- Siga o Áreas Verdes das Cidades no Instagram e no Facebook - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar
- Clique aqui para informações sobre o Parque Ibirapuera (como chegar, estacionamento, atrações e infraestrutura)
O prédio principal do pavilhão tem como referência o Palácio Katsura de Kyoto (de 1624), da tradicional arquitetura japonesa no estilo Shoin, e para sua construção foram utilizados materiais importados do Japão - foi transportado desmontado, por navio, e remontado à beira do lago do Ibirapuera.
O que tem no Pavilhão Japonês
O edifício principal suspenso se articula com um salão principal e salas anexas, museu, jardim e lago de carpas. Para visitar as salas de chá e o salão principal é necessário tirar os sapatos e trocá-los por chinelos disponíveis no local. Quando visitamos o local, o museu estava fechado.Com 7,5 mil m², o Pavilhão Japonês também tem lindos jardins que reúnem variadas plantas e flores típicas, inclusive a cerejeira, símbolo do país, que floresce sempre no fim de julho. Algumas esculturas compõem o local, e entre elas, está a obra em pedra, com a inscrição de um poema haiku, de autoria de Nempuku Sato, que imigrou ao Brasil em 1927.
Várias reformas fizeram a manutenção do local, a última de 2021, acrescentou bancos, mesas nos jardins e uma pequena cafeteria e restaurante (Nanaya). Há também uma loja que vende souvenirs, a Matsu Store.
Músicas japonesas suaves embalam os visitantes que passeiam ao ar livre. E a coincidência incrível é que do local é possível contemplar o lago do Parque Ibirapuera e sua Ponte de Ferro, que muitas vezes é chamada de “ponte japonesa”, por seu formato. No entanto, a ponte nada mais é do que uma parte da base do Pavilhão da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) no IV Centenário, que era suspenso sobre o córrego do Sapateiro.
Vale a pena! É uma ótima opção para passear, relaxar, aproveitar a natureza e conhecer um pouco mais da cultura japonesa.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) é a responsável pela administração do local.
Pavilhão Japonês
Portão 10 – Parque Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n)
Horário de Funcionamento
Quinta a domingo, das 10h às 17h
(11) 99538-1927 ou pavilhao@bunkyo.org.br
Ingressos R$ 20 (Preço de setembro de 2025), gratuito às quintas
Bicicletas são permitidas apenas no jardim do pavilhão.
É permitida a entrada de cachorros
Fonte: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)
Vale a pena no Pavilhão Japonês
- Observar as inúmeras carpas no lago
- Percorrer seus jardins com árvores como as cerejeiras, pinheiro negros, ginko bilobas, entre outras. Esse passeio é imperdível especialmente na florada das cerejeiras que ocorre no final de julho até início de setembro
- Contemplar o lago do Parque Ibirapuera e sua Ponte de Ferro em ângulos diferentes de quem visita só o parque

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

Muito bom o post, adorei o blog!
ResponderExcluirExcelente matéria. As fotos belíssimas,com destaque para as cerejeiras.Parabéns .
ResponderExcluirAmei a matéria.Informações muito detalhadas.Quem não conhece o parque fica apaixonado.
ResponderExcluirentrada é gratuita p fotos
ResponderExcluirO local atualmente está fechado para reforma e sem previsão para abertura.
ExcluirFotos p pre wedding?
ResponderExcluirLocal fechado por ora para reforma.Abs
Excluir