domingo, 9 de julho de 2017

Jardim Botânico da Ajuda em Lisboa - Portugal

Jardim Botânico da Ajuda - Lisboa (Portugal)

Jardim Botânico da Ajuda (JBA)visitado num sábado, fica no bairro do mesmo nome na cidade de Lisboa em Portugal. É o mais antigo jardim botânico do país, tendo cerca de 35.000 m² de área em seu total, divididos por dois tabuleiros com um desnível de 6,8 m entre eles. A arquitetura do Jardim segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos. No entanto, os ornamentos existentes no jardim têm influências marcadamente barrocas (nomeadamente a fonte central e as escadarias (laterais e central).
Horário de funcionamento:
De 2a. a 6a. feira das 10 às 17h, prorrogado até 18h no horário de verão. Sábados, domingos e feriados das 10 às 18h e das 9 às 20h no horário de verão
(Ingresso ao local é pago)
Telefone:
(00 XX 351 21 362 2503)
Localização:
Calçada da Ajuda, s/nº, 1300-011, Lisboa, Portugal
Ver no mapa

Para chegar ao Jardim Botânico da Ajuda, utilize as linhas de ônibus de números 18 E (Cais Sodré), 729 (Algés) e 732 (Marques de Pombal).
De carro clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.  

Não há estacionamento para veículos no local, mas em algumas ruas próximas é possível estacionar, sempre atentando para a sinalização existente.

Infraestrutura
O jardim tem dois tipos de uso: no tabuleiro superior a coleção botânica e no tabuleiro inferior o jardim de passeio ornamental com buxo e traçado conforme as regras do jardim de recreio. Há plantas de vários países que podem ser observados com seus nomes. Existe ainda, "o jardim dos aromas" com plantas aromáticas e medicinais, desenhado para os deficientes visuais.
Há também um espaço chamado de Viveiro das Naus que foi criado para a leitura, o relaxamento e o contato com a natureza, pois, o visitante poderá até em qualquer momento ter a visita dos pavões que habitam no Jardim, enquanto lê ou ouve um pouco de música e descansar as pernas após visita ao Jardim.

Flora e Fauna
Apesar de Lisboa ter sido lugar de muitos hortos que albergaram as colecções de plantas vindas de África, Ásia e América, o JBA é o primeiro Jardim Botânico de Portugal desenhado com o fim de manter, estudar e coleccionar o máximo de espécies do mundo vegetal. Chegou a ter 5000 espécies dispostas segundo o sistema sexual proposto por Lineu, mestre de Vandelli. Há pavões e muitas espécies de pássaros que encantam os visitantes com o seu cantar.

Atenção! Há restrições para animais domésticos, bicicletas, patins e assemelhados  no interior do local.

Existem visitas monitoradas ao Jardim Botânico, oferecendo ao público em geral e aos vários níveis de ensino escolar uma série de visitas e oficinas temáticas que vão de encontro à sensibilização, em particular da camada mais jovem, para a Conservação da Biodiversidade. Com mais de 1640 plantas e um Banco de Conservação de Sementes, o JBA dispõe de ótimos recursos de aprendizagem para melhor conhecimento do mundo das plantas. Existe um pequeno laboratório, devidamente equipado, para observação dos diferentes órgãos das plantas à lupa e um destilador para se proceder à extração de óleos essenciais de plantas aromáticas. Pode encontrar todas as informações sobre estas visitas no site na Web do Jardim Botânico (clique aqui).

Sinopse histórica 
O Jardim Botânico da Ajuda (JBA) pertence desde 1910 à Unidade de Apoio Tecnológico do Instituto Superior de Agronomia, que é uma escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente. Está integrado como infraestrutura de ensino e investigação. Foi fundado em 1768, tendo sido projetado por um botânico italiano, Domingos Vandelli, vindo de Pádua e chamado pelo rei D. José para ensinar os seus príncipes. Vejam a interessante história completa do local clicando aqui.

Vale a pena
  • Caminhar pelas alamedas existentes no local, observando a vegetação do local;
  • Admirar as esculturas presentes com destaque para a "Fonte das 40 Bicas";
  • Envolver as crianças em várias atividades lúdicas, especialmente nas férias escolares, que são disponibilizadas no local;
  • Frequentar inúmeros cursos de formação em jardinagem e técnicas de cultivos que são oferecidos pelo JBA e 
  • Participar de visitas monitoradas ao local e de atividades de educação ambiental.
_____________________________________________________________________________________
OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações.
Fonte texto: Website do Jardim Botânico da Ajuda  (https://www.isa.ulisboa.pt/jba/apresentacao/
________________________________________________________________________________________________________________


Veja vídeo feito no local:

A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site