sábado, 14 de junho de 2014

Parque Jardim Herculano em São Paulo

A visita ao Parque Jardim Herculano, que fica localizado no bairro com esse mesmo nome, pertencente à subprefeitura de M'Boi Mirim na zona sul de São Paulo, foi feita num domingo.  O parque tem cerca de 76.000 m² de superfície total e está inserido numa área de preservação de mananciais, contando com grande número de nascentes que formam pequenas várzeas e córregos (fazem parte da bacia do córrego Guavirituba), desembocando na represa do Guarapiranga.
Horário de funcionamento:
6 às 18h
Recursos:
     Playground   Trilha Programação cultural
Telefone:
  (11) 5833-7351
Localização:
Estrada da Riviera, 2282, Jardim Herculano
Ver no mapa

Avaliação geral (0 a 5): 2,0.

Há várias linhas de ônibus que passam perto do parque, entre as quais a 6028-10 - Riviera - Term. Sto. Amaro, 6028-31 - Riviera - Term. Santo Amaro e a 7086-10 - Term. Jd. Ângela - Jd. Riviera (Circular). Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De carro, consulte "Ver no mapa"no box ao lado e trace seu roteiro. Não há estacionamento, devendo parar em ruas próximas, atentando para a sinalização existente.

Infraestrutura do parque
Playground, bicicletários, aparelhos para ginástica, academia da terceira idade, trilhas, sanitários (limpos e conservados no dia da visita), pontes de madeira, área de estar, espaço para educação ambiental, área para compostagem e nascentes. Há postes de luz por todo o trajeto cimentado. A área fechada da mata poderá ser visitada futuramente através de trilhas que estão sendo abertas com acompanhamento de monitores.

flora é composta por áreas ajardinadas, gramados, remanescentes de pomar e de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão. Destacam-se angico, cafezinho, crindiúva, cuvitinga, falsa-seringueira, fruta-de-sabiá, ipê-amarelo, jerivá, mangueira, paineira, pau-jacaré, tapiá-guaçu, tarumã-branco e tucum. Foram registradas 84 espécies, das quais o pinheiro-do-paraná está ameaçado.

Quanto à fauna, segundo a Prefeitura de São Paulo, f
oram registradas 66 espécies de fauna, composta principalmente por aves (64 espécies) e duas de anfíbios, incluindo o popular sapo-cururu e a rãzinha-piadeira, sendo esta endêmica da Mata Atlântica. Dentre as aves, o grupo dos beija-flores, pica-paus, papa-moscas e sanhaços e saíras apresenta-se bastante diversificado. Há representantes endêmicos da Mata Atlântica como os exemplares iridescentes de beija-flor-de-fronte-violeta e tié-preto; o pequenino pica-pau-anão-de-coleira; e o estrepitoso capitão-de-saíra. Este último, “comanda” bandos mistos (agregação de diversas espécies de aves) integrada por pula-pula, tiés, saí-canário, saíra-viúva, pichororé, dentre outros. O parque também é digno da presença de grandes frugívoros como jacuaçu e tucano-de-bico-verde, portanto, consistindo em bons dispersores de sementes. O joão-porca é um daqueles passarinhos encontrados somente na mata ciliar. Recentemente descobriu-se que o parque abriga um mamífero singular, o bicho-preguiça. Sua sutil movimentação torna ainda mais intrigante o desafio do observador encontrá-lo em meio às folhagens.

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Atenção! São proibidos de transitar no parque bicicletas (há bicicletários para colocá-las), patins e assemelhados.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, transmitindo-nos tranquilidade.

Destinado ao lazer contemplativo, o projeto do parque tira partido da presença de mata remanescente e veios d’água para criar estares integrados, respeitando as áreas de proteção permanente, com equipamentos de lazer e atividades de educação ambiental. 

Vale a pena
  • Frequentar as áreas de estares;
  • Levar as crianças para brincar nos playgrounds existentes;
  • Caminhar no interior do parque, ouvindo o canto de diversas aves e o som de água corrente.
Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).
A seguir, veja fotos tiradas no parque no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site