O Jardim Botânico de São Paulo tem 360.000 m² de área destinada à visitação pública no endereço Av. Miguel Stéfano, 3031 (ver no mapa), no Bairro da Água Funda, na zona sul da capital. Tem várias atrações e por isso vale a pena ser visitado. É um dos 10 melhores parques de São Paulo pela classificação do site Áreas Verdes das Cidades.
Jardim Botânico de São Paulo Horário de funcionamento
9h às 17h (bilheteria e acesso até 1 hora antes)
Carro - acesse o link mapa para traçar seu roteiro. Há estacionamento pago para veículos (R$ 50 aos fins de semana e feriados; R$ 35 de segunda a sexta - novembro de 2024) com a entrada pela Rua Etruscos (existe placa indicativa).
Ônibus - linhas 4491-10 Zoológico – Terminal Pq. D. Pedro II; 4742-10 Jd. Climax – Metrô S. Judas; 4742-21 Metrô S. Judas – Jd. São Savério; 4742-31 Jd. Celeste – Metrô S. Judas; 475R-10 Jd. São Savério – Terminal Pq. D. Pedro II e 475R-41 Simba Safari – Metrô Saúde.
Metrô - Imigrantes e depois pegar o ônibus linha 4491-10 Pq Dom Pedro-Zoológico.
Infraestrutura no Jardim Botânico de São Paulo
O Jardim Botânico oferece, entre outras atrações, estufas, lagos, Jardim de Lineu, Jardim dos Sentidos, Túnel de Bambu, e a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, com seus 360 metros de comprimento, em madeira suspensa sobre a vegetação com mirantes para observação, e a Trilha de terra batida, que podem ser percorrida por pessoas de qualquer idade.
Na entrada do jardim, na Alameda Fernando Costa, há o córrego Pirarungáua.
As duas estufas (Estufa Cerrado e Estufa Mata Atlântica), simulam os ambientes dos biomas com suas principais espécies vegetais e são um passeio que agradam toda a família. Apenas a Estufa Mata Atlântica está aberta.
Outra atração imperdível é o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues queconta um pouco da história da Botânica no Brasil e o próprio prédio é um ícone do Jardim Botânico.
Atenção! O Museu Botânico e a estufa funcionam somente aos fins de semana e feriados, das 10h às 16h
O Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne tem exposição de orquídeas de diversos tipos, inclusive as espécies que estão em risco de extinção. Além disso, há os belíssimos lagos cobertos de ninfeias, a Alameda Von Martius com suas palmeiras imperiais, entre outras atrações.
O "Castelinho" está fechado e ainda não há previsão para reforma. O local foi construído como o cenário de um filme e não faz parte do projeto original do Jardim Botânico.
Restaurante do Jardim Botânico de São Paulo
Há também café, bar e restaurante Bromélia do Jardim Botânico de São Paulo que funciona todos os dias, das 11h30 às 17h. Um trailer vende bebidas atrás das estufas.
É possível fazer piquenique no Jardim Botânico de São Paulo, desde que tenha no máximo 20 pessoas sem decoração e música, nem mesas e cadeiras.
Os cachorros não são permitidos no jardim botânico. As bicicletas, skates e patins também não podem ser usados no parque.
Não há playground para as crianças.
Há vários vigias, que dão segurança ao local, além de orientações gerais.
Conforme sua administração, no Jardim Botânico de São Paulo não é permitido:
Entrar com animais, churrasqueiras, bolas, skates, patinetes, pipas e bicicletas;
Coletar flores, folhas, frutos, insetos ou qualquer outro material;
Arrancar ou danificar plantas;
Riscar troncos e caules: as lesões prejudicam a saúde das plantas;
Alimentar os animais: cada animal tem sua dieta própria e alimentos inadequados causam problemas á saúde deles e
Fazer barulho excessivo, ruídos incomodam, afugentam e agridem os animais e perturbam os outros visitantes.
Fauna do Jardim Botânico de São Paulo
A avifauna do Jardim botânico de São Paulo é muito rica e variada. Os animais mais comuns no local são a preguiça, bugios e roedores, entre outros.
Sagui-de-cara branca fotografado na visita
Flora do Jardim Botânico de São Paulo
É constituída, basicamente, de espécies da Mata Atlântica de diferentes espécies, que somam 380 diferentes de árvores em sua extensão.
História do Jardim Botânico de São Paulo
No final do século passado, a área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga era uma vasta região com mata nativa, ocupada por sitiantes e chacareiros. Por ordem do governo, as desapropriações na área vinham ocorrendo desde 1893, visando à recuperação da floresta, à utilização dos recursos hídricos e à preservação das nascentes do Riacho do Ipiranga. Em 1917, a região tornou-se propriedade do Governo, passando a denominar-se Parque do Estado. Até 1928 serviu para captação de águas, que abasteciam o bairro do Ipiranga. Neste mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região, que é a data oficial de sua criação. Entretanto, somente em 1938 o Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado, juntamente com a criação do Departamento de Botânica, na época órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo. Em 1969, o Parque do Estado, onde o Instituto de Botânica e o Jardim Botânico estão localizados, passou a denominar-se Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.
Vale a pena no Jardim Botânico de São Paulo
Percorrer a Alameda Fernando Costa, observando o córrego Pirarungáua e a vegetação local;
Caminhar no Jardim de Lineu em direção as estufas e também ao orquidárioDr. Frederico Carlos Hoehne;
Curtir os lagos das Ninféias, dos Bugios e da Nascente do Riacho do Ipiranga, o brejo natural, além do "Portão Histórico" e as "Escadarias" construídas em 1928;
Andar pela trilha da nascente do Riacho do Ipiranga com seus 360 metros de comprimento, em madeira suspensa sobre a vegetação com mirantes para observação;
Beber água nos curiosos bebedouros em forma de grandes vasos nas laterais da trilha de terra batida e
Percorrer a Alameda Von Martius, admirando as belas palmeiras imperiais que a acompanham.
Veja vídeodo Jardim Botânico de São Paulo feito no local no dia da visita (sugiro "clicar" no ícone do "YouTube" para uma melhor visualização)
Fotos do Jardim Botânico de São Paulo
Visão logo após adentrar ao Jardim Botânico
Córrego Pirarungáua
Restaurante do Jardim Botânico de São Paulo
Pistas para caminhar/correr
Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues
Vitral no teto de um dos cômodos do Museu Botânico
Estufas ao fundo
Estufas Dr. Frederico Carlos Hoehne
Jardim de Lineu
Escadarias de 1928
Estufa "Dr. Frederico Carlos Hoehne"
Flora dentro da estufa
Interior da Estufa
Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne
Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne
Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne
Orquidário Dr. Frederico Carlos Hoehne
Pista para caminhar/correr
Lago das Ninféias
Lago das Ninféias com o Portão Histórico ao fundo
Portão Histórico
Portão Histórico
Brejo Natural
Brejo Natural
Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga
Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga
Fim da Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga
Vegetação observada da Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga
Castelinho fechado para reformas
Sanitários
Bebedouro em forma de vaso
Trilha de Terra Batida
Sagui-de-cara branca
Túnel de Bambus
Detalhe do pórtico da Escadaria
Jardim de Lineu visto de cima
Alameda Von Martius
Alameda Von Martius
Alameda Von Martius
Flores às margens do Córrego Pirarungáua
Flora ao longo do Córrego Pirarungáua na entrada/saída do Jardim Botânico
Fico contente que tenha discorrido sobre o Jardim Botânico (até o presente momento, figurando como segundo no ranking), que descobri ainda na minha infância, nas visitas com o meu Pai. Em verdade, você está prestando um grande serviço à sociedade, sinalizando excelentes áreas que podem e devem ser mais exploradas por todos, com custo baixo, que se reverte em elevada satisfação de quem as visitam. Além do impecável texto que lhe é intrínseco, parabenizo-o pelas belas imagens, mostrando que está muito alinhado com sua máquina e, principalmente, com um olhar acurado e sensível à natureza.
De tão bom, o Jardim Botânico nem parece que está no Brasil. Limpo, seguro, organizado, dotado de excelente restaurante, é uma maravilhosa surpresa para quem o visita. Parabéns pelo seu trabalho.
Concordo com um dos melhores parques de São Paulo, o site é muito bem feito, só a foto ficou com a legenda de macaco bugio mas é um sagui. Amo esse lugar
Acho que esse parque nao passa de uma farsa, e tudo sujo, lanchonete horrorosa, eu simplesmente odiei esse parque nunca mais voltarei em toda minha vida. Que lugar e esse
Obrigada Parque me ajudou muito num trabalho escolar e mais gostaria muito de visitar uma vez esse parque todos dizem coisas muito positivas desse lugar. obrigada
You must continue your writing. I’m confident, you’ve a huge readers’ base already! Hello. splendid job. I did not anticipate this. This is a impressive story. Thanks!
Dentre as proibições: "Fazer barulho excessivo, pois incomoda os animais". Curioso isso, pois agora que essa ex-área de preservação virou palco de grandes eventos, com barulho e iluminação noturna em níveis altíssimos, os animais ficaram em segundo plano.
Guedes,
ResponderExcluirFico contente que tenha discorrido sobre o Jardim Botânico (até o presente momento, figurando como segundo no ranking), que descobri ainda na minha infância, nas visitas com o meu Pai. Em verdade, você está prestando um grande serviço à sociedade, sinalizando excelentes áreas que podem e devem ser mais exploradas por todos, com custo baixo, que se reverte em elevada satisfação de quem as visitam. Além do impecável texto que lhe é intrínseco, parabenizo-o pelas belas imagens, mostrando que está muito alinhado com sua máquina e, principalmente, com um olhar acurado e sensível à natureza.
Abs.,
Vinicius
Obrigado, Vinicius.
ResponderExcluirDe tão bom, o Jardim Botânico nem parece que está no Brasil. Limpo, seguro, organizado, dotado de excelente restaurante, é uma maravilhosa surpresa para quem o visita. Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluirAcho que por ter cobrança na entrada,deveria ter uns banheiros um pouco mais limpos,o lugar é bonito,um dos mais belos de São Paulo.
ResponderExcluirEu amei o Parque tudo muito limpo com visitantes educados e o restaurante o mais delicioso que eu já conheci num Parque parabéns.
ResponderExcluirConcordo com um dos melhores parques de São Paulo, o site é muito bem feito, só a foto ficou com a legenda de macaco bugio mas é um sagui. Amo esse lugar
ResponderExcluirAcho que esse parque nao passa de uma farsa, e tudo sujo, lanchonete horrorosa, eu simplesmente odiei esse parque nunca mais voltarei em toda minha vida.
ResponderExcluirQue lugar e esse
Nossa eu adorei esse parque
ExcluirObrigada Parque me ajudou muito num trabalho escolar e mais gostaria muito de visitar uma vez esse parque todos dizem coisas muito positivas desse lugar.
ResponderExcluirobrigada
Gostaria de saber aonde estão as flores...insetos...passaros porque não vejo quase nenhum....qual seria o motivo disso
ResponderExcluirA foto acima não é de um bugio, mas sim de um Callithrix jacchus (sagui-de-cara-branca).
ResponderExcluirObrigado pela contribuição. Abs
ExcluirOlá gostaria de saber se segunda-feira 28 feriado de Carnaval vai abrir ? .estou ansiosa para apreciar essa passagem.
ResponderExcluirVai sim!
ExcluirOlá
ResponderExcluirAdorei o Parque, clima agradável e água potável, que delícia!!!
A lanchonete é linda e teria sido uma experiência prazerosa se o lanche bem feito.
O lugar é lindíssimo… mas o valor na bilheteria é de inteira R$24,90 e meia R$12,50. O valor mais em conta é pelo site. Mas vale a pena.
ResponderExcluirLindo
ResponderExcluirYou must continue your writing. I’m confident, you’ve a huge readers’ base already! Hello. splendid job. I did not anticipate this. This is a impressive story. Thanks!
ResponderExcluirThis post actually made my day. Keep what you're doing Man! Thanks!
ResponderExcluirExcellent article ! We are linking to this particularly great content on our website.
ResponderExcluirI’m happy to see some great article on your site. I truly appreciate it, many thanks for sharing.
ResponderExcluirI really enjoyed its content. Thank you
ResponderExcluirGood article thanks for sharing..
ResponderExcluirSensacional muito bom
ResponderExcluirEstoy impresionado con este sitio de Internet, soy muy fan.
ResponderExcluirDentre as proibições: "Fazer barulho excessivo, pois incomoda os animais". Curioso isso, pois agora que essa ex-área de preservação virou palco de grandes eventos, com barulho e iluminação noturna em níveis altíssimos, os animais ficaram em segundo plano.
ResponderExcluir