quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Parque Senhor do Vale em São Paulo


Parque Senhor do Vale, que visitamos num domingo, fica localizado no Parque Nações Unidas no bairro do Jaraguá, Zona Noroeste da Capital e tem cerca de 22.000 m² de área. Em 20/03/2008, o Diário Oficial do Município publicou a criação do parque, conforme a seguir: 
Art. 1º - Fica criado o Parque Municipal “Senhor do Vale”.
Art. 2º - O Parque Senhor do Vale será implementado em área pública da antiga Praça Senhor do Vale, Parque Nações Unidas, distrito Jaraguá, localizada entre as Ruas: Ciriaco Jimenez, Antonio de Cabezon, Blas Parera, Beltrame Fragut e Bonaventura Viviane, na área da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.

Avaliação do parque (0 a 5) é 1,9.

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 8006-10 – Jd. Donaria – Terminal Pirituba, 819A-10 – Vila Aurora – Jd. Primavera, 819R-31 – Perus – Term. Lapa, 847J-10 – City Jaraguá – Jaguaré, 888P-10 – Perus – COHAB Taipas, 9011-10 – Estação Jaraguá – TTVN Cachoeirinha, 9011-21 – Estação Jaraguá – City Jaraguá e a 971R-10 – Estação Jaraguá – Metrô Santana.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Recursos:
  Quadra poliesportiva Trilha Programação cultural
Telefone:
   (11) 3928-1691   
Localização:
Rua Blas Parera, 487, Parque Nações Unidas, Jaraguá
Ver no mapa
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 
Caso use o carro, vá no box ao lado e clique no link "Ver no mapa", traçando seu roteiro.

Para estacionar seu veículo, use as ruas próximas ao parque, atentando para a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura
Quadra poliesportiva, minicampo de terra, quiosque e áreas ajardinadas.

Fauna
Após pesquisa junto à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVA) da Prefeitura de São Paulo não observamos levantamento sobre a fauna desse parque. Notamos, no entanto, na visita que fizemos, a existência de muitos pássaros e identificamos pelo menos bem-te-vis e pardais no local.

Flora
Sua vegetação é composta por eucaliptal com sub-bosque, gramados, áreas ajardinadas e arborização esparsa. Destacam-se árvore-polvo, cedro-japonês, figueira-benjamim, jatobá, jerivá, mutambo, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e quaresmeira. No sub-bosque do eucaliptal destacam-se Piper sp. e Solanum sp., conforme site da SMVA na internet.

Não há lanchonetes no parque e não observamos ambulantes próximos às entradas do local. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.


Há várias atividades esportivas e culturais promovidas principalmente pela Associação dos Moradores do Parque Senhor do Vale - AMPSV, que é muito atuante pelo que fomos informados. A AMPSV tem página no Facebook (pcasenhordovale) e um "blog" onde divulga suas atividades (v. link aqui). Para informações sobre o parque há também um e-mail para contato que é o parquesenhordovale@hotmail.com

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais ferozes.

Quanto à segurança, observamos apenas um vigia no parque, mas nos sentimos bem nesse aspecto.

Bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque.

Sinopse Histórica 
No ano de 2004 a comunidade do Parque Nações Unidas, no Jaraguá, mas precisamente um grupo de moradores do entorno de uma área de 22.000 m², sensibilizados e motivados a preservação do local e fazendo uso de sua cidadania resolveu criar uma associação não governamental e sem fins lucrativos, com o intuito de transformar esta área em uma praça. 

No ano seguinte, após efetiva regulamentação da entidade denominada - Associação dos Moradores para a Preservação da Praça no Parque Nações Unidas - A.M.P.P.P.N.U., que ora é a Associação dos Moradores do Parque Senhor do Vale - AMPSV, foi decidido pela organização e realização de um plebiscito para a escolha do nome da praça.

O nome escolhido foi "Senhor do Vale", que, na língua tupi-guarani se diz Jaraguá, motivo pelo qual após estudo realizado, estimulou os moradores a optarem pelo nome, entre outros sugeridos, e pelo fato desta área estar localizada no bairro do Jaraguá. 

Em 20 de março de 2008, por meio do PL 150/08, a Câmara Municipal criou oficialmente o Parque Senhor do Vale.

Informações gerais do parque podem ser obtidas pelo telefone da administração (11) 3928-1691.

Vale a pena
  • Praticar atividades esportivas na boa quadra do parque e 
  • Participar de eventos promovidos pela associação de moradores (AMPSV) e/ou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da PMSP.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

3 comentários:

  1. O parque não foi só uma conquista da comunidade,mas tambem do meio ambiente que dispõe de mais um espaço,parabens a administração do parque que em tão pouco tempo, conseguiu melhor ainda mas o ambiente e a caracteristica. o Video ficou ótimo. parabens ao produtor tbm. att

    Claudia laranjeira

    ResponderExcluir
  2. O parque não foi só uma conquista da comunidade,mas tambem do meio ambiente que dispõe de mais um espaço,parabens a administração do parque que em tão pouco tempo, conseguiu melhor ainda mas o ambiente e a caracteristica. o Video ficou ótimo. parabens ao produtor tbm. att

    Claudia laranjeira

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site