quarta-feira, 26 de março de 2025

Parque Linear Nove de Julho em São Paulo


Parque Linear Nove de Julho na orla da represa Guarapiranga, bairro Cidade Dutra (na zona sul de São Paulo), é um dos parques mais diferentes que visitamos e ficamos impactados com a beleza do lugar. A represa é o principal atrativo com um trapiche ou pier flutuante (passarela sobre a área alagada) para passear e pescar.

Parque Linear Nove de Julho

Horário de funcionamento

6h às 18h 
Telefone
Não há
Localização
Avenida Ponta do Sol, s/nº, Cidade Dutra, São Paulo, SP

Ver no mapa

Como chegar ao Parque Linear Nove de Julho

Ônibus - 6026/10 – Jd. Icaraí / Term. Sto. Amaro
6030/10 – UNISA-Campus 1 / Term. Sto. Amaro
6110/10 – Conj. Hab. Palmares / Aeroporto
6118/10 – Jd. Icaraí / Terminal Santo Amaro
637J/10 – Vl. São José / Pinheiros

Carro - clique em mapa para traçar seu roteiro. Não há estacionamento para veículos no parque, mas há vagas nas ruas próximas ao parque.

O que fazer no  Parque Linear Nove de Julho

Com cerca de 538 mil m², está na orla da Represa Guarapiranga e por isso, tem vários ambientes: terrenos alagados com vegetação aquática, campos secos, gramados e matas fechadas. Por essas características, é o parque com maior biodiversidade de São Paulo e com paisagens muito bonitas.
O trapiche ou píer é feito em material reciclado de plástico e flutua sobre a água, o que permite que se avance pela parte alagadiça até a água. É tranquilo caminhar sobre ele e a parte mais avançada na represa é muito procurada por pescadores.  
O parque tem pista com piso de concreto (caminhada, corrida e também permite bicicleta), academia ao ar livre e 2 campos de futebol.

Há bancos em várias partes do caminho e gramados para relaxar e aproveitar o local. Uma curiosidade é que algumas vacas circulam pelo parque. 

Não se esqueça de repelente e proteção solar.

As crianças podem brincar no playground do parque, que está em bom estado.

Não há lanchonetes no interior do parque.

Você pode levar seu cachorro, desde que esteja com guia. 

Atenção: não tem banheiros no parque.

Há vigias circulando pelo parque e nos sentimos seguros.

Flora
Entre as espécies encontradas estão: açoita-cavalo (Luehea divaricata), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), capixingui (Croton floribundus), cuvitinga (Solanum granulosoleprosum), embaúba (Cecropia kavanayensis), embiruçu (Pseudobombax grandiflorum), guanandi (Calophyllum brasiliense), guapuruvu (Schizolobium parahyba), jangada-brava (Heliocarpus popayanensis), jenipapo (Genipa americana), jerivá (Syagrus romanzoffiana), suinã (Erythrina speciosa), tarumã-branco (Citharexylum myrianthum), urucurana (Croton urucurana) e uva-japonesa (Hovenia dulcis). As ameaçadas de extinção canela-amarela (Nectandra barbellata), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) também estão presentes no parque.

Fauna

A fauna do parque tem 188 espécies: 172 de aves, 14 mamíferos, além de um molusco e um anfíbio. Entre as espécies registradas estão: marrecas silvestres, frangos-d’água, saracuras, biguás, mergulhões, garças e socós, colhereiros, pernilongo-de-costas-brancas, talha-mar, gavião-peneira, gavião-carijó, gavião-miúdo, gavião caramujeiro e gavião-asa-de-telha. Saguis, ratões-do-banhado, capivaras, preás, caxinguelês, ouriço-cacheiro e morcegos foram observados.

História do  Parque Linear Nove de Julho 

O Parque Linear Nove de Julho foi inaugurado em julho de 2012 por sua importância para preservar e conservar o entorno da represa. 

O parque faz parte do "Projeto Orla da Guarapiranga"  que prevê 7 parques públicos às margens da represa e 6 estão em funcionamento: Parque Linear Nove de Julho, Parque Praia São Paulo - Núcleo Praia do Sol, Parque Guarapiranga, Parque Barragem de Guarapiranga, Parque Linear Castelo, Parque Linear São José e a construção do novo Parque Praia São Paulo - Núcleo Atlântica.

Em janeiro de 2025, a Prefeitura lançou licitação para privatizar os parques da região conhecida como Balneário de São Paulo: 

A Represa Guarapiranga foi concluída em 1908 para fornecimento de energia elétrica para a cidade, pelo represamento do Rio Guarapiranga. Em 1928, passou a fornecer água potável para a região metropolitana. Com o aumento da exploração imobiliária e a industrialização da zona sul de São Paulo, a região sofreu uma grave degradação ambiental.

Vale a pena no Parque Linear Nove de Julho

  • Caminhar pelas pistas e píer do parque, observando vegetação diversa ao redor
  • Praticar futebol em campos existentes
  • Utilizar o playground para as crianças brincarem
  • Observar a enorme variedade de aves presentes, pois é um paraíso para os amantes da observação de pássaros (birdwatching)


Fotos do Parque Linear Nove de Julho




















0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site