Visitamos num domingo o Parque Municipal Córrego do Bispo no Jardim Antártica, subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, Jardim Peri, na zona norte de São Paulo. Inaugurado em 22 de fevereiro de 2025, faz parte de uma série de parques que tem importância fundamental para a recuperação da Mata Atlântica na borda da Serra da Cantareira e do próprio Córrego do Bispo e evitar enchentes. O novo parque oferece lazer e contato com a natureza para os frequentadores.
- Siga o Áreas Verdes das Cidades - Guia de Parques no Facebook e no Instagram - todo dia tem novidades sobre parques do Brasil e do mundo, vida saudável, sustentabilidade e bem-estar!
- Encontre o parque de São Paulo mais perto de sua você aqui
- Confira as informações de como chegar, horários de funcionamento, as principais atrações dos parques de São Paulo
Parque Municipal Córrego do Bispo Horário de funcionamento 6h às 18h |
Localização Avenida Francisco Machado da Silva, 1171 Jardim Antártica São Paulo Ver no mapa |
Como ir ao Parque Municipal Córrego do Bispo
Ônibus - 148L-10 Cohab Antártica / Lapa
1760/10 - Cohab Antártica / Shop. Center Norte
742/10 - Cohab Antártica / Metrô Santana
Para saber outras linhas de ônibus, fornecendo origem e destino, ligue para o telefone 156 da PMSP ou pelo site da SPTrans (clique aqui).
Carro - Consulte o mapa para traçar seu roteiro. Não há estacionamento, mas há ruas nas próximas onde há a possibilidade de estacionar (observe a sinalização de trânsito).
Carro - Consulte o mapa para traçar seu roteiro. Não há estacionamento, mas há ruas nas próximas onde há a possibilidade de estacionar (observe a sinalização de trânsito).
O que fazer no Parque Municipal Córrego do Bispo
Com área total de 1,2 km² (o Parque Ibirapuera tem 1,5 km²), é divido em 5 núcleos, entretanto, atualmente a área inaugurada é de 530 mil m² com Núcleos Sede e Santa Inês. O parque foi inaugurado recentemente e ainda faltam alguns ajustes.
O parque fica em um terreno em aclive, mas é plano e pavimentado em frente à entrada principal, onde há parquinho com piso especial, academia ao ar livre, bancos e mesas com tabuleiros de damas e canteiros.
Espaços arborizados e gramados são utilizados pra fazer piquenique, esportes ou para as crianças brincarem.
As trilhas de terra batida entre a vegetação, que está em recuperação florestal (plantio de mais de 32 mil árvores), são boas opções para caminhar e correr.
Não há lanchonetes no interior do parque, portanto, traga de casa alimentos e bebidas, mas há bebedouros no local.
Os sanitários no local que estavam limpos e com papel para limpar as mãos.
Quanto à segurança geral do parque, observamos alguns vigias no dia da visita, percorrendo o local.
A central de monitoramento e de prevenção contra incêndios funciona 24 horas no local. Com tecnologia israelense, o sistema de câmeras com sensores infravermelhos captam elevação de temperatura e fumaça em um raio de 20 km. É um importante instrumento para combater as queimadas na Serra da Cantareira.
Fauna
O parque reúne 122 espécies da fauna silvestre, entre eles 21 animais são endêmicos da Mata Atlântica. Destacam-se gavião-pombo-pequeno, papa-formiga-de-grota, vira-folha, tico-tico-do-mato, miudinho, tangará e o primata sauá.Flora
Os destaques são araçá (Psidium cattleyanum), cambará (Moquiniastrum polymorphum), eucalipto (Eucalyptus sp.), guabiroba (Campomanesia pubescens), jacarandá-paulista (Machaerium villosum), jerivá (Syagrus romanzoffiana), manacá-da-serra (Pleroma raddianum), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), sibipiruna (Cenostigma pluviosum var. peltophoroides) e tapiá-guaçu (Alchornea sidifolia). Já foram registradas 143 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: canela-amarela (Nectandra barbellata), cedro (Cedrela fissilis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).
História do Parque Municipal Córrego do Bispo
O local fazia parte da Fazenda do Bispo, que recebeu esse nome após ser comprada em 1854 pelo bispo de São Paulo, Dom Antônio Joaquim de Mello. Após sua morte, a propriedade passou para o Seminário Episcopal de São Paulo e passou a ser conhecida como Fazenda do Seminário.Na década de 1980, o terreno foi planejado para abrigar uma garagem, mas essa construção não foi realizada e o local foi abandonado. O conjunto arquitetônico não existe mais, com exceção de 2 capelas.
Além de preservar a borda Serra da Cantareira, a implantação do Parque Municipal Córrego do Bispo também recupera o pequeno patrimônio histórico que restou no local.
Vale a pena no Parque Municipal Córrego do Bispo
- Levar as crianças para brincarem no parquinho infantil, que tem vários aparelhos, entre eles escorregas
- Fazer piqueniques nas áreas propícias do parque
- Utilizar os equipamentos de ginástica presentes no parque
- Caminhar pelas trilhas do parque
0 comentários:
Postar um comentário
Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site