sexta-feira, 18 de julho de 2014

Parque Vila do Rodeio em São Paulo

Visitamos num domingo de sol o Parque Vila do Rodeio, que fica localizado em Inácio Monteiro, Subprefeitura Cidade Tiradentes, Zona Leste da Capital paulista e tem 613.200 m² de área no total. 
Horário de funcionamento:
6h às 19h
Recursos:
  Quadra poliesportiva   Campo de futebol   Playground  Trilha  Ciclovia   Programação cultural
Telefone:
(11) 2555-4655 
Localização:
Rua Igarapé da Bela Aurora, 342, Inácio Monteiro
Ver no mapa

Avaliação do parque (0 a 5) é 2,8.

Para ir ao parque, utilize as linhas de ônibus 3025-10 – Jd. Wilma Flor – Est. Guaianases – CPTM, 3059-10 – Vila Yolanda – Term. São Mateus, 312N-10 – Term. Cid. Tiradentes – São Miguel Paulista, 3407-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II, 3409-10 – Inácio Monteiro – Term. Pq. D. Pedro II e 3754-10 – Inácio Monteiro – Metrô Itaquera. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
De carro vá ao box ao lado e clique em "Ver no mapa", traçando seu roteiro.
Não há estacionamento para veículos no parque, mas existem vagas em ruas próximas às entradas. Verifique sempre a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura do parque
Bicicletário, campo de futebol, área de compostagem, equipamentos de ginástica para a terceira idade, quadras poliesportivas, minicampos de futebol, pista de skate, estares, ciclovia, pista de Cooper, playground, churrasqueiras, comedouro para pássaros, quiosques, horta, trilha, minhocário e sanitários (limpos no dia da visita). Funciona durante todos os dias na área do parque o "Ponto da Leitura" (Secretaria Municipal da Cultura), que possui vários livros, revistas e jornais à disposição dos visitantes.

Fauna
Há 90 espécies, sendo a maioria aves. Áreas abertas fornecem habitat para gavião-peneira, coruja-buraqueira e tico-tico-do-campo. A densa da capoeira, sobretudo próximo ao córrego, sustenta maior número de espécies, incluindo saracuras, piá-cobra, curutié, joão-botina-do-brejo e choca-de-chapéu-vermelho, além de pássaros de hábitos florestais como choca-da-mata, arapaçu-rajado, chupa-dente, trepador-quiete, pula-pula, olho-falso, tachuri-campainha e tororó. Papagaios também podem ser observados. Borboletas, lagarto-teiú e gambás completam a fauna do parque.

Flora
A vegetação é composta por remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, capoeirinha, eucaliptal, campo antropizado, áreas ajardinadas e gramados. Destacam-se entre as espécies campestres aguaí-vermelho, banisteriopsis, capim-maçambará, escalônia, jiquiri-grande e murici. Entre as arbóreas, destacam-se araçá-comum, aroeira-mansa, cuvitinga, guamirim, maduirana, pau-de-tucano e tapiá-guaçu. Foram registradas 111 espécies, das quais cinco estão ameaçadas como a escalônia, a jalapa-do-campo e a samambaiaçu-com-espinho.

Não há lanchonetes no interior do parque, mas na entrada principal há um bar que vende alimentos e bebidas.

Não há restrição para a entrada de animais domésticos no parque, desde que os cães estejam com coleiras

Quanto à segurança geral do parque, observamos vários vigias no dia da visita, dando-nos tranquilidade para percorrê-lo.

São realizados eventos culturais e esportivos na área do parque. Consulte o telefone da administração.

Sinopse Histórica
O parque foi criado em 2008 para preservar parte das nascentes do Córrego do Rodeio e mata em estágio de regeneração. Possui três nascentes, localizadas nas partes mais baixas do terreno, que formam pequenos córregos que cortam parte da área e desembocam no Córrego Itaquera.

Vale a pena
  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar os campos e quadras para praticar seu esporte preferido;
  • Caminhar e/ou correr pelas pistas e trilhas existentes no local.
______________________________________________________________________________________________________       OBS.: Informações e programações sujeitas a mudanças e alterações. Para mais informações, ligue para o telefone da administração do local.

Veja vídeo feito no local, quando da visita.



A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

2 comentários:

  1. Boa tarde,este parque e muito gostoso e bonito adoreifazer minha caminha convido a todos que venham fazer uma visita ,tem até personal disponível à quem interessar tem obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,este parque e muito gostoso e bonito adoreifazer minha caminha convido a todos que venham fazer uma visita ,tem até personal disponível à quem interessar tem obrigado

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site