domingo, 9 de março de 2003

Parque Tenente Siqueira Campos - Trianon

Retornamos ao parque em 05/03/2012, tirando novas fotos. O Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), criado em 1892 (v. história mais adiante), tem 48.600 metros quadrados de área e o considero um "oásis" para quem trabalha ou passa na turbulenta e frenética Avenida Paulista, especialmente nos dias úteis. O piso das pistas/trilhas chama a atenção, pois é formado por pedras portuguesas. 
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Recursos:
      Playground   Trilha Programação cultural      
Localização:
Rua Peixoto Gomide, 949, Cerqueira César
Ver no mapa

Horário de funcionamento das 6 às 18h. Aos domingos o parque chega a receber 8.000 visitantes.


Avaliação geral do parque (0 a 5): 3,0

Para ir ao parque utilize uma das linhas de ônibus como a 106A-10 – Metrô Santana – Itaim Bibi, 175P-10 – Edu Chaves – Ana Rosa, 478P-10 – Sacomã – Pompéia, 508L-10 – Term.Princ. Isabel – Aclimação (circular) e 577T-10 – Jd. Miriam – Vila Gomes. Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui).
De Metrô, desça na Estação Trianon-Masp (Linha 2 Verde). Aos domingos das 7 às 16h funciona a Ciclofaixa de Lazer "Circuito Centro-Paulista" que passa em frente ao parque. 

Infraestrutura

Trilha do Fauno, viveiro de aves e playgrounds, aparelhos de ginástica, pista de caminhada e cooper. O destaque fica por conta do "Fauno", escultura do artista Victor Brecheret e "Aretusa" de Francisco Leopoldo Silva.

Fauna

Apresenta 38 espécies identificadas, das quais 29 são de aves. Dentre as endêmicas de Mata Atlântica podem ser vistas o periquito-rico e o sanhaçu-de-encontro-amarelo. O parque também é visitado pelo gavião quiri-quiri e carijó, saíra-amarela, alem das esporádicas visitas do sabiá-ferreiro notada pela sua bela vocalização. A rãzinha-piadeira, espécie endêmica de mata atlântica pode ser ouvida no parque. Apesar de ser um parque central, abriga algumas espécies de morcegos.

Flora

Remanescentes da Mata Atlântica com grandes exemplares de araribá, canela-amarela, jequitibá, cedro-rosa, sapucaia, pau-ferro, sapopemba e tamboril, além de exemplares de abiurana, tapiá-guaçu, palmito-jussara, andá-açu, guaraiúva e camboatá. No subosque há espécies exóticas introduzidas como seafórtia e palmeira-de-leque-da-china e mudas de espécies nativas plantadas para enriquecimento florístico.


Não há estacionamento no interior do parque, porém existe um estacionamento pago subterrâneo ao lado do parque sob a Praça Alexandre de Gusmão com entradas pela Alamedas Jaú e Santos. Aos domingos pode-se estacionar nas ruas laterais ao parque (Dica: Alameda Jaú em frente ao Colégio 
Dante Aleghieri) 


Alimentação: 
Não há estabelecimentos para a venda dentro do parque.

Os sanitários estavam bem cuidados e limpos no dia da visita.


Atividades Físicas como caminhadas e/ou corridas podem ser realizadas em praticamente toda a área do Parque. Para fazer ginástica, o usuário pode usufruir do Espaço Academia ao Ar Livre, que dispõe de alguns equipamentos para exercícios físicos.

Quanto à Segurança, além dos vigias do parque, há guardas da GCM que percorrem o parque transmitindo a sensação de segurança.

Importante, não é permitida a utilização de skates, patins, patinetes, bicicletas e equipamentos similares. 

Não há restrições para animais domésticos, desde acompanhados e presos com guias e focinheiras (no caso de animais de grande porte e/ou bravios).


Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon ou Parque do Trianon, foi inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista em São Paulo. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon.

O nome Trianon veio do fato de, naquele tempo, existir no local onde hoje se situa o MASP, em frente ao parque, um clube com o nome Trianon. O arquiteto Ramos de Azevedo desenvolveu o projeto de (1911-1914), na administração do Barão de Duprat, do chamado Belvedere Trianon, construído em 1916 e demolido em 1957 para dar lugar ao museu.
Em 1924, o parque foi doado à prefeitura, e, em 1931, recebeu sua denominação atual em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista, Antônio de Siqueira Campos.

Para maiores informações sobre o parque entre em contato com sua administração pelos telefones (11) 3253-4973 e 3289-2160.

A seguir vejam fotos tiradas nas visitas feitas ao parque.
Uma das entradas do parque



Visitantes do parque exercitando-se na Academia ao Ar Livre



Poste de iluminação que é "padrão" no parque








Parque infantil

Parque infantil



Visão do Colégio Dante Alighieri


Passagem sobre a Alameda Santos





"Fauno" de Victor Brecheret
Passagem sobre a Alameda Santos
"Aretusa" de Francisco Leopoldo Silva


Bebedouro




Visão da passarela sobre a Alameda Santos

Visão da passarela sobre a Alameda Santos


Parque infantil


Vista do parque da calçada do Colégio Dante Alighieri



Parque infantil


Sede administrativa do parque

Espaço da Academia ao Ar Livre

Sanitários





0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site