segunda-feira, 24 de abril de 2023

Parque Nacional do Iguaçu em Foz de Iguaçu (PR) (Revisitado e informações atualizadas)

O Parque Nacional do Iguaçu (PARNA Iguaçu) é uma Unidade de Conservação (UC) Federal que tem por objetivo proteger um dos mais significativos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul, palco do espetáculo das Cataratas do Rio Iguaçu e moradia de espécies importantes da biodiversidade brasileira. O parque fica, principalmente,  no município de Foz do Iguaçu, que está localizado na Região Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021 era de 257 971 habitantes. O Parque Nacional tem uma área total de cerca de 1.700 Km² e nele se encontra um dos mais espetaculares conjuntos de cataratas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, que foi privatizado em março de 2022 para a Urbia-Cataratas. O ingresso ao parque é pago e os valores podem ser visualizados neste link.

Colaboração com imagens de João Marcos Cristofoletti

Parque Nacional do Iguaçu

Horário de funcionamento:
Terça-feira a domingo das 8 às 16h
Telefones:
(45) 3521-4400 e (54) 99137-3444  
Localização:
Rodovia BR 469 - Km 18,  Foz do Iguaçu (PR) 
Ver no mapa

Como chegar ao Parque Nacional do Iguaçu

Ônibus - Saindo do Terminal de Transporte Urbano - Pedro Antonio de Nadai no centro da cidade há a linha 120 (Parque Nacional).
Carros -  Trace seu roteiro, quando estiver com seu veículo, no link "Ver no mapa". Há estacionamento no interior do parque é pago (v. valores aqui) e funciona das 7 às 18h.

Veja previsão do tempo para Foz do Iguaçu (PR) neste link.


Infraestrutura Parque Nacional do Iguaçu 
O parque tem vasta vegetação e fauna oriundas da Mata Atlântica, mas a grande atração são suas cataratas, formadas pelas quedas do Rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao Rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2.780 metros, sendo que no território brasileiro é de aproximadamente 800 m e no lado argentino de 1.900 m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão. São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Flora no Parque Nacional do Iguaçu
Dentro do bioma da Mata Atlântica, o parque conserva um dos maiores trechos da vegetação original da ecorregião da Floresta Atlântica do Alto Paraná, hoje reduzida a menos 5 % de sua cobertura original, no Brasil. O que restou encontra-se, atualmente, em pequenas áreas isoladas, dentre elas as chamadas Unidades de Conservação. Até a década de 1950, a região oeste paranaense mantinha-se bem preservada ambientalmente, a partir daí, o processo mais intenso de devastação foi isolando o Parque Nacional do Iguaçu. Em 1980, este já estava praticamente isolado, em situação similar ocorrida à região da Serra do Mar, no litoral paranaense

Fauna no Parque Nacional do Iguaçu
Quanto a biodiversidade de fauna, presentemente foram registradas 257 espécies de borboletas, porém estima-se que existam cerca de 800, mamíferos foram catalogados 45, anfíbios 12, serpentes 41, lagartos 8, peixes 18 e 200 espécies de aves (informação do IBAMA).

Recomendações gerais da administração do Parque Nacional do Iguaçu
  • Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, não use atalhos;
  • Jogue o lixo nos locais adequados ou encontre uma forma de acondicioná-lo para trazê-lo de volta;
  • Não alimente os animais. Observe-os a distância;
  • Ande em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece;
  • Animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontrados no local fazem parte do ambiente e nele devem permanecer;
  • Tire apenas fotografias; deixe somente leves pegadas; e leve para casa imagens na sua memória;
  • Tenha cuidado com os quatis quando estiver consumindo alimentos. Apesar de estarem habituados com a presença humana, eles podem atacar em busca de comida. Esses animais podem transmitir a raiva humana, doença infecciosa aguda e mortal, transmitida por meio da mordida, arranhões ou lambedura do animal contaminado com o vírus;
  • Beba água frequentemente;
  • Use sempre protetor solar;
  • Para evitar os insetos, passe repelente com frequência;
  • Utilize capas de chuva. Nas Cataratas há constantemente uma leve garoa;
  • Use roupas e calçados apropriados para caminhada e
  • Todos esses artigos estão disponíveis nas lojas de lembranças do parque.
No interior do Parque Nacional do Iguaçu há o restaurante Porto Canoas, que fica às margens do Rio Iguaçu, proporcionando uma bela vista da parte superior das Cataratas. Servem uma ampla variedade de comidas, bebidas e sobremesas e a trilha sonora deste ambiente é o barulho das cataratas.

História do Parque Nacional do Iguaçu
No ano de 1542, o espanhol Alvar Nuñez, nomeado Governador do Paraguai, seguia viagem rumo à cidade de Assunção, quando se deparou com a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu. Ele foi o primeiro europeu a conhecer a região, onde na época viviam apenas os índios tupi-guaranis. 

Foi no ano de 1876, o engenheiro André Rebouças faz a primeira proposta ao Imperador D. Pedro II sobre a criação do Parque Nacional. Em 1916, Santos Dumont, ao conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu, ficou tão impressionado com a sua beleza que pressionou com o seu prestígio o então governador do Paraná, Afonso Camargo, para que ali fosse criado um Parque Nacional. O local que era então propriedade particular, é declarado local de interesse público. Em 1930, foi ampliada a área desapropriada em 1916, para criar o Parque Nacional do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu foi efetivamente criado em 10 de janeiro de 1939, através do Decreto-Lei nº 1 035 do então Presidente da República, Getúlio Vargas. Em 1º de dezembro de 1981, por meio do Decreto-Lei 86 676 assinado pelo Presidente João Figueiredo, a área do parque teve um acréscimo, sendo então fixado novos limites.

Vale a pena no Parque Nacional do Iguaçu
  • Contemplar as cataratas de várias formas possíveis disponíveis no local;
  • Caminhar na selva em trilhas, alugar passeios de barcos e rafting/cachoerismo (estes últimos suspensos por ora). Para essas atividades há a concessionária autorizada "Macuco Safari", que faz essas atividades pagas à parte dos ingressos para o interior do parque (confiram-nas no site https://www.macucosafari.com.br);
  • Fazer um passeio de helicóptero, que é realizado pela Concessionária Helisul Taxi Aéreo. Para mais informações acesse o site http://www.helisulfoz.com.br ;
  • Utilizar para uma refeição ou uma simples bebida do restaurante Porto Canoas, que fica às margens do Rio Iguaçu, proporcionando uma bela vista da parte superior das Cataratas
  • Apreciar as cataratas do Iguaçu em toda sua magnitude, visitando o Parque Nacional do Iguazú, na Argentina, que é um passeio diferente e complementar. Mais informações no site: www.iguazuargentina.com ou telefone 0800 45 15 16.
____________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte dos textos Portal Oficial do Parque Nacional do Iguaçu (https://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/) e Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/).
Imagens de João Marcos Cristofoletti e do site Áreas Verdes das Cidades.
___________________________________________________________________________________________________

Veja vídeo do Parque Nacional do Iguaçu



Fotos do Parque Nacional do Iguaçu

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site