quinta-feira, 18 de julho de 2013

Parque Vila Sílvia em São Paulo

Visitamos num sábado o Parque Vila Sílvia, que fica localizado no bairro do mesmo nome, pertencente a Subprefeitura da Penha, Zona Leste da Capital e tem cerca de 4.400 m² de área na atual fase.

Avaliação do parque (0 a 5) é 2,0.

As linhas de ônibus que dão acesso ao parque são as de números 1177-51 – Term. A.E. Carvalho – Term. Amaral Gurgel, 1178-11 – São Miguel – Pça. do Correio, 1178-42 – Conj. Hab. Vl. Silvia – Pça. do Correio, 1180-10 – Vila Dr. Eiras – Pça. Princ. Isabel, 2666-32 – Jd. Camargo Velho – Term. Pq. D. Pedro II, 2678-31 – Oliveirinha – Ter. Pq. D. Pedro II,
2715-10 – Vila Silvia – Metrô Patriarca, 2718-10 – Vila Silvia – Metrô Penha, 2722-10 – Jd. Veronia – Metrô Guilhermina e 331T-10 – Jd. Helena – CCPD Raul Tabajara.
Para saber outras linhas, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156  da PMSP ou pelo site da Sptrans (clique aqui). 

Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
(11) 2545-4944
Localização:
Rua Carlos Barbosa, 365, Vila Sílvia,
Penha
Ver no mapa

Não há estacionamento no parque, mas quem for de carro (trace seu roteiro clicando em "Ver no mapa" no box ao lado) pode colocá-lo nas ruas próximas, observando a sinalização existente.

Infraestrutura
Sede administrativa, quadra poliesportiva, bicicletário, playgrounds, edificação com cobertura para atividades sócioambientais, pista de caminhada, equipamentos para ginástica, sanitários com chuveiro (limpos e cuidados no dia da visita), bebedouro e bancos.

Fauna
No parque é possível observar aves como: quero-quero, beija-flor-tesoura, rolinha, asa-branca, periquito-rico, anu-preto, guaracava-de-barriga-amarela, bem-te-vi, cambacica, bico-de-lacre, andorinha-pequena-de-casa, sanhaçu-cinzento, corruíra e sabiá-laranjeira. O gavião-peneira atua no controle biológico de animais indesejados, como roedores, o que torna sua presença particularmente benéfica para a população.

Flora
Sua vegetação é composta por áreas ajardinadas e arborização. Destacam-se alfeneiro, figueira-benjamim, mangueira e mudas de pitangueira, suinã e uvaia.

São permitidos cães, desde que estejam em guias ou focinheiras.

Bicicletas e skates não são permitidos transitar no parque.

Não há lanchonetes no local e nem vimos ambulantes próximos a entrada do parque.

Como curiosidade, leiam interessante estudo (v. aqui) feito para o "3rd International Workshop Advances in Cleaner Production" em 2011, que teve como objetivo quantificar o investimento da sociedade e da natureza na operação em dois parques da zona leste da cidade de São Paulo, sendo um deles o Vila Sílvia.

História
Implantado em área verde prevista na implantação de conjunto habitacional, possibilita a prática atividades esportivas monitoradas por associação de moradores (futebol e tênis) e para terceira idade. Sua localização o torna um grande mirante que possibilita visualizar extensa parte da várzea do Rio Tietê. Estava prevista uma ampliação, que está suspensa, para o parque num terreno próximo, que foi invadido por "moradores sem tetos". A CDHU, dona do terreno, já entrou com um pedido de reintegração de posse, que foi deferido pela justiça.

Maiores informações sobre o parque podem ser obtidas no telefone da administração (11) 2545-4944.

Vale a pena
  • Utilizar a edificação com cobertura para atividades sócioambientais promovidas pela administração e associações de bairro, como a Amoravila (já houve apresentações de filmes, danças, capoeira, etc.);
  • Usar a quadra existente para praticar esporte condizente com o local.
Veja vídeo feito no local no dia da visita (sugerimos "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização):


As fotos a seguir, foram tiradas quando estivemos no parque ("clique" em qualquer uma das fotos e será aberto, automaticamente, o modo de exibição "Tela Cheia" de seu computador. Por meio de suas teclas "Setas" (➡⬆⬅), você pode visualizar nesse modo de exibição, todas as fotos em boa resolução). 


0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site