quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Parque Pinheirinho D'Água em São Paulo

Visitamos num domingo o Parque Pinheirinho D'Água, que fica localizado na Estrada de Taipas s/n⁰, no bairro do Jaraguá na Região Noroeste na CapitalSua área compreende cerca de 251.000 m², tendo sido solicitada sua implementação em 2001 pela comunidade com a finalidade de preservar e assegurar a área devido à sua dimensão e características paisagistas.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Recursos:
  Quadra poliesportiva     Playground   Trilha   Ciclovia
Telefone:
     (11) 3928-1691     
Localização:
Estrada de Taipas s/nº (próximo ao CEI Jardim Rincão), Jaraguá
Ver no mapa

Avaliação do parque (0 a 5) é 1,9.

Há várias linhas de ônibus que dão acesso ao parque entre as quais a 8006-10 – Jd. Donaria – Terminal Pirituba, 819A-10 – Vila Aurora – Jd. Primavera, 819R-31 – Perus – Term. Lapa, 847J-10 – City Jaraguá – Jaguaré, 888P-10 – Perus – COHAB Taipas, 9011-10 – Estação Jaraguá – TTVN Cachoeirinha, 9011-21 – Estação Jaraguá – City Jaraguá, 971R-10 – Estação Jaraguá – Metrô Santana e a 971R-42 – CDHU Voith – Metrô Santana.
Para saber outros números de linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

Não há estacionamento para veículos no interior do parque, porém nas ruas próximas pode-se deixar o carro. Observe, no entanto, a sinalização de trânsito no local.

Infraestrutura
O parque tem pista de caminhada, passeios com pontes sobre o córrego, playground, quadra de bocha, centro de educação ambiental, campos de futebol, quadras poliesportivas, estares, churrasqueiras, paraciclo, pista de skate e sanitários (quebrados e sem água, no dia da visita).

Não há lanchonetes no parque. Caso queira, leve alimentos e bebidas de casa.

Flora
Sua vegetação é composta por eucaliptal, remanescente de Mata Atlântica em estágio inicial de sucessão, campo antrópico, brejo, gramados e arborização esparsa. Destacam-se araçá-cinzento, batata-de-perdiz, bracatinga-miúda, cabeludeira, calabura, canelinha-cheirosa, gravatá, leucena, sensitiva, taboa e tipuana. Foram registradas 63 espécies.

Fauna
Foram registradas sete espécies de borboletas e 70 de aves. Dentre as aves, destacam-se espécies de áreas úmidas e descampadas como a saracura-sanã, curutié, piá-cobra, filipe, joão-teneném, joão-botina-do-brejo (endêmica da Mata Atlântica), garibaldi, choca-de-chapéu-vermelho, avoante, quero-quero, pica-pau-do-campo e aos cuculídeos, anu-branco e anu-preto.
(Fonte para flora e fauna: Site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SMVA)

Não há restrições para animais domésticos, desde que os cães estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos.

Percebemos a existência de vários vigias no parque, conferindo-lhe segurança, pelo menos no período que lá estivemos.

Sinopse Histórica
A história da conquista do Parque Pinheirinho D’Água iniciou-se na década de 1980 e passou por muitas reviravoltas. Apesar de ter sido implantado, sua principal função — promover a qualidade de vida da população local, motivo sobre o qual foi construída toda a base da luta por esse espaço — ainda não foi conquistada efetivamente. O processo ainda está em andamento e ainda parece muito longe do fim. A USP, em parceria com as escolas da rede pública da região, tem o parque como objeto de estudo desde antes de sua implantação, participando ativamente do processo de conquista desse espaço junto com a comunidade local.
Solicitado em 2001 pela comunidade com a finalidade de preservar e assegurar a área devido à sua dimensão e características paisagísticas, o parque foi implantado com recuperação de taludes e córrego e enriquecimento arbóreo com espécies nativas.

Vale a pena:
  • Utilizar as quadras e campos para praticar seu esporte preferido disponíveis nessa infraestrutura e
  • Usar os quiosques e "estares"" existentes para se reunir com parentes e amigos para fazer churrascos ou um simples piquenique.

Veja vídeo feito no local, quando da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização).

A seguir, veja fotos tiradas no local no dia da visita.

Soccer designed by Derek Britton from The Noun Project

5 comentários:

  1. Parabéns pelo parque e todo a conservação do mesmo pois frequento o mesmo todos os dias, de domingo a domingo e vejo a conservação do parque.O que nos faltam, são mais aparelhos de atividade física,o parque é muito grande e tem muitos frequentadores, os aparelhos não são suficiente pois mais pessoas gostariam de fazer atividades física, e com os poucos aparelhos que tem no parque os moradores não se sentem atraídos para frequentar o mesmo, por isso pedimos em nome de todos frequentadores, veja com carinho nossas revindicações por favor, Agradecemos a Atenção. Os Moradores do Bairro.

    ResponderExcluir
  2. Este Parque nao esta totalmente aproveitavel existem um area enorme que vai ate a Estrada do do Corredor, Prefeitura vamos dar continuidade, esta e minha opiniao, morador da Estrada do Corredor 1320. obrigado.

    ResponderExcluir
  3. reclamação :::ainda nao conheço o parque apenas por fotos nos site porem pretendo conhece-lo em breve. minha reclamação é que o telefone no site é de uma residencia e isso traz transtorno aos familiares da residencia a direção do parque deveria resolver isso rápido;;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo. Agradecendo seu comentário/contribuição, ressaltamos que o telefone no site já foi corrigido. Abs

      Excluir
  4. Prefeito Joao Doria vamos olhar pro Parque Pinheirinho dagua. obrigaddo

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site