sábado, 26 de abril de 2014

Parque Ecológico Chico Mendes em São Paulo

Visitamos numa sexta-feira (feriado) o Parque Ecológico Chico Mendes, que fica na rua Cembira, 1201 (ver no mapa), na Vila Curuçá Velho, Subprefeitura Itaim Paulista, Zona Leste da SP capital, que tem uma área de 61.600 m². O Parque localiza-se em um pequeno vale e conta com nascentes que alimentam um córrego represado artificialmente para formar um lago. Sua vegetação constitui-se de mata remanescente, que protege as nascentes e acompanha o córrego até o lago. As duas trilhas do Parque percorrem essa área de mata. Existe ainda uma área ajardinada composta por relvados, maciços arbóreos, arbustos ornamentais e árvores frutíferas, ideal para a recreação dos usuários do parque.



Parque Ecológico Chico Mendes SP

Horário de funcionamento:
7h às 18h
Telefone:
(11) 2035-2270
Localização:
Rua Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho
Ver no mapa
Avaliação do parque (0 a 5) é 2,6.

Como ir ao Parque Ecológico Chico Mendes em SP


  1. Ônibus - linhas de números 2583-10 – Vila Curuçá – Term. Pq. D. Pedro II, 273R-10 – Jd. Robru, 2704-10 – Jd. Robru, 273N-10 – Cidade Kemel II, 2756-10 – Guaianases, 2755-10 – Guaianases e 2756-10 – Metrô Patriarca. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
  2. Carro, clique em mapa para traçar seu roteiro.


Infraestrutura do Parque Ecológico Chico Mendes em SP

Churrasqueiras, quiosques, quadras de futebol, pista de Cooper, sanitários, playgrounds, trilha, nascentes, córrego e lago. Casarão para reuniões e exposições, que abriga também um telecentro (SMPP) e um CECCO (SMS).

De acordo com levantamento da PMSP o local reúne 44 espécies de animais, das quais 40 são aves. Dentre elas, guaracava-de-barriga-amarela, bem-te-vizinho-penacho-vermelho, joão-teneném, pitiguari, saí-canário, figuinha-de-rabo-castanho e pula-pula. As rapinantes como quiri-quiri, gavião-carijó e coruja-orelhuda se refugiam no bosque. Além disso, o parque conta com a presença de caranguejo-de-água-doce, saguis e gambás-de-orelha-preta.

Sua flora é composta por remanescente de Mata Atlântica que acompanha o córrego até o lago, áreas ajardinadas, pomar e eucaliptal. Destacam-se canelas (Endlicheria paniculata e Ocotea lanata), canjerana, cafezinho, castanha-portuguesa, gameleira-brava, guapuruvu, ipê-rosa, jambolão, jatobá, mamica-de-porca, paineira, patas-de-vaca (Bauhinia longifolia e B. variegata), pitangueira e tapiá-guaçu..

Não há lanchonetes no interior do parque, portanto caso queira,traga de casa alimentação e bebidas .

Há atividades culturais e esportivas programadas e realizadas no parque.

Você pode levar seu cachorro, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. É proibido andar de bicicletas, patins e assemelhados.

Quanto à segurança geral do parque, observamos vigias no dia da visita, dando-nos tranquilidade.

História do Parque Ecológico Chico Mendes em SP

Conforme site da Prefeitura de São Paulo, o parque está localizado em uma região carente de áreas verdes, sendo que a área pertencia à antiga Fazenda Chácara Figueira Grande desapropriada em 1987 para a implantação do parque público.

Aberto ao público em 1989, o parque recebeu o nome de Francisco Mendes Filho – Chico Mendes (1944 a 1988) – seringueiro, sindicalista, ecologista e ativista ambiental acriano, tendo sido definido como de uso cultural, de lazer passivo e voltado para pesquisa e conhecimento do meio ambiente.

Vale a pena História do Parque Ecológico Chico Mendes em SP

  • Utilizar os quiosques existentes para fazer churrascos ou um simples piquenique;
  • Usar as quadras poliesportivas para praticar seu esporte preferido e
  • Caminhar pelas várias trilhas, observando uma abundante vegetação da Mata Atlântica ao redor.
Veja vídeo feito no local, quando da visita.


Fotos do História do Parque Ecológico Chico Mendes em SP

Tiradas no local no dia da visita (Atenção! Ao "clicar" em qualquer foto, abre-se, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador e por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), podem ser visualizadas todas as fotos tiradas do parque).

1 comentários:

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site