quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

A Curiosa Árvore "Eucalyptus Deglupta"



Vejam a curiosa árvore pertencente à espécie "Eucalyptus deglupta". Sua característica mais marcante é precisamente a coloração vistosa do seu tronco, que o levou a ganhar o apelido de "arco-íris Eucalyptus". 


O aspecto marcante destas plantas ocorre devido à forma como suas cascas se movem. A mudança ocorre em etapas ao longo do ano, de modo que, ao longo do tempo, a haste verde escurece para dar lugar a tons de azul, roxo, marrom, laranja, rosa e ocre. 

Na verdade, o nome da espécie "deglupta" deriva de uma palavra latina que descreve o processo de muda em função da separação da casca. 

Nativa do sul das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné, é uma árvore de arco-íris - espécie única de eucalipto da Austrália. Hoje em dia, podem ser encontrados em várias regiões tropicais, porque cresce muito rápido em terra ensolarada, úmida e de boa drenagem. Em condições ideais, pode crescer até três metros em um ano. Isto fez com que o seu cultivo, assim como outras espécies de eucalipto, se tornasse muito comum na indústria do papel.







Fotos: Google Photos

5 comentários:

  1. Boa noite Antonio Guedes, que Maravilha, docente, muito linda, é uma árvore ornamental,gostei da espécie, abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Onde posso encontrar estas árvores ( plantadas ) ? Preciso fotografa-las

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site