata), grevílea-gigante (Grevillea robusta), jatobá (Hymenaea courbaril), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), paineira (Ceiba speciosa), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), resedá (Lagerstroemia indica), peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron), sibipiruna (Cenostigma pluviosum var. peltophoroides), suinã (Erythrina speciosa) e tipuana (Tipuana tipu).

História do Parque Princesa Isabel

A Praça Princesa Isabel foi transformada em parque em 2022 e após as obras de revitalização foi inaugurado em 11 de abril de 2024.

O terreno fazia parte do loteamento dos Campos Elíseos que tiveram como proprietários o Visconde de Mauá e posteriormente Frederico Glette e Victor Nothman no fim do século XIX. Anteriormente conhecida como Campo das Cavalhadas, por receber corridas de cavalos até 1876, e depois de Largo dos Guaianazes, recebeu o nome Praça Princesa Isabel em 1921, em homenagem à filha de Dom Pedro II. A praça teve seu tamanho aumentado em 3 vezes para a instalação do Monumento a Duque de Caxias.

O monumento tem uma história curiosa: o Exército e o governo paulista fizeram uma campanha para arrecadar doações da população para a construção da estátua a partir de 1939. 

O esforço rendeu até mesmo a "Taça Duque de Caxias", disputada entre Corinthians e Palmeiras (Palestra Itália), com renda convertida para a construção do monumento. Um concurso internacional em 1941 selecionou as maquetes e o escolhido foi o artista brasileiro Victor Brecheret, que também criou o Monumento às Bandeiras (Parque Ibirapuera). 

A construção foi feita no Liceu de Artes e Ofícios de 1942 a 1950, mas a dimensão da obra se tornou um desafio: o Largo Paissandu foi o primeiro local a ser escolhido para a instalação, mas necessitava de uma reformulação e a demolição da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

A Praça Princesa Isabel foi escolhida e o monumento foi inaugurado somente em 25 de agosto de 1960.

Vale a pena no Parque Princesa Isabel

  • Caminhar em torno do Monumento a Caxiasobservando a flora do local com árvores nativas;
  • Praticar seu esporte preferido nas quadras existentes;
  • Utilizar os equipamentos de ginástica presentes no parque e
  • Levar seu cão ao cachorródromo para passear em área própria.


Vídeo do Parque Princesa Isabel 



Fotos do Parque Princesa Isabel








































1 comentários:

  1. Achei tudo muito lindo...assim que tiver oportunidade visitarei

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site