quarta-feira, 22 de março de 2017

22 de março - Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e haverá uma mobilização internacional para lembrar sua importância com apoio de diversos artistas, como Sting, Maroon 5, Pharrell Williams, Jason Derulo e Pitbull, que debaterão o tema de 2017 em suas mídias sociais - "Águas Residuais".


Água Residual é aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade (resfriamento de equipamentos, por exemplo). Outro uso da água que evita o desperdício de recursos com a purificação é a coleta da água da chuva para banheiros, irrigação ou lavagem de veículos.

Nesta data, estabelecida durante a Eco-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), diversos debates e discussões sobre problemas relacionados aos recursos hídricos acontecem em todo o mundo.


A importância da conscientização
Mais de 80% do esgoto produzido pelos seres humanos volta à natureza sem ser tratado. Para beber, cerca de 1,8 bilhão de pessoas usam fontes de água contaminadas por fezes. A cada ano, 842 mil mortes são causadas por causa da falta de saneamento e higiene, bem como pelo consumo de água imprópria.

Além disso, a ONU alerta que, até 2030, a demanda por água deve aumentar 50% - o que exigirá mais esforços para melhorar sistemas de coleta e tratamento, garantindo o reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.

Outro problema são os pesticidas e fertilizantes utilizados na agricultura. As substâncias químicas desses produtos são uma ameaça aos reservatórios de lençóis freáticos.




Com informações da ONU
Créditos da foto: Pixabay.com

Letícia Jardim Guedes da redação do Áreas Verdes das Cidades

Veja também:
Dicas para um consumo consciente da água

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site